1Win

Volta de quarteto titular do grêmio, para consolidar defesa contra lanterna

Com retorno de Marcelo Oliveira, Roger Machado voltará a escalar formação titular na retaguarda após 42 para chancelar boa fase diante do América-MG, no Independência


Fonte: globoesporte.com

Volta de quarteto titular do grêmio, para consolidar defesa contra lanterna
Roger terá seu quinteto titular na defesa pela primeira vez após 42 dias (Foto: Lucas Uebel/ Divulgação Grêmio)

Imerso em sete derrotas seguidas, o rival é, ao mesmo tempo, o lanterna, o dono do pior ataque e a equipe mais vazada do Brasileirão. Os predicados do América-MG constroem um cenário propício para o Grêmio, atual terceiro colocado, atacar – e como – às 18h30 deste domingo, no Independência. Mas é justo da retaguarda de seu time que Roger Machado leva um trunfo para o duelo, pela 17ª rodada. De olho em findar as falhas de sua defesa, em especial na bola aérea, e colar de vez no líder, o técnico terá sua formação defensiva titular pela primeira vez após 42 dias.

Trata-se do quinteto Marcelo Grohe, Edílson, Pedro Geromel, Wallace Reis e Marcelo Oliveira, que não é escalado desde a vitória por 2 a 0 sobre o Cruzeiro, pela 9ª rodada. No duelo, a dupla de zaga saiu com lesões musculares. Só voltaram a atuar juntos no último domingo, com vitória sobre o São Paulo – jogo em que o lateral-esquerdo estava suspenso. Agora, enfim, estarão unidos novamente.

A fartura de opções, claro, já é motivo por si só para Roger Machado contemplar a formação de seu sistema defensivo. Mas os números também respaldam a felicidade do treinador. A exemplo do que ocorreu no triunfo sobre o São Paulo, o Tricolor já saiu de campo com o zero no placar em oito oportunidades. É, inclusive, a equipe que mais vezes encerrou uma partida zerada no Brasileirão.
Mais do que isso. Atual terceiro colocado, o Grêmio é dono dos mesmos 30 pontos do vice-líder, Corinthians e, de quebra, número igual de gols anotados – 26. Só leva desvantagem no saldo, justamente no número de tentos sofridos. São 19, contra 12 dos paulistas.

– No Brasileiro, o jogo passado foi o oitavo em que não sofremos gols. Pelo menos um desses outros jogos não foi de bola aérea. Se fizermos uma média por número de jogos que sofremos gols, estamos bem. A questão é que nos jogos que sofremos, deixamos pontos importantes. E por isso, talvez seja um fato recorrente, também nas eliminações na Libertadores e no regional. Temos treinado muito e nos concentrado. Tenho certeza de que vamos continuar zerados mais jogos no campeonato – avalia Roger Machado.

O próprio comandante cita a bola aérea como preocupação exacerbada, e não à toa. Este tipo de jogada é o que origina quase metade dos 50 gols sofridos pela equipe em 2016 – são, ao todo, 24 oriundos de cruzamentos à área de Grohe. O retorno do quarteto defensivo titular o respalda para minimizar o problema, mas não é seu principal trunfo.

Este recai sobre o trabalho de campo. Prova disso é já no primeiro treino da semana, na quarta-feira, o comandante tratou logo de cara de exercitar cruzamentos em seu sistema defensivo O pedido mais recorrente a seus jogadores era manter o nível de concentração elevado ao máximo, uma espécie de mantra pessoal a cada treinamento.

– O trabalho mais importante é o do campo, salientando e cobrando que fiquem concentrados no jogo. É cultural. Nosso jogador, em vários momentos, desconcentra durante a partida. O jogo acontece em 105 metros por 68, mas se decide em cinco metros. Se joga 90 minutos, mas se decide em um segundo. Temo que estar concentrado e acreditar que a todo momento um companheiro pode ter um equívoco e você tem que consertar. No dia a dia, a orientação, a concentração... A pauta que tem sido recorrente é a bola parada. A gente carrega o ano inteiro – ressalta o comandante.

A partida contra o América-MG, inclusive, pode levar o Grêmio à ponta da tabela, de acordo com uma combinação de resultados. O Tricolor é o atual terceiro colocado, com 30 pontos – a mesma pontuação do vice-líder, Corinthians, e a dois do líder, Palmeiras.

AMÉRICA-MG X GRÊMIO - 17ª RODADA

Local: Independência, em Belo Horizonte (MG).
Data e horário: domingo (31/07), às 18h30.
Time provável do Grêmio: Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Wallace Reis e Marcelo Oliveira; Jaílson, Maicon, Negueba, Douglas e Pedro Rocha; Miller Bolaños.
Pendurados: Douglas, Edílson, Jaílson, Marcelo Grohe e Marcelo Hermes.
Desfalques: Everton, Luan, Walace e Moisés.
Transmissão: Premiere (com Jaime Junior e Henrique Fernandes).
Arbitragem: Raphael Claus (Fifa-SP) apita a partida, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP).



VEJA TAMBÉM
- Renato mudar time do Grêmio contra o Criciúma
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida
- Tricolor escalado para o jogo contra o Operário-PR





Comentários



UMA DAS FALHAS DA DEFESA É QUE O MARCELO OLIVEIRA NÃO MARCA!!! SÓ CERCA O ADVERSÁRIO E ASSIM MESMO DE LONGE!!! OBSERVEM!!!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

5/5/2024



4/5/2024