1Win

Grêmio aposta em presença na área, e definição com Henrique em campo

Atacante substitui Miller Bolaños neste domingo, diante do Botafogo, e volta à equipe titular do Tricolor após 100 dias; promessa é de deixar time mais incisivo no Rio


Fonte: globoesporte.com

Grêmio aposta em presença na área, e definição com Henrique em campo
Henrique será titular pelo Grêmio após 100 dias (Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio)

Roger Machado depositará boa parte de suas fichas no protagonismo de Luan para bater o Botafogo neste domingo, em duelo atrasado pela 19ª rodada do Brasileirão, e que pode servir de divisor de águas para as pretensões do Grêmio na tabela. Mas o camisa 7, principal destaque do Tricolor em 2016, não atuará sozinho.

E tampouco será o único gremista com vocação inata para decidir. Henrique Almeida formará dupla ao seu lado no ataque, com credenciais de atribuir mais presença de área e maior poder de definição à equipe, na vaga do convocado Miller Bolaños.

O camisa 91 voltará a ser titular exatos 100 dias após a última chance na formação inicial, curiosamente na última vitória do Grêmio fora do Rio Grande do Sul pelo Brasileiro, contra o Atlético-MG, por 3 a 0, no Independência, pela 3ª rodada.

Por característica, irá alterar o posicionamento e o comportamento ofensivo da equipe diante do Bota, como opção de menor mobilidade em relação ao equatoriano, mas com relevância vital ao sistema com três "médio-apoiadores".

Além das finalizações, tanto com a perna direita quanto com a esquerda, o centroavante irá atuar dentro da área para empurrar e conter a linha defensiva rival. Assim, Roger espera que Henrique seja capaz de abrir espaços para as chegadas de Walace, Douglas, Jailson e Luan para as conclusões a gol.

– Por característica, o Henrique é jogador de atuar mais dentro, próximo dos zagueiros, e o Miller tem capacidade e desejo de se movimentar pelo ataque, caindo em muitos momentos pelos lados do campo. E isso nos dá, evidentemente, perdas e ganhos.

Nesse caso, com a entrada do Henrique, tenho um jogador a mais para brigar na linha defensiva do adversário para empurrar e criar espaços para quem vem de trás ocupar. É um jogador de definição próximo da área, com arremate de perna esquerda e direita – avalia Roger Machado.

A estratégia gremista para o duelo com o Botafogo passa justamente por esse preenchimento de espaço na "entrelinha" do sistema defensivo.

Ao longo da semana, Roger trabalhou e testou alternativas para que seu trio de "médio-apoiadores" dê um passo à frente para participar com efetividade do ataque.

No treino de sábado, o último antes do confronto no Estádio Luso-Brasileiro, o treinador exercitou exatamente a penetração dos laterais e meias na área adversária de acordo com a movimentação dos homens mais avançados, no caso, Douglas, Luan e Henrique.

– O estilo de jogar é o mesmo. A gente treina da mesma forma. Tem um padrão de jogo. Quem entra, continua com o mesmo padrão. Eu prefiro jogar mais próximo da área, enfiado. E o Bolaños sai para buscar mais o jogo. Então, vai ter mais presença de área – atesta o atacante.

Almeida carrega uma boa marca em termos de eficiência com a camisa do Grêmio. Em meio a uma pequena sina de lesões, o atacante ainda não conseguiu cavocar uma vaga na equipe titular e esteve em campo durante 485 minutos, distribuídos em 22 jogos, normalmente como opção.

O montante de tempo, quando dividido por 90 minutos de uma partida, equivale a pouco mais de cinco jogos inteiros, nos quais anotou três gols. Tal cálculo equivale a média superior a um gol a cada dois jogos. Neste domingo, entrará em campo com a finalização como ponto forte, justamente após ver o Grêmio acumular 25 conclusões a gol para apenas um tento anotado no 1 a 1 com o Atlético-MG, na Arena.

Neste domingo, Henrique não será o único a substituir um convocado em campo pelo Tricolor. Além do atacante, Bruno Grassi atuará como guardião da meta, na vaga de Marcelo Grohe. Na zaga, Kannemann terá a árdua missão de ocupar o lugar de Pedro Geromel. O Grêmio entra em campo como sexto colocado no Brasileirão, com 36 pontos. Uma vitória no jogo atrasado pode alavancá-lo à terceira posição.

BOTAFOGO X GRÊMIO - 19ª RODADA DO BRASILEIRÃO

Local: Estádio Luso-Brasileiro.
Data e horário: domingo (04/09), às 16h
Escalação provável: Bruno Grassi; Edílson, Wallace Reis, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon e Jailson; Douglas, Luan e Henrique Almeida.
Desfalques: Marcelo Grohe, Miller Bolaños, Pedro Geromel, Everton e Negueba.
Pendurados: Marcelo Hermes, Bolaños, Douglas, Marcelo Grohe.
Arbitragem: Wagner Reway (MT), auxiliado por Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Fabio Rodrigo Rubinho (MT).

VEJA TAMBÉM
- Grêmio tem razão em reclamar da arbitragem
- Grêmio perde para o Bahia e deixa o G-6 do Brasileirão
- Tricolor escalado para o jogo contra o Bahia





Comentários



Ele vai ter que jogar muito pra conseguir uma vaga como titular, e o Roger vai ter que tirar um volante pra ele entrar porque não vai tirar nem Luan, nem o Miller e nem o Douglas.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

28/4/2024




































27/4/2024