1Win

Do goleador às caras novas: Grêmio encara ataque inédito do Flu, sem Fred

A caminho do Atlético-MG, ex-capitão do clube carioca é algoz gremista, com seis gols marcados em 11 jogos. Neste sábado, time terá Richarlison e Maranhão


Fonte: Globo esporte

Do goleador às caras novas: Grêmio encara ataque inédito do Flu, sem Fred
Fred comemora contra o Grêmio na Arena, em 2015 (Foto: Ag. Estado)
Em Belo Horizonte, o Atlético-MG moveu montanhas para viabilizar a regularização de Fred a tempo de uma estreia com pompa diante do maior rival, Cruzeiro. Nada disso importa ao Grêmio. Ou não importaria, não fosse a baixa de peso que a transferência do centroavante representa no Fluminense, rival neste sábado, pela 7ª rodada do Brasileirão. A ausência até é minimizada pelos gremistas, que passam longe de esperar vida fácil em Volta Redonda, mas serve de elemento a mais para motivação de um algoz recorrente e recente.

Os gaúchos não irão admitir facilidade, porém, a ausência do artilheiro no Fluminense deve fazer Levir Culpi escalar uma dupla de ataque inédita e que sequer marcou gols pelo time carioca. Entram o jovem Richarlison, trazido neste ano do América-MG e ainda sem balançar as redes, e Maranhão, ex-Chapecoense, que fará sua estreia pelo Flu. Ou seja, dois atacantes léguas distantes do centroavante matador que seguiu para o Galo.

O histórico recente de Fred dá calafrios nos gremistas. Logo de cara, há a eliminação na Copa do Brasil do ano passado diante do Fluminense. Justamente graças ao camisa 9. O atacante anotou o gol carioca no empate em 1 a 1 na Arena, na volta das quartas de final. Antes, na ida, os dois tricolores ficaram no 0 a 0 no Maracanã. A eliminação foi a primeira da equipe na era Roger.

Ao todo, Fred tem retrospecto pessoal positivo contra o Grêmio. O centroavante anotou seis gols em 11 jogos contra o Tricolor, entre Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil. A média, inclusive, é superior a meio gol por partida – 0,54 – e graças a uma atuação em especial.

Em 2011, o camisa 9 anotou quatro dos cinco gols da emblemática vitória carioca por 5 a 4 sobre o Grêmio, no Maracanã, no Brasileirão daquele ano . Há ainda um ponto negativo. Em 2014, Fred foi expulso na derrota do Flu por 1 a 0, na Arena, também pelo Campeonato Brasileiro.

As estatísticas, porém, são negativas ao ídolo do Flu, se levados em conta os resultados dos duelos. Nos mesmos 11 jogos, o Grêmio tem cinco vitórias, cinco empates e apenas uma derrota contra o Fluminense com Fred. O rendimento dos gremistas diante do atacante chega a 60%.

O técnico Roger Machado, claro, não esconde que a ausência do atacante representa uma baixa de peso à equipe de Levir Culpi. Ainda assim, trata de atenuar o desfalque, dadas as alternativas do Flu. O agora ex-capitão tricolor deixa as Laranjeiras com 172 gols marcados em 288 jogos e vai render aos cofres do clube cerca de 1,5 milhão de dólares (R$ 5 milhões).

– Não que seja uma preocupação a menos, mas a gente sabe o que o Fred representa para o Fluminense. O que a gente faz é procurar saber as alternativas que o Fluminense pode vir a usar sem ele. O jogo não vai ser menos difícil em função da ausência. Estamos preparados para a adversidade. Para fazer três pontos – afirma Roger.

Se Fred é desfalque no Flu, o treinador gremista tem lá suas baixas com que se preocupar para a partida. E como. A começar por Luan. Principal artilheiro e assistente da equipe, com nove gols e oito assistências, o camisa 7 recebeu o terceiro amarelo diante da Ponte Preta e não enfrenta o Fluminense.

Além dele, Walace e Marcelo Grohe foram convocados para a Seleção, e Miller Bolaños, pelo Equador. Fred, Marcelo Oliveira, Henrique Almeida, Wallace Oliveira e Pedro Rocha se recuperam de lesões. Lincoln completa a lista, após receber vermelho contra a Ponte Preta.

>>> Fluminense x Grêmio
Local: Raulino de Oliveira, em Volta Redonda
Data e horário: sábado, às 18h30 (horário de Brasília).
Escalação provável: Bruno Grassi; Edílson, Pedro Geromel, Wallace e Marcelo Hermes; Ramiro, Maicon, Giuliano e Douglas; Everton e Bobô.

Desfalques: Luan, Lincoln, Fred, Marcelo Oliveira, Henrique Almeida, Wallace Oliveira, Pedro Rocha, Moisés, Marcelo Grohe, Walace e Miller Bolaños
Pendurados: Maicon e Marcelo Hermes
Transmissão: SporTV 2 (menos Rio), Premiere e PFCI
Arbitragem: André Luiz de Freitas Castro (GO), auxiliado por Fabrício Vilarinho da (FIFA/GO) e Eduardo Gonçalves da Cruz (FIFA/MS).


VEJA TAMBÉM
- Grêmio tem razão em reclamar da arbitragem
- Grêmio perde para o Bahia e deixa o G-6 do Brasileirão
- Tricolor escalado para o jogo contra o Bahia





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

29/4/2024











































28/4/2024