1Win

10 motivos para um Gre-Nal 'ardente' no clássico 410

GloboEsporte.com lista razões para os torcedores esperarem um clássico repleto de lances de emoção neste domingo, às 11h, no Beira-Rio, pela 13ª rodada do Brasileiro


Fonte: Globoesporte.com

10 motivos para um Gre-Nal ardente no clássico 410
Os tropeços recentes até tentaram resfriar um Gre-Nal que se desenhava ardente por uma briga direta pela liderança do Brasileirão. Tente dizer isso à história centenária da rivalidade entre Grêmio e Inter.

O clássico 410, é bem verdade, não vale a ponta da tabela, mesmo que Tricolor e Colorado estejam colados em terceiro e quarto, respectivamente. Mas deixe de lado a frieza matemática, esta simplória. O embate deste domingo, às 11h, vale muito mais que míseros três pontos e promete pegar fogo já pela manhã no Beira-Rio, na 13ª rodada do Nacional.

Até porque, o clássico, por si só, já é mais do que suficiente para inflamar gremistas e colorados que acordarem cedo para acompanhar cada fagulha do duelo. Acrescente, então, à rivalidade as provocações recentes – do trator à valsa dos 15 anos sem títulos – alguns embates particulares dentro de campo e os momentos de Grêmio e de Inter.

Um dolorido tropeço ou uma vitória maiúscula podem servir de fiel da balança para Roger Machado e Argel. Tudo isso com uma pitada de mistério sobre as escalações e possibilidades de surpresas nas duas equipes.

O resultado é uma série de 10 motivos para esperar um Gre-Nal 410 quente neste domingo, no Beira-Rio, listada abaixo pelo GloboEsporte.com. Confira:

REENCONTRO POLÊMICO
O Gre-Nal 410 começa quente por um episódio decorrente dos primeiros minutos de partida do clássico anterior, quando William acertou uma cotovelada no queixo de Miller Bolaños. Neste domingo, o equatoriano reencontra o lateral pela primeira vez após a cirurgia para reconstrução de sua mandíbula, quebrada em duas partes pelo choque. Depois, também, de muitas farpas e polêmica envolvendo as duas diretorias.

E, de fato, muito ocorreu nos últimos quatro meses. Bolaños permaneceu 45 dias em recuperação, com alimentação pastosa. Perdeu cerca de quatro quilos de massa muscular, mas acabou convocado para a Copa América Centenario, em que sentiu nova lesão, um edema – só foi liberado para o clássico nesta quinta-feira. William, por sua vez, cumpriu o gancho de cinco jogos e vive a melhor fase da carreira: é o líder em assistência do Inter e foi convocado para os Jogos Olímpicos.

COLADOS NA TABELA
O clássico opõe dois rivais em um confronto direto que promete faíscas. O Grêmio é terceiro colocado no Brasileirão, com 21 pontos, e o Inter, quarto, com 20. Quem vencer se consolida no G-4 e empurra uma pressão ferrenha ao técnico adversário. Não à toa. O Colorado de Argel convive em meio a série de quatro jogos sem vencer (três derrotas e um empate). O Tricolor de Roger até venceu o último duelo, em jogo emocionante com vitória por 3 a 2 sobre o Santos. Antes, porém, somou dois tropeços, para Atlético-PR (2 a 0) e Vitória (2 a 1).

"TRATOR" DO ARGEL
A expectativa já era de duelo quente, e o Gre-Nal 410 ganhou um elemento a mais nesta quinta-feira. E graças a um áudio vazado em que Argel diz a um amigo, em uma conversa privada, que o Inter irá "passar o trator" no Grêmio no Beira-Rio. Os dois treinadores, é bem verdade, até atenuaram o episódio nas entrevistas coletivas. Mas não precisa de esforço para imaginar o efeito da declaração nos ânimos dos torcedores dos dois times.

ARGEL X ROGER
Com suas escolas de futebol e personalidades bem distintas, Roger Machado e Argel se enfrentam pela terceira vez no comando de Grêmio e Inter, com um desafio especial ao gremista, que persegue sua primeira vitória sobre o treinador rival. A amostragem, verdade seja dita, é pequena. Foram dois clássicos. Em 2015, o Colorado venceu por 1 a 0 no Beira-Rio, pelo Brasileirão. Em 2016, as duas equipes ficaram no 0 a 0 na Arena, pelo Brasileirão.


Roger Machado Argel Fucks tinga lançamento site (Foto: Divulgação/bytinga.com.br)

Há ainda um fator emblemático: O Tricolor não conseguiu furar o bloqueio colorado nas duas partidas. Ou seja: com seu estilo de aproximação, intensidade e toques curtos, Roger não encontrou ferramentas para incomodar a defesa do time de Argel, que costuma ocupar bem os espaços em frente à área e sair com velocidade em contra-ataques pelas pontas.

MISTÉRIO E SURPRESAS?
Via de regra, o Gre-Nal é marcado por mistérios acerca das escalações. Por óbvio, não será diferente neste domingo, com possibilidades de surpresas para apimentar ainda mais a partida nas duas equipes. Do lado do Inter, Argel conta com o retorno de Paulão à zaga, mas não confirma sua escalação. O principal suspense, porém, recai sobre a formação do meio-campo. Aí, as opções são variadas.

Valdívia e Bolaños podem ser surpresas em Inter e Grêmio (Foto: Montagem sobre fotos/Divulgação)

Rodrigo Dourado é presença certa e pode fazer dupla com Fernando Bob ou Fabinho. À frente, Anderson, Seijas e Gustavo ferrareis disputam duas vagas – há possibilidade ainda de jogar com três volantes. Valdívia também pode figurar na equipe, como elemento surpresa. No Grêmio, Jailson e Ramiro disputam uma vaga ao lado de Walace na dupla de volantes. No ataque, Miller Bolaños, recuperado de lesão, tem chances de entrar no lugar de Everton.

DUELO DE ARTILHEIROS


Os destaques do clássico deste domingo vêm das categorias de base. Do CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, vem Luan, "Rei dos Números" do Grêmio de Roger Machado pelo segundo ano consecutivo. Aos 23 anos, já marcou 10 gols e deu nove assistências em 2016. Da Morada dos Quero-Queros, em Alvorada, vem Eduardo Sasha. O atacante finalizador de 24 anos, que chegou a receber a alcunha de "veia goleadora" de Argel, fez 11 tentos na temporada, além de duas assistências.

VALSA DOS 15 ANOS
Sem a liderança em campo e nas provocações de D'Alessandro, o Inter ganhou um novo "tocador de flauta" no grupo. Companheiro de quarto do argentino quando jogaram juntos, Eduardo Sasha assumiu a faceta da corneta. E isso ficou claro na final do Gauchão. Ao marcar o primeiro gol dos 3 a 0 sobre o Juventude, no Beira-Rio, o atacante ergueu a bandeirinha de escanteio e dançou a "valsa dos 15 anos sem títulos do Grêmio".

MANHÃ DE SOL
Se a previsão do tempo não falhar, o clássico tem tudo para abrir um belo dia em Porto Alegre. A expectativa é de que o sol apareça já nas primeiras horas, mas em meio a nuvens. Até mesmo o frio rigoroso do último mês decidiu dar uma trégua e ajudar os gaúchos no dia do jogo mais importante do Estado. A temperatura deve ultrapassar os 20ºC na Capital.

TITE

Tite e Edu Gaspar devem estar no Beira-Rio (Foto: Reprodução SporTV)

O clássico em si já dá motivos de sobras para os jogadores entrarem em campo com a motivação a "110%". Mas nesta manhã haverá um plus nas arquibancadas – ou camarote?! Em meio aos 40 mil torcedores, estará lá o técnico Tite, recém anunciado para tentar resolver os problemas da seleção brasileira. Além de observar os "olímpicos" Luan, Rodrigo Dourado e William, poderá anotar alguns outros nomes para o time principal do Brasil.

1ª VITÓRIA NO NOVO BEIRA-RIO

Desde que o Beira-Rio foi reformado para a Copa do Mundo de 2014, o Grêmio ainda não conseguiu vencer o Inter na casa do rival. Até o momento, são quatro jogos, com três vitórias coloradas e um empate. Para piorar o histórico azul, o título gaúcho do ano passado foi conquistado pelo Inter com triunfo por 2 a 1 sobre o time então treinado por Luiz Felipe Scolari.

INTER X GRÊMIO - 13ª RODADA

Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS).
Data e horário: domingo (3/7), às 11h.
Time provável do Inter: Muriel; William, Paulão, Ernando e Artur; Rodrigo Dourado, Fabinho, Gustavo Ferrareis (Fernando Bob) e Seijas; Eduardo Sasha e Vitinho.
Pendurados: Andrigo, Alex, Alan Costa, Gustavo Ferrareis, William e Ernando.
Desfalques: Danilo Fernandes e Aylon
Time provável do Grêmio: Marcelo Grohe; Edilson, Rafael Thyere, Fred e Marcelo Oliveira; Walace, Jailson, Giuliano, Douglas e Everton (Bolaños); Luan
Pendurados: Marcelo Oliveira, Douglas, Walace e Marcelo Hermes
Desfalques: Maicon, Negueba, Henrique Almeida, Pedro Geromel, Wallace Reis, Moisés e Douglas Friederich
Transmissão: Premiere e PFCI (Com Luiz Alano e Batista).
Arbitragem: Dewson Fernando Freitas da Silva (Fifa-PA), auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (Fifa-SP).







VEJA TAMBÉM
- Grêmio usa helicóptero para levar mantimentos a 35 meninos da base, isolados no CT de Eldorado pelos alagamentos
- Renato mudar time do Grêmio contra o Criciúma
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

7/5/2024

6/5/2024