Grêmio reconstrói defesa e é o único time sem ser vazado no Brasileirão

Tricolor consolida boa fase com vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo, após segurar 0 a 0 com o Timão; time é ultrapassado pelo São Paulo como pior defesa da Série A


Fonte: Globo esporte

Grêmio reconstrói defesa e é o único time sem ser vazado no Brasileirão
Grêmio é o único clube que não sofreu gols no Brasileirão (Foto: Lucas Uebel/ Divulgação Grêmio)
Eliminado na Libertadores de forma traumática, o Grêmio imergiu em uma reformulação interna, com uma prioridade em especial: a defesa.

O clube agiu em duas frentes.

Nos bastidores, Alberto Guerra e a nova diretoria de futebol trataram de vasculhar o mercado para reforçar o setor.

Nas quatro linhas, Roger machado trabalhou à exaustão para findar os erros de seus defensores, e os reflexos foram imediatos.

Passadas duas rodadas do Brasileirão, o Tricolor é o único entre os 20 times da Série A que não sofreu gols nos 180 minutos disputados até aqui.

A invencibilidade defensiva na competição foi consolidada com vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo, neste domingo, na Arena.

Um resultado capaz de reconstruir não apenas a solidez da equipe em sua retaguarda, mas a própria confiança dos jogadores e da torcida, minada pela queda recente para o Rosario Central.

O processo de resgate do clube foi iniciado uma semana antes, na estreia pelo Nacional, com empate sem gols diante do Corinthians, em Itaquera.

– Foram dois jogos sem sofrer gols. Foi muito bom.

A bola aérea já foi melhor. O importante para a gente foi vencer.

Sabemos que precisamos recuperar a confiança do torcedor.

E isso, às vezes, reflete no jogador, na hora de dar um passe, sempre é bom estrear em casa com vitória – avalia o técnico Roger Machado.

A sequência ilesa ainda tira da defesa gremista um rótulo mais do que negativo: a equipe era dona do pior sistema defensivo entre os 20 clubes da Série A.

E com uma ajudinha do maior rival, Inter.

Sem sofrer gols nos últimos dois jogos, viu o São Paulo, vazado duas vezes pelo Atlético-MG, nas quartas de final da Libertadores, e duas vezes para o Colorado, que saiu vitorioso do Morumbi, com um 2 a 1 neste domingo.

Assim, o Tricolor paulista chegou a 31 tentos sofridos, contra 30 dos gremistas.

– A gente acertou no meio da semana. tivemos duas semanas cheias e não sofremos mais gols.

É importante para a solidez defensiva.

Tanto que somos o único time que ainda não sofreu gol no Brasileirão – ressalta Pedro Geromel.

Entre ajustes e orientações ao seu quarteto defensivo, Roger Machado deu atenção a um elemento em especial, responsável por 17 dos 30 gols sofridos no ano: a bola parada.

O comandante alterou o sistema para neutralizar os rivais, com uma mescla de marcação em zona dentro da área, com a individual.

Neste cenário, Giuliano e Walace eram os responsáveis por bloquear os adversários em suas tentativas de alçar a bola na área.

E a nova estratégia deu certo.

Prova disso são os números de cruzamentos apresentados por Corinthians e Flamengo nos dois jogos. Na estreia, o Timão ergueu 20 bolas para a área.

No último domingo, o Flamengo alçou outras 23, para um total de 43 tentativas.

Todas neutralizadas pela defesa gremista.

– A gente trabalhou bastante.

Mudamos o sistema e fizemos uma marcação em zona mesclada com a marcação individual, com o Giuliano e o Walace marcando os jogadores que têm por característica agredir a bola.

Deu certo – avalia Fred.
Boa fase não finda busca por reforços

Os dois jogos sem sofrer gols pelo Brasileirão dão um toque de tranquilidade para Roger Machado em sua sequência no comando da equipe.

Calmaria que é transmitida à diretoria, na busca por reforços para o setor, mas que não finda a pressa de achar o mais breve possível um nome novo.

Não à toa, Wallace está acertado com o clube, após o Flamengo aceitar proposta de R$ 3,2 milhões para vender o jogador – acerto que é negado pelo Tricolor no discurso oficial.

Caso mantenha a mesma solidez, a defesa possibilita aos dirigentes esperar por reforços do mercado do exterior, cuja janela de transferências abre apenas no próximo dia 20.

Neste cenário, o Grêmio tem interesse no peruano Carlos Zambrano, do Eintracht Frankfurt.

– Foi um jogo extremamente duro, digno de um clássico do futebol brasileiro.

O Grêmio mostrou uma certa intranquilidade pelo momento de transição, mas é normal. Isso já está ficando pra trás.

Obviamente que o resultado nos deixa mais tranquilos para continuar esse trabalho, mas a rapidez por reforços continua a mesma – avalia o vice de futebol Alberto Guerra.

Envolto num ambiente mais tranquilo, o Grêmio volta aos trabalhos nesta segunda-feira à tarde, no CT Luiz Carvalho.

Na próxima quinta-feira, a equipe encara o Atlético-MG, às 21h, no Independência, pela terceira rodada do Brasileirão.

VEJA TAMBÉM
- O futebol não tem coração
- Detalhes da Camisa III do Grêmio para a Temporada 2024
- Ex-grêmio acerta transferência para rival da série A em negociação surpresa






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

20/5/2024
















19/5/2024