Nova aposta de Roger Machado, Moisés aprendeu a perseverar. Barrado por Felipão, o volante repetiu a trajetória de Edinho e virou solução nas ausências de Walace e Maicon. Aos 21 anos, será titular contra o Flamengo e diz se inspirar no alemão Toni Kroos, do Real Madrid, para fazer a diferença no Grêmio.
— Ele é muito inteligente, é um ídolo para mim. Tem virada de jogo e marcação inteligente — elogia o gremista.
Revelado pelo Lajeadense, Moisés nasceu em Santa Clara do Sul. Chegou ao antigo estádio Florestal com 15 anos de idade pelas mãos de Everton Giovanella, ex-volante do Inter e do Celta de Vigo. Começou no juvenil, mas logo foi chamado pelo técnico Luiz Freire para treinar com o profissional para "ganhar corpo".
Em 2011, Moisés começou a ganhar projeção. Jogou a Taça BH pelo Lajeadense (que fez parceria com o Pedro Leopoldo-MG para disputar o campeonato) e se destacou na equipe que eliminou São Paulo e Flamengo. Após levar seu time até as quartas de final, o volante acertou com o Fluminense.
— Fiquei por um ano lá. Mas no júnior eles tinham jogadores mais experientes e tive poucas chances. Atuei com o Marlon, o Marcos Jr. e o Higor Leite — lembra.
Em 2013, Moisés deixou Xerém e retornou ao Lajeadense. Virou titular da equipe treinada por Flávio Campos e foi vice-campeão do Gauchão. Após se destacar no campeonato, teve seus direitos comprados pelo investidor Edir Cracco, que o levou ao Grêmio.
O guri se firmou durante o Brasileirão sub-20, ainda com o técnico Mabilia. No ano passado, virou capitão da equipe e nutria esperanças de subir ao profissional. Mas viveu grande frustração ao ser preterido por Felipão.
— Quando soube que estava fora dos planos, voltei para casa chorando. Mas não me arrependo de nada. Se voltasse no tempo, teria feito tudo igual — garante.
Moisés se reapresentou em fevereiro no CT Luiz Carvalho e passou a treinar com os "renegados" Edinho e Kleber, em turnos opostos ao grupo de Felipão. O garoto conta que o bom-humor da dupla e a força dos familiares e amigos foram fundamentais para superar o momento mais difícil de sua carreira.
— Hoje penso que aquele não era o momento certo. Deus tinha algo melhor reservado para mim — diz o garoto, citando a famosa frase do artilheiro Baltazar.
E realmente tinha. A partir da chegada de Roger Machado, Moisés foi reintegrado e disputou sete partidas. Foi titular pela primeira vez contra o Palmeiras, no Pacaembu, ao lado de Walace. Amanhã, contra o Flamengo, deve ter Marcelo Oliveira como parceiro. E projeta uma final com a equipe carioca na Arena:
— Temos seis decisões pela frente. Precisamos pontuar o máximo possível para alcançar o vice-líder.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.