1Win

[Grêmio Avalanche]: Raciocínio Lógico, se é que isso seja possível...


Fonte: Grêmio Avalanche

[Grêmio Avalanche]: Raciocínio Lógico, se é que isso seja possível...
Apesar da boa fase que nos coloca como um dos três líderes do Brasileirão, nos últimos dias foram especulações de reforços que tomaram conta do noticiário gremista. E como de costume, tais notícias fizeram com que muito torcedor saísse brincando de Roger Machado e projetando como seria a escalação, ou como ficaria o time com Cássio, Guerrero, Kardec, Farfán... mas até segundo aviso, o único que pintou por aqui foi Negueba.

Com jogadores das mais variadas posições sendo cotados, é normal que o torcedor faça suposições na sua prancheta imaginária; elogie a diretoria por buscar aquele jogador de grife; critique ou comemore a suposta saída de um ou outro atleta, mas na maioria das vezes ele se esquece de uma coisa: a lógica.

O raciocínio lógico que faz questionar as probabilidades de tal especulação ter algum fundo de verdade normalmente só é usado pelo torcedor mais pé no chão, que não se deixa levar muito pela emoção e procura entender por quê e como seu time vai realizar determinada contratação. A grande maioria lê a manchete e já sai emitindo opinião, seja ela pró ou contra.

Eu tenho certeza que qualquer um que pense nisso vai se lembrar daquele amigo que nessa semana disse: "tem mais é que trazer o Guerrero mesmo, ficam economizando, desse jeito não vamos ser campeões nunca!". Ou então "quer saber, vende o Grohe de uma vez e traz o Cássio!".

Agora, quantos vimos questionando se tais informações fazem algum sentido? Eu não vi nenhum. Nem eu mesmo fiz isso, pois como vai se querer razão em um fanático?!

Porém, depois de ouvir informações oficiais mais detalhadas de membros da diretoria dos clubes, percebemos fatos que nos trazem de volta a realidade. Minha brincadeira hoje é tratar de alguns deles, correndo o risco de que o Grêmio anuncie algum dos nomes cogitados pela imprensa e eu quebre a cara, mas vamos lá.

Qual o motivo de contratar mais atacantes?
Entre os nomes cogitados, três jogam do meio pra frente: Paolo Guerrero, Farfán e Alan Kardec.
Entre os que já estão aqui e esses que estariam para chegar, são muitos com o status de titular, faltaria vaga para tanta gente, e a única projeção de venda talvez seja de Luan, que provavelmente voltará a ser alvo de investidas do exterior após os Jogos Olímpicos.
Com todos jogadores a disposição, Roger tende a escalar o setor ofensivo que certamente passa por Giuliano, Luan e Bolaños como titulares absolutos, restando uma última vaga a ser ocupada por um atleta de velocidade ou uma referência, dependendo da ideia do técnico. Mas além desses três, são muitas as opções disponíveis no elenco.
É lógico que se formos comparar as qualidades entre os que estão aqui e os reforços especulados vamos torcer para que as contratações aconteçam, mas e o que fazer com essa galera que já tem contrato vigente? Não vi nenhum deles ser cotado para sair ou estar envolvido na chegada de alguma outra peça.

De onde surgiu a capacidade financeira para contratar e pagar Paolo Guerrero?
Atualmente o atacante peruano é um dos jogadores mais bem pagos no Brasil. Em contrapartida, o Grêmio vem sendo um dos clubes mais cautelosos com sua questão financeira. O que faria o Grêmio abandonar a política de austeridade para buscar o camisa 9 do Flamengo? A justificativa foi de que a negociação seria feita com a parceria de um investidor, mas essa "desculpa" vem sendo muito usual nos últimos tempos e mais se parece com algo dito por jornalista que não tem informações precisas. Se existem investidores disponíveis a contratar Guerrero, por que é que foi justamente a questão financeira que barrou a volta de Hernán Barcos por diversas vezes? Principalmente se pensarmos que os dois atletas tem exatamente a mesma idade (32 anos), ou seja, nenhum deles é um jovem com expectativa de valorização no futuro. Outra vez as qualidades de ambos podem ser comparadas, mas ao meu ver encontraremos diferença de estilo, e não de qualidade técnica. Sem falar na identificação que faria Barcos levar vantagem nessa "disputa".

Baseado em que uma troca entre Marcelo Grohe e Alan Kardec seria feita?
Não é segredo pra ninguém que o São Paulo busca um goleiro desde a aposentadoria de Rogério Ceni. Dênis, seu substituto, é muito questionado por lá, e Marcelo Grohe chegaria para assumir a titularidade da equipe paulista. Mas o que o Grêmio ganharia com isso?
Muitos vão pensar: compra-se o Cássio. Pois bem, mas se parte da quantia que o Grêmio pede pelo Grohe fosse "paga" pelo São Paulo com o Alan Kardec, de onde viria o dinheiro para comprar Cássio junto ao Corinthians? É justamente a venda de Grohe que possibilitaria contratar Cássio como peça de reposição.
Hoje temos Marcelo Grohe, como amanhã teríamos Kardec e Cássio, perdendo "apenas" Marcelo Grohe?

O que justifica a troca no gol gremista?
Essa conversa de que o Taffarel teria indicado o Grohe para o Galatasaray existe desde que o goleiro do tetra faz parte da comissão técnica da Seleção Brasileira, período em que o goleiro gremista foi regularmente convocado. Inclusive, Marcelo foi cogitado em outros clubes turcos no passado, como o rival Fenerbahce e o Besiktas, atual clube do nosso ex-capitão Rhodolfo.
Justamente agora, depois de renovar seu contrato até o final de 2020, com uma espécie de plano de carreira que faria de Marcelo um patrimônio gremista, ele tende a aceitar uma proposta que já recusou no passado? O que teria mudado para que a decisão também fosse diferente?
É evidente que Cássio é um ótimo goleiro e que seria muito bem vindo por aqui. Aliás, não consigo entender como ele possa ser reserva com toda sua capacidade técnica e depois de tudo que proporcionou ao Corinthians, mas como eu não acompanho as notícias deles, volto meu pensamento ao Grêmio.
Provavelmente esse seja o negócio mais próximo da realidade, baseado no fato de que Marcelo Grohe tem seu passe vinculado 100% ao Grêmio, e toda a quantia envolvida em uma negociação ficaria no clube gaúcho. Essa quantia seria usada para contratar Cássio, que não é barato e com certeza não teria sua saída facilitada pelo Corinthians, principalmente depois de declarações do presidente deles indo de acordo nesse sentido. Por isso, acredito que assim como as outras, não passa de uma simples informação plantada na mídia.

Os próximos dias podem reservar algumas surpresas para nós, mas não acredito que sejam com estes nomes, pois o Grêmio já contratou nas posições em que disse estar atento ao mercado, já supriu parte de suas necessidades com as chegadas de Wallace, Edílson e Negueba, restando talvez a vinda de um lateral esquerdo, posição em que nenhum dos atletas citados anteriormente se encaixa.

Além disso, o volante Walace vive situação semelhante a de Luan: é outro jovem que deve ser assediado pelos times de fora. Isso, somado com a saída de Edinho, obrigaria o Grêmio a buscar uma peça de reposição para jogar ao lado do capitão Maicon, e não atletas de posições que já são bem servidas de opções.

Enfim, é como dizem: todo bom brasileiro se acha um bom técnico. Vou além e digo que todo bom brasileiro pensa que seria um bom dirigente e cria teorias sobre tudo que envolve seu clube, com grandes chances de que elas nunca sejam colocadas em prática, e nesse grupo eu sou só mais um. Até lá, continuamos ligados nas notícias e esperando por novidades!

VEJA TAMBÉM
- Grêmio tem razão em reclamar da arbitragem
- Grêmio perde para o Bahia e deixa o G-6 do Brasileirão
- Tricolor escalado para o jogo contra o Bahia





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

29/4/2024