Rafael Carioca fez sucesso no Brasileirão de 2008 e hoje atua no Galo (Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG)
A característica de clube formador de jogadores que o Grêmio pretende levar adiante no novo modelo de gestão de futebol já pode ser reconhecida no Brasileirão deste ano. Segundo levantamento produzido pelo GloboEsporte.com, o tricolor gaúcho é o clube que mais revelou atletas para outros clubes da Série A. São 18 no total, espalhados por 13 times diferentes.
Se somados aqueles que permanecem em Porto Alegre, o número sobe para 28. Com este acumulado, a equipe chega à terceira posição entre os que mais lançaram jogadores que atuam na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, atrás apenas de Inter (32) e Santos (30). Os critérios para chegar aos números finais foram o clube em que o atleta estreou como profissional ou, em raros casos, o clube ao qual ele era vinculado.
Chapecoense, Coritiba, Figueirense, Fluminense e Goiás receberam dois nomes formados nas categorias de base tricolores para a disputa do Nacional em 2015. Atlético-MG, Avaí, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Inter, Palmeiras e Santos têm em seu plantel um jogador saído do tricolor gaúcho. Seguem no grupo principal do Grêmio: Araújo, Everton, Júnior, Lincoln, Marcelo Grohe, Marcelo Hermes, Rafael Thyere, Walace, Tiago e Yuri Mamute.
Por mais que muitos jovens não permaneçam no elenco gremista, o clube pode comemorar o fato de distribuir suas "marcas" pelo país, ainda mais no alto nível da Série A. Alguns deles, inclusive, estão emprestados e devem retornar ao final do ano, como os centroavantes Lucas Coelho e Everaldo. Outros já consolidaram a carreira longe da Arena, casos dos goleiros Cássio e Fernando Prass, o zagueiro Léo, o volante Rafael Carioca e o meia Ronaldinho, que já deixou o Fluminense e está sem clube. O meio-campista Anderson fez o caminho inverso e hoje atua no maior rival, o Inter (confira na tabela).

Para a temporada 2016, o Grêmio já prepara uma nova fornada de meninos. Aposta de sucesso para os próximos anos, o meia Lincoln, de 17 anos, deve receber mais oportunidades com Roger Machado. Ele surgiu no início do ano como a joia a ser lapidada por Felipão para a temporada. Com a saída do treinador, voltou a ser preservado e hoje sequer treina com o grupo principal.
Porém, não significa que Lincoln foi arquivado. Pelo contrário. Ele treina com o grupo de transição formado por Roger. O elenco treina em horários alternativos ao plantel principal e é comandado por um dos auxiliares do treinador, Luís Paulo Peixoto, o Bugre. Os atletas disputam as copas regionais do Rio Grande do Sul no segundo semestre e suas atuações são repassadas diretamente à comissão técnica e direção.
– Eles estão em avaliação permanente de desempenho. É uma equipe formada por alguns regressos e garotos da base, que têm inclusive potencial para subir. Que estão ali para ganhar bagagem. Existem até possibilidades de que três ou quatro jogadores subam para a próxima temporada, mas tem de ser avaliado – afirma o presidente Romildo Bolzan Júnior.
VEJA TAMBÉM
- GRAVE! Carro de jogador da base do Grêmio pega fogo e é destruído após acidente no RS
- À espera de novos rumos, Grêmio busca destino para Adriel após retorno de emprestimo em Portugal
- A Copa do Mundo 2026 começa hoje; confira a agenda do primeiro dia
A característica de clube formador de jogadores que o Grêmio pretende levar adiante no novo modelo de gestão de futebol já pode ser reconhecida no Brasileirão deste ano. Segundo levantamento produzido pelo GloboEsporte.com, o tricolor gaúcho é o clube que mais revelou atletas para outros clubes da Série A. São 18 no total, espalhados por 13 times diferentes.
Se somados aqueles que permanecem em Porto Alegre, o número sobe para 28. Com este acumulado, a equipe chega à terceira posição entre os que mais lançaram jogadores que atuam na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, atrás apenas de Inter (32) e Santos (30). Os critérios para chegar aos números finais foram o clube em que o atleta estreou como profissional ou, em raros casos, o clube ao qual ele era vinculado.
Chapecoense, Coritiba, Figueirense, Fluminense e Goiás receberam dois nomes formados nas categorias de base tricolores para a disputa do Nacional em 2015. Atlético-MG, Avaí, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Inter, Palmeiras e Santos têm em seu plantel um jogador saído do tricolor gaúcho. Seguem no grupo principal do Grêmio: Araújo, Everton, Júnior, Lincoln, Marcelo Grohe, Marcelo Hermes, Rafael Thyere, Walace, Tiago e Yuri Mamute.
Por mais que muitos jovens não permaneçam no elenco gremista, o clube pode comemorar o fato de distribuir suas "marcas" pelo país, ainda mais no alto nível da Série A. Alguns deles, inclusive, estão emprestados e devem retornar ao final do ano, como os centroavantes Lucas Coelho e Everaldo. Outros já consolidaram a carreira longe da Arena, casos dos goleiros Cássio e Fernando Prass, o zagueiro Léo, o volante Rafael Carioca e o meia Ronaldinho, que já deixou o Fluminense e está sem clube. O meio-campista Anderson fez o caminho inverso e hoje atua no maior rival, o Inter (confira na tabela).

Para a temporada 2016, o Grêmio já prepara uma nova fornada de meninos. Aposta de sucesso para os próximos anos, o meia Lincoln, de 17 anos, deve receber mais oportunidades com Roger Machado. Ele surgiu no início do ano como a joia a ser lapidada por Felipão para a temporada. Com a saída do treinador, voltou a ser preservado e hoje sequer treina com o grupo principal.
Porém, não significa que Lincoln foi arquivado. Pelo contrário. Ele treina com o grupo de transição formado por Roger. O elenco treina em horários alternativos ao plantel principal e é comandado por um dos auxiliares do treinador, Luís Paulo Peixoto, o Bugre. Os atletas disputam as copas regionais do Rio Grande do Sul no segundo semestre e suas atuações são repassadas diretamente à comissão técnica e direção.
– Eles estão em avaliação permanente de desempenho. É uma equipe formada por alguns regressos e garotos da base, que têm inclusive potencial para subir. Que estão ali para ganhar bagagem. Existem até possibilidades de que três ou quatro jogadores subam para a próxima temporada, mas tem de ser avaliado – afirma o presidente Romildo Bolzan Júnior.
VEJA TAMBÉM
- GRAVE! Carro de jogador da base do Grêmio pega fogo e é destruído após acidente no RS
- À espera de novos rumos, Grêmio busca destino para Adriel após retorno de emprestimo em Portugal
- A Copa do Mundo 2026 começa hoje; confira a agenda do primeiro dia

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
GRAVE! Carro de jogador da base do Grêmio pega fogo e é destruído após acidente no RS
À espera de novos rumos, Grêmio busca destino para Adriel após retorno de emprestimo em Portugal
A Copa do Mundo 2026 começa hoje; confira a agenda do primeiro dia
Grêmio em perigo: vitória contra o Mirassol se torna questão de vida ou morte na Série A
Você sabia? Iniciativa social ligada ao Grêmio formou atacante da Seleção Brasileira
Grêmio contrata olheiro português enquanto tenta manter Arthur
Grêmio avalia retornos e saídas de jogadores emprestados e planeja ajustes no elenco
Peñarol avalia exercer compra de Arezo junto ao Grêmio e futuro do atacante segue indefinido
Nathan Borges, zagueiro da base do Grêmio, sofre acidente e carro pega fogo
Grêmio acumula R 24 milhões em perdas após seis meses sem patrocinador máster na camisa
Fragilidades defensivas expõem Grêmio a nova derrota e aproximam equipe da zona de rebaixamento
Atacante do Grêmio recebe sondagens do Brasil e do exterior e pode deixar o clube
Em pausa para a Copa, Grêmio inicia intertemporada e planeja reforços
Alex Telles pode deixar o Botafogo e já interessa a Palmeiras, Cruzeiro e Grêmio
Você sabia? Grêmio perdeu jogadores importantes em 19 lesões diferentes em 2026