Melhor rendimento e mais confiança: missões de Felipão na volta ao Grêmio

Técnico retorna ao Grêmio na semana Gre-Nal com o objetivo de corrigir os problemas atuais e manter o futebol de Barcos em alta


Fonte: Globo Esporte

Felipão terá de ajustar o time do Grêmio antes do Gre-Nal (Foto: Diego Guichard/GloboEsporte.com)

A partir das 15h desta segunda-feira, Felipão estará de volta ao Grêmio. Será neste dia e horário que um dos maiores ídolos da história do clube comandará o seu primeiro treino em sua terceira passagem como técnico do Tricolor. E o desafio que se avizinha e dos grandes. Um Gre-Nal no domingo, na casa do rival histórico. Ele terá seis dias de trabalho até o maior clássico do Rio Grande do Sul. Vindo de duas derrotas seguidas, a equipe apresenta falhas em quase todos os setores, e ainda precisa renovar a confiança para a partida.

Felipão não poderá corrigir tudo que o Grêmio precisa. Mas já sabe que tem algumas missões a melhorar na equipe. A defesa começou a vazar. Se Barcos voltou a marcar, o Pirata é o alento em meio aos outros jogadores de frente, que seguem inoperantes.
Porém, ele também verá pontos positivos e terá uma ajuda crucial: o apoio total da torcida. O GloboEsporte.com listou algumas missões e legados positivos que Felipão irá herdar a partir desta segunda-feira:

GRUPO FARTO

Felipão terá um grupo com várias opções em todos os setores (Foto: Diego Guichard)

O Grêmio pode até não ter um elenco de estrelas, mas opções não faltarão para o técnico Felipão. Em praticamente todas as posições, há opões de qualidade no banco de reservas. O time de suplentes atual conta com peças que já foram importantes titulares há pouco tempo no próprio Grêmio ou em outros grandes clubes.

Na defesa Felipão terá Matías Rodríguez, Bressan e Werley como opções. No meio-campo, esperam por uma chance nomes como Matheus Biteco, Felippe Bastos, Ramiro, Zé Roberto, Alan Ruiz, Maxi Rodríguez, Rodriguinho e no último jogo até o reforço Fernandinho, contratado como um dos maiores investimentos do clube no segundo semestre.

POUCOS GOLS

Barcos Grêmio gol Vitória Série A (Foto: Agência Getty Images)

Há um alento no setor ofensivo. Barcos está de bem com as redes, é verdade. São três gols em duas partidas. Mas o ataque do Grêmio ainda está devendo bastante. Luan, Dudu, Fernandinho e Giuliano pouco contribuem. Apenas este último, na vitória por 1 a 0 sobre o Figueirense deixou sua marca. Antes, contra São Paulo, Sport, Palmeiras e Goiás, o time não conseguiu balançar as redes em uma oportunidade sequer.

Entre os 10 primeiros colocados no Brasileirão, o Grêmio só marcou mais gols do que o Goiás, que fez 9. O Tricolor anotou 11 em 13 rodadas, menos de um gol por jogo.

E opções não faltam. São quase 10 jogadores entre meias e atacantes no elenco. No jogo deste sábado contra o Vitória, além de Dudu, Luan, Barcos, Fernandinho, Lucas Coelho e Everton, que entraram em campo, ainda ficaram em Porto Alegre atletas como Maxi Rodríguez, Alan Ruiz e Rodriguinho e Jean Deretti. Felipão ainda terá à disposição Zé Roberto, que pode atuar como meia e volante.

TIME ENCAMINHADO

Base do time titular do Grêmio já está montada desde início do ano (Foto: Diego Guichard/GloboEsporte.com)

Outro fator positivo no retorno de Felipão é o fato de o Grêmio ter uma equipe titular encaminhada. Mesmo que hajam algumas mudanças com a chegada do novo técnico, é pouco provável que ele precise fazer uma revolução na equipe. O sistema defensivo está montado com Rhodolfo e Pedro Geromel. Ainda estão abertas disputadas nas laterais. Na direita, entre Pará e Matías Rodríguez, e na esquerda, entre Saimon, Breno e Marquinhos Pedroso, ou até mesmo um novo reforço.

Na primeira função do meio-campo, Edinho deve ganhar a vaga de Ramiro. O restante do time deve sofrer poucas alterações, com Dudu e Fernandinho disputando um lugar ao lado de Barcos no setor ofensivo.

PANE NA DEFESA

Defesa do Grêmio levou cinco gols nos últimos dois jogos do Brasileirão (Foto: Agência Getty Images)

Antes quase inviolável, o sistema defensivo agora dá calafrios nos torcedores. O time levou cinco gols nas últimas duas partidas pelo Brasileirão, mesmo número que havia tomado nas primeiras 11 rodadas. Para piorar, todos ocorreram no segundo tempo, e, nas duas partidas, o time esteve à frente do marcador e não mostrou forças para segurar o resultado.

O sistema defensivo hoje tem quatro titulares absolutos: Marcelo Grohe, Pará, Rhodolfo e Pedro Geromel. A lateral-esquerda está aberta. Breno, Marquinhos Pedroso e até Saimon, de forma improviasa, se revezam na função.

VOLTA DA CONFIANÇA

Felipão terá a missão de remobilizar a equipe do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio, Divulgação)

Os últimos meses do Grêmio minaram a confiança do elenco. O abalo psicológico começou em abril após as duas derrotas, uma por 4 a 1, para o principal rival na final do Gauchão. Logo depois veio uma eliminação da Libertadores traumática nos pênaltis para o San Lorenzo, em uma Arena lotada.

A parada para a Copa do Mundo, que poderia servir para aprimorar as falhas da equipe, não teve resultado prático. Pelo contrário, o rendimento da equipe caiu ainda mais. O resultado disso foi a demissão do técnico Enderson Moreira. Mas a injeção de ânimo pode vir da melhor maneira possível. Especialista em montar grupos motivados, Felipão ainda terá apoio total da torcida gremista. Essa é a posta do diretor executivo do clube, Rui Costa.

- O Felipe tem muita experiência. É um dos maiores treinadores do mundo. Em seu currículo, há situações parecidas como essa e tirará o que tem de melhora. Não será em uma semana, e sim a longo prazo. Mas ele trabalhará também o aspecto emocional. Estamos frustrados. Os times do Felipe sempre cobraram. Temos que trabalhar e mostrar no campo.

REFORÇOS EM BAIXA

Giuliano Grêmio (Foto: Lucas Uebel / Site Oficial do Grêmio)

Se no primeiro semestre o Grêmio viveu uma forte crise financeira, a situação melhorou depois da parada da Copa. Os dirigentes do clube abriram os cofres e contrataram reforços de peso como o meia Giuliano, que voltou da Ucrânia, o lateral Matías Rodríguez, o volante Felippe Bastos e o atacante Fernandinho.

Mas nenhum dos quatro ainda conseguiu deslanchar. Giuliano até fez um bom jogo no empate contra o Goiás, na Arena, mas caiu nas últimas partidas e não tem conseguido ser protagonista. Matías Rodríguez e Felippe Bastos ainda aguardam uma chance na equipe titular e Fernandinho perdeu a posição para Dudu no jogo contra o Vitória.


PALMEIRAS CAMPEÃO MUNDIAL? SÃO PAULO CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL? PALPITES PARA O ANO DE 2020

VEJA: Clique aqui e veja as promoções que a Network BG preparou para você acompanhar todos os jogos da temporada

LEIA TAMBÉM: Grêmio nega propostas de saída por Jean Pyerre e Everton

Clique aqui e confira séries, comentários, filmes e tudo sobre futebol! Teste agora!<\a>



Comentários




Leia também

23/2/2020







CAMPEONATO GAÚCHO - 11:51 (3)

Grêmio foca na continuidade do Campeonato



22/2/2020








CAMPEONATO GAÚCHO - 18:55 (0)

Confira os lances de Caxias 1x0 Grêmio