1Win

Abaixo de meta de pontuação, Grêmio precisará compensar em "sprint" final

Técnico Roger baseia perspectivas para o Brasileirão em blocos de 5 jogos; se quiser buscar título brasileiro, Tricolor precisa de aproveitamento bem maior do que o atual


Fonte: Globo esporte

Abaixo de meta de pontuação, Grêmio precisará compensar em sprint final
Uma das marcas registradas do técnico Roger Machado é a maneira como encara o Campeonato Brasileiro. Separa a competição em grupos de cinco jogos, que formam um bloco, para tentar projetar pontuações e o que pode ser feito ao longo das 38 rodadas. Segundo o técnico, o ideal é completar cada etapa com aproveitamento na casa dos 60% para o time se manter na parte de cima da tabela. Neste ano,

o Grêmio esteve abaixo deste percentual por duas vezes e precisará, mantendo o seu padrão até o momento, de um "sprint" final se quiser seguir vivo na briga pelo título.

Roger contabiliza seis grupos de cinco jogos (30 rodadas), enquanto as últimas oito partidas serão reservadas justamente para o "sprint" final. Atualmente, o Grêmio vai para o terceiro jogo do penúltimo bloco (entre a 21ª e a 25ª rodada). Empatou com o Atlético-MG e perdeu para o Botafogo. Completará a série com jogos com Coritiba, fora, Palmeiras, na Arena, e Ponte Preta, fora.

O Tricolor precisará se superar longe da Arena, onde não ganha há mais de dois meses, para manter o padrão que tem feito nos últimos blocos. Até o momento, o quadro é o seguinte: no primeiro bloco, 66,6%; no segundo, 53,3%; no terceiro, 60%; no quarto, 53,3% (veja na tabela).



Para chegar aos 66% de aproveitamento no quinto bloco, melhor cenário possível, o Grêmio precisa ganhar as próximas três partidas. Com duas vitórias e um empate, chega a 53,3%. Dois triunfos e uma derrota resultam em 46,6%.

Em uma análise hipotética e otimista feita pelo GloboEsporte.com dentro do comportamento da equipe ao longo da competição, o time de Roger Machado somaria mais sete pontos no quinto bloco – vitórias sobre Coritiba e Palmeiras e empate com a Ponte. Na sequência, entende-se que possa triunfar em casa contra Fluminense, Chapecoense e Atlético-PR e somar pelo menos mais um ponto fora, diante de Cruzeiro e Vitória. Assim, chegaria na 30ª rodada com 53 pontos.

Aí entra o momento da arrancada citado por Roger, e o parâmetro passa a ser o Palmeiras, com 65% de aproveitamento atualmente. Se manter o desempenho, o Verdão terá 74 pontos ao final da competição. Para chegar a 75, o Grêmio necessitaria de 20 dos últimos 24 pontos, um aproveitamento de 83%.

- Tudo ainda muito embolado, claro que Brasileiro é muito difícil, ainda mais no segundo turno. Mas, enquanto tiver chance de poder sonhar, vamos sonhar. Não estamos jogando conversinha. Temos um jogo importantíssimo fora de casa e depois pegamos um concorrente direto em casa. Tem que ser o pensamento nosso - destacou o lateral Edílson.



A projeção do GloboEsporte.com leva em conta bons resultados nas próximas rodadas, claro. Algo que não vem acontecendo nas últimas seis partidas, quando o Grêmio atingiu rendimento de Z-4 e teve queda na tabela. Mas os números estão dentro do que vem acontecendo nos blocos anteriores.

Nenhum abaixo de 50% de aproveitamento, por exemplo.

Os gremistas também podem pegar a calculadora para analisar as chances de vaga na Libertadores.

Se o Corinthians, quarto colocado, mantiver o aproveitamento de 56,1%, chegará ao final da competição com 63 pontos. Com o rendimento médio nos próximos blocos, o Tricolor poderia chegar aos 51 pontos antes do "sprint". Aí precisaria fazer 13 pontos em 24 para superar o Timão e se consolidar no G-4. O Atlético-MG, dono de uma hipotética vaga direta para a competição continental, mantendo os 59,1% atuais, estaria com 67.

- Faltam 15 rodadas e a gente entende que pode recuperar o bom futebol para brigar pelo topo da tabela - garante o vice de futebol Alberto Guerra.

Já em Curitiba, onde joga na quarta, o Grêmio faz um treino antes de enfrentar o Coritiba. Marcelo Grohe e Pedro Geromel devem ser reforços. Chegarão na capital paranaense no dia do jogo e passarão por uma avaliação antes de entrarem em campo.

VEJA TAMBÉM
- Grêmio tem razão em reclamar da arbitragem
- Grêmio perde para o Bahia e deixa o G-6 do Brasileirão
- Tricolor escalado para o jogo contra o Bahia





Comentários



olha,eu não me iludo mais, depois desses resultados contra times " pequenos " , não sei de mais nada,,,parece que não querem ser campeões,,,,,

Com esse elenco nem G4. Estou torcendo para que dê certo, mas são muitos os pontos perdidos para times considerados de baixo da tabela, assim não dá. Parece que os Caras vencem um jogo e pronto, suas obrigações param aí.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

28/4/2024
































27/4/2024