1Win

Bônus e valorização: os atrativos do Grêmio na busca por contratações

Além de quatro reforços, direção trata da renovação de seis jogadores


Fonte: Diário Gaúcho

Bônus e valorização: os atrativos do Grêmio na busca por contratações
Foto: Diego Vara / Agencia RBS

Com a perspectiva de disputar a Libertadores em 2016, o Grêmio já iniciou a avaliação interna do grupo de Roger Machado. Além de negociar a renovação de seis jogadores, a direção busca quatro reforços: um lateral-direito, um zagueiro, um meia e um atacante em nível de titularidade.

Até por isso, os dirigentes se cercam de um verdadeiro dossiê de dados e estatísticas ao prospectar contratações. Ao identificar uma carência no elenco, tratam de puxar a ficha completa do possível reforço no sistema alemão SAP para avaliar seu desempenho na temporada. A partir daí, definem se uma investida será realizada.

A avaliação dos nomes é realizada pelo presidente Romildo Bolzan, o vice de futebol César Pacheco e o executivo Rui Costa, juntamente ao técnico Roger. Um dos atrativos para os reforços está nos contratos com premiação por objetivos. No Brasileirão, o grupo recebe bicho a cada três rodadas em que o clube se mantiver no G-4. Outras metas de desempenho são número de jogos e gols, por exemplo. Isto tudo é utilizado como argumento nas negociações.

— Estamos trabalhando para qualificar nosso elenco — comenta o presidente Bolzan.

Outra cláusula que a direção avalia incluir em alguns contratos é a de renovação automática. Caso se classifique para a Libertadores 2017, o clube tem a opção de ampliar o vínculo por mais um ano, com valores padrões estabelecidos previamente. O mecanismo reserva o direito ao Grêmio de fugir de contratos caros, que prejudiquem o planejamento financeiro a longo prazo.

Na esfera de renovações, a negociação mais complicada é a do volante Maicon, afetada pela mudança na direção do São Paulo. Por isso, o Grêmio já abriu conversas com seu empresário, Eduardo Uram, e aguarda as novas eleições no clube paulista. No caso de Erazo, ainda há esperanças de sua permanência, apesar da pedida de U$$ 2,4 milhões de luvas para seguir na Arena.

— Ele nos comunicou do pré-contrato com o Estoril, não foi desleal com o Grêmio — completa Bolzan.

A situação deles:

Galhardo - O Grêmio recebeu uma indicação positiva do Santos sobre uma troca do lateral-direito pelo zagueiro Werley, também emprestado à Vila Belmiro até dezembro. É possível que o negócio evolua nos próximos dias, com a permanência em definitivo de Galhardo na Arena.

Geromel - Emprestado até dezembro, já encaminhou sua renovação (automática, prevista em contrato) por mais seis meses _ quando também encerra o vínculo com o Colônia. Uma viagem de seu empresário Maickel Portela para a Alemanha, no início de novembro, homologará o acerto.

Erazo - Ao assinar um pré-contrato com o Estoril, de Portugal, o equatoriano encaminhou sua saída da Arena. Afinal, seu empresário pede U$$ 2,4 milhões, parcelados em três anos, para renovar. Por isso, a direção já procura um novo zagueiro no mercado europeu para substituí-lo.

Maicon - As saídas do presidente e do vice de futebol do São Paulo congelaram as conversas para a permanência do volante. Para manter o capitão da equipe de Roger, a direção do Grêmio estuda incluir nomes como Maxi Rodríguez e Fernandinho como moeda de troca na negociação.

Douglas - Sua renovação com o Grêmio deve ser assinada nos próximos dias. Seu novo vínculo, com bônus por produtividade, será válido por dois anos. Sua situação é a mesma de Edinho. O volante, aliás, aceitou reduzir seu salário pela metade para seguir na Arena por duas temporadas.

VEJA TAMBÉM
- Renato mudar time do Grêmio contra o Criciúma
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida
- Tricolor escalado para o jogo contra o Operário-PR





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

3/5/2024