Volta de quarteto titular do grêmio, para consolidar defesa contra lanterna
Com retorno de Marcelo Oliveira, Roger Machado voltará a escalar formação titular na retaguarda após 42 para chancelar boa fase diante do América-MG, no Independência
Roger terá seu quinteto titular na defesa pela primeira vez após 42 dias (Foto: Lucas Uebel/ Divulgação Grêmio)
Imerso em sete derrotas seguidas, o rival é, ao mesmo tempo, o lanterna, o dono do pior ataque e a equipe mais vazada do Brasileirão. Os predicados do América-MG constroem um cenário propício para o Grêmio, atual terceiro colocado, atacar – e como – às 18h30 deste domingo, no Independência. Mas é justo da retaguarda de seu time que Roger Machado leva um trunfo para o duelo, pela 17ª rodada. De olho em findar as falhas de sua defesa, em especial na bola aérea, e colar de vez no líder, o técnico terá sua formação defensiva titular pela primeira vez após 42 dias.
Trata-se do quinteto Marcelo Grohe, Edílson, Pedro Geromel, Wallace Reis e Marcelo Oliveira, que não é escalado desde a vitória por 2 a 0 sobre o Cruzeiro, pela 9ª rodada. No duelo, a dupla de zaga saiu com lesões musculares. Só voltaram a atuar juntos no último domingo, com vitória sobre o São Paulo – jogo em que o lateral-esquerdo estava suspenso. Agora, enfim, estarão unidos novamente.
A fartura de opções, claro, já é motivo por si só para Roger Machado contemplar a formação de seu sistema defensivo. Mas os números também respaldam a felicidade do treinador. A exemplo do que ocorreu no triunfo sobre o São Paulo, o Tricolor já saiu de campo com o zero no placar em oito oportunidades. É, inclusive, a equipe que mais vezes encerrou uma partida zerada no Brasileirão.
Mais do que isso. Atual terceiro colocado, o Grêmio é dono dos mesmos 30 pontos do vice-líder, Corinthians e, de quebra, número igual de gols anotados – 26. Só leva desvantagem no saldo, justamente no número de tentos sofridos. São 19, contra 12 dos paulistas.
– No Brasileiro, o jogo passado foi o oitavo em que não sofremos gols. Pelo menos um desses outros jogos não foi de bola aérea. Se fizermos uma média por número de jogos que sofremos gols, estamos bem. A questão é que nos jogos que sofremos, deixamos pontos importantes. E por isso, talvez seja um fato recorrente, também nas eliminações na Libertadores e no regional. Temos treinado muito e nos concentrado. Tenho certeza de que vamos continuar zerados mais jogos no campeonato – avalia Roger Machado.
O próprio comandante cita a bola aérea como preocupação exacerbada, e não à toa. Este tipo de jogada é o que origina quase metade dos 50 gols sofridos pela equipe em 2016 – são, ao todo, 24 oriundos de cruzamentos à área de Grohe. O retorno do quarteto defensivo titular o respalda para minimizar o problema, mas não é seu principal trunfo.
Este recai sobre o trabalho de campo. Prova disso é já no primeiro treino da semana, na quarta-feira, o comandante tratou logo de cara de exercitar cruzamentos em seu sistema defensivo O pedido mais recorrente a seus jogadores era manter o nível de concentração elevado ao máximo, uma espécie de mantra pessoal a cada treinamento.
– O trabalho mais importante é o do campo, salientando e cobrando que fiquem concentrados no jogo. É cultural. Nosso jogador, em vários momentos, desconcentra durante a partida. O jogo acontece em 105 metros por 68, mas se decide em cinco metros. Se joga 90 minutos, mas se decide em um segundo. Temo que estar concentrado e acreditar que a todo momento um companheiro pode ter um equívoco e você tem que consertar. No dia a dia, a orientação, a concentração... A pauta que tem sido recorrente é a bola parada. A gente carrega o ano inteiro – ressalta o comandante.
A partida contra o América-MG, inclusive, pode levar o Grêmio à ponta da tabela, de acordo com uma combinação de resultados. O Tricolor é o atual terceiro colocado, com 30 pontos – a mesma pontuação do vice-líder, Corinthians, e a dois do líder, Palmeiras.
AMÉRICA-MG X GRÊMIO - 17ª RODADA
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG).
Data e horário: domingo (31/07), às 18h30. Time provável do Grêmio: Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Wallace Reis e Marcelo Oliveira; Jaílson, Maicon, Negueba, Douglas e Pedro Rocha; Miller Bolaños. Pendurados: Douglas, Edílson, Jaílson, Marcelo Grohe e Marcelo Hermes.
Desfalques: Everton, Luan, Walace e Moisés.
Transmissão: Premiere (com Jaime Junior e Henrique Fernandes). Arbitragem: Raphael Claus (Fifa-SP) apita a partida, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP).
Comentários
Comentários (1)
UMA DAS FALHAS DA DEFESA É QUE O MARCELO OLIVEIRA NÃO MARCA!!! SÓ CERCA O ADVERSÁRIO E ASSIM MESMO DE LONGE!!! OBSERVEM!!!
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!
Reunião na CBF aponta mudanças impactantes para dupla Gre-Nal.
Visita da Mesa Diretora ao IGT fortalece parceria como Sócio Parceiro.
Reunião importante! Grêmio convoca sócios para assembleia geral sobre assuntos relevantes do clube
Treinador Luís Castro acerta contrato longo com o Grêmio.
Recusou o Grêmio? Atacante renova e acaba com sonhos do Tricolor
Promessa do Grêmio, Cristian Olivera, reforçará Nacional no Uruguai
estilo de jogo ideal para Luis Castro no comando do Grêmio
Reunião do Conselho Deliberativo com Fórum dos Movimentos para alinhar pautas 2026
Palpites de Placar Exato da Sportytrader: Estratégia ou Sorte?
Mano Menezes se despede da torcida e deixa futuro indefinido: Seguimos de cabeça erguida
Grêmio fecha com Luís Castro e comissão GIGANTE: veja quem chega com o novo técnico!
Luís Castro substitui Mano Menezes e inicia revolução no Grêmio: dois craques do Palmeiras estão na lista!