O Grêmio é campeão do Gauchão 2026 porque venceu o melhor time. O resto é choro e até ranger de dentes para alguns. Essa é a verdade simples, límpida, mas escancarada que muitos não querem enxergar. Tentaram jogar a culpa no apito, condicionar a arbitragem, incitaram violência. Alguém que escrevia por aí sobre amor em guardanapos chamou para a guerra, presumindo uma injustiça inexistente.
Houve, sim, erros no apito, mas os únicos determinantes foram a favor do Inter: não-expulsão de Mercado no primeiro jogo, e não-expulsão de Ronaldo no segundo, em agressões, respectivamente, em Marlon e Amuzu. O erro mais crucial, no entanto, foi corrigido pelo VAR: não foi nada o primeiro pênalti marcado para os colorados; ou melhor, foi: pisão de Alan Patrick (o "sem soberba") em Monsalve, e depois um enrosco no chão em que Noriega recolhe as pernas. Alanpênalti, de um pé só, após ter tentado simular uma penalidade aqui e outra ali sem ser amarelado, escolhe não chutar e cair. Reway, no VAR, foi bem. Reway, se bem me lembro, costuma não marcar pênaltis para o Grêmio, era seu dever utilizar a mesma régua - até porque não foi penalidade máxima.
Então tivemos Wagner Leonardo - realmente em péssima fase - expulso, e eles tiveram outro pênalti, e Alan Patrick fez outro dos seus 90% de gols de pênalti. E ficou no empate, porque o Grêmio já vencia no 11 contra 11. Não há desculpas. Como na primeira partida, os maiores especialistas do país, como PC Oliveira e outros que não vestem vermelho, concordaram com as decisões da arbitragem. Repetindo: Ronaldo deveria ter sido expulso por agressão, foi sem bola e propositalmente derrubar Amuzu.
"PAPA PEZZO" EM PERIGO
Mas tudo bem. Clássico é sempre polêmico. Vamos ter "ruas de choro" por um bom tempo. Só que o Inter tem de entender algumas coisas: só não caiu para a B pelo VAR, inclusive o penal, reconhecido pela CBF, não marcado no Grenal em Aravena em 2025: se convertido, teriam 1 ponto a menos e o Grêmio estaria na Libertadores com 2 a mais. Outra coisa: o time vermelho piorou em 2026, desfazendo-se de alguns jogadores como Vitão e não repondo à altura.
Não é por causa do apito ou do Bins ou do Klein que fez 2 em 12 pontos e está em 18o de 20 times na série A. Em continuar nesse ritmo, o Inter cai em 2026. Em 2025, ranking ESPN apontou time do Guaíba como o mais favorecido pelo VAR no Brasileirão daquele ano.
Se eu fosse colorada, estaria mais preocupada com o futebol ruim (times do interior do Gauchão enganam) e a real possibilidade da B do time do "Papa Pezzo".
GRÊMIO MELHORA NA HORA CERTA
O Grêmio, por sua vez, melhorou na hora certa. Ainda está em construção, ainda não é o time ideal, não há um 10 que resolva, falta testar Nardoni e Pérez, voltam Villasanti e Braithwaite, Tetê precisa melhorar e emagrecer, após voltar de lesão - após anos sem nenhuma, e mais algumas coisinhas. Investiria tudo em um camisa 10, mas até o meio do ano acho que só teremos Monsalve, Mec, Willian e talvez Tetê e Braithwaite por aquela região, quem sabe Tiaguinho.
Pontos positivos: Gustavo Martins, o zagueiro goleador, Viery, e Pavón na lateral-direita. Weverton melhorou, está mais seguro. Carlos Vinícius às vezes fica isolado no ataque.
Por fim: parabéns, gremista, que não se vitimizou ao ser derrotado por 4 a 2 no Grenal da fase de grupos, não chorou, não culpou o apito e não escreveu crônicas dramáticas, mas baixou a cabeça e trabalhou.
VEJA TAMBÉM
- REFORÇO CONFIRMADO! Grêmio anuncia contratação de Wallace para a sequência da temporada
- IRMÃOS EM CAMPO! Gêmeos podem formar a zaga do Grêmio em Gre-Nal sub20 decisivo
- VOLTA PRÓXIMA! Grêmio prepara reforço interno para sequência da temporada
Houve, sim, erros no apito, mas os únicos determinantes foram a favor do Inter: não-expulsão de Mercado no primeiro jogo, e não-expulsão de Ronaldo no segundo, em agressões, respectivamente, em Marlon e Amuzu. O erro mais crucial, no entanto, foi corrigido pelo VAR: não foi nada o primeiro pênalti marcado para os colorados; ou melhor, foi: pisão de Alan Patrick (o "sem soberba") em Monsalve, e depois um enrosco no chão em que Noriega recolhe as pernas. Alanpênalti, de um pé só, após ter tentado simular uma penalidade aqui e outra ali sem ser amarelado, escolhe não chutar e cair. Reway, no VAR, foi bem. Reway, se bem me lembro, costuma não marcar pênaltis para o Grêmio, era seu dever utilizar a mesma régua - até porque não foi penalidade máxima.
Então tivemos Wagner Leonardo - realmente em péssima fase - expulso, e eles tiveram outro pênalti, e Alan Patrick fez outro dos seus 90% de gols de pênalti. E ficou no empate, porque o Grêmio já vencia no 11 contra 11. Não há desculpas. Como na primeira partida, os maiores especialistas do país, como PC Oliveira e outros que não vestem vermelho, concordaram com as decisões da arbitragem. Repetindo: Ronaldo deveria ter sido expulso por agressão, foi sem bola e propositalmente derrubar Amuzu.
"PAPA PEZZO" EM PERIGO
Mas tudo bem. Clássico é sempre polêmico. Vamos ter "ruas de choro" por um bom tempo. Só que o Inter tem de entender algumas coisas: só não caiu para a B pelo VAR, inclusive o penal, reconhecido pela CBF, não marcado no Grenal em Aravena em 2025: se convertido, teriam 1 ponto a menos e o Grêmio estaria na Libertadores com 2 a mais. Outra coisa: o time vermelho piorou em 2026, desfazendo-se de alguns jogadores como Vitão e não repondo à altura.
Não é por causa do apito ou do Bins ou do Klein que fez 2 em 12 pontos e está em 18o de 20 times na série A. Em continuar nesse ritmo, o Inter cai em 2026. Em 2025, ranking ESPN apontou time do Guaíba como o mais favorecido pelo VAR no Brasileirão daquele ano.
Se eu fosse colorada, estaria mais preocupada com o futebol ruim (times do interior do Gauchão enganam) e a real possibilidade da B do time do "Papa Pezzo".
GRÊMIO MELHORA NA HORA CERTA
O Grêmio, por sua vez, melhorou na hora certa. Ainda está em construção, ainda não é o time ideal, não há um 10 que resolva, falta testar Nardoni e Pérez, voltam Villasanti e Braithwaite, Tetê precisa melhorar e emagrecer, após voltar de lesão - após anos sem nenhuma, e mais algumas coisinhas. Investiria tudo em um camisa 10, mas até o meio do ano acho que só teremos Monsalve, Mec, Willian e talvez Tetê e Braithwaite por aquela região, quem sabe Tiaguinho.
Pontos positivos: Gustavo Martins, o zagueiro goleador, Viery, e Pavón na lateral-direita. Weverton melhorou, está mais seguro. Carlos Vinícius às vezes fica isolado no ataque.
Por fim: parabéns, gremista, que não se vitimizou ao ser derrotado por 4 a 2 no Grenal da fase de grupos, não chorou, não culpou o apito e não escreveu crônicas dramáticas, mas baixou a cabeça e trabalhou.
VEJA TAMBÉM
- REFORÇO CONFIRMADO! Grêmio anuncia contratação de Wallace para a sequência da temporada
- IRMÃOS EM CAMPO! Gêmeos podem formar a zaga do Grêmio em Gre-Nal sub20 decisivo
- VOLTA PRÓXIMA! Grêmio prepara reforço interno para sequência da temporada

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Zagueiro jovem traz esperança ao Grêmio na busca por solidez defensiva em campeonato decisivo
REFORÇO CONFIRMADO! Grêmio anuncia contratação de Wallace para a sequência da temporada
IRMÃOS EM CAMPO! Gêmeos podem formar a zaga do Grêmio em Gre-Nal sub20 decisivo
VOLTA PRÓXIMA! Grêmio prepara reforço interno para sequência da temporada
Grêmio retoma interesse em Renzo Garcés e jogador toma decisão sobre o futuro
Grêmio tem amistoso contra a Chapecoense antecipado; veja a nova data e horário
Grêmio faz proposta por Diego Caito e tenta fechar lateral antes da volta do Brasileirão
Grêmio fatura R 100 milhões com saída de Viery para a Fiorentina em transação rápida e estratégica
VENDA MILIONÁRIA! Grêmio acerta saída de Viery para a Fiorentina por até R 100 milhões
Mudança estratégica: Grêmio antecipa amistoso contra Chapecoense para evitar conflito com a Seleção Brasileira
Venda de Viery à Fiorentina: Grêmio fatura R 100 milhões e garante futuro no mercado europeu
Hercílio Luz cobra o Grêmio após venda de André Henrique ao futebol turco
Após 317 dias, Villasanti volta ao Grêmio e pode iniciar nova fase no meio-campo
Arezo pressiona por acerto e Peñarol avança para comprar atacante do Grêmio