Luís Castro é o novo técnico do Grêmio. O português de 64 anos foi anunciado pelo clube com contrato até 2027 e retorna ao Brasil dois anos após deixar o Botafogo. Ele assume oficialmente a vaga deixada por Mano Menezes, que foi contratado ao longo de 2025 para evitar um cenário de rebaixamento e terminou o ano com a nona colocação no Brasileirão, garantindo vaga na Sul-Americana, mas não teve o contrato renovado pela nova gestão tricolor.
A troca de comando faz parte de uma reformulação interna liderada pelo presidente Odorico Roman, que promoveu mudanças no departamento de futebol e confirmou o retorno de Paulo Pelaipe como executivo, profissional que já havia passado pelo clube entre 2011 e 2012 e estava no Cruzeiro. Com a chegada do treinador, o entendimento é de que o Grêmio possui uma base considerada estruturada e que, a partir da confirmação do comandante, o clube poderá avançar em contratações pontuais para elevar o nível de competitividade em 2026.
Em entrevista coletiva recente, Paulo Pelaipe reforçou que o Grêmio pretende agir com cautela no mercado: “Realmente, nós precisamos de algumas peças, mas a gente tem de ter muito respeito aos atletas. Nós vamos ter essa cautela necessária e vamos trazer os reforços pontuais que nós acharmos necessário.” Nos bastidores, a expectativa é que Luís Castro tenha participação ativa não apenas no campo, mas também no planejamento de elenco, avaliação de saídas, observação de base e em processos internos do clube, com autonomia ampliada dentro do CT Luiz Carvalho.
Outra novidade é a presença de Felipão como coordenador técnico, formando uma estrutura de suporte à comissão portuguesa. O ídolo gremista elogiou o novo treinador e destacou o histórico de contatos profissionais entre eles: “É um excelente treinador, um excelente rapaz, uma pessoa gentil. Nos cruzamos algumas vezes em Portugal e aqui, muitas vezes, quando estávamos trabalhando como técnico, ele no Botafogo.” A direção também sinalizou que o planejamento interno já foi desenhado e será apresentado à nova comissão, que terá poder para validar ou ajustar o que foi programado: “A nova comissão técnica, quando chegar, vai olhar o que foi programado e vai referendar ou não. Então vai ser uma decisão conjunta do novo treinador com o planejamento que já está pronto para ser apresentado a eles.”
[bn4][/bn4]
O Grêmio tem vivido uma década de altos e baixos. Em 2020, terminou o Brasileirão em sexto, caiu nas quartas da Libertadores para o Santos e foi vice da Copa do Brasil para o Palmeiras. Em 2021, chegou ao fim um ciclo importante com Renato Gaúcho e, em meio a uma queda de desempenho, o clube acabou sofrendo seu terceiro rebaixamento. O ano de 2022 foi marcado por reestruturação, com mudanças no comando técnico ao longo da temporada, até que Renato voltasse a encerrar o ano. Em 2023, com a chegada de Luis Suárez, o time teve grande salto e foi vice-campeão brasileiro, dois pontos atrás do Palmeiras. Já em 2024, o desempenho voltou a cair, o Grêmio terminou o Brasileirão em 14º, e a tentativa seguinte de mudança — com a contratação de Gustavo Quinteros — não entregou o impacto esperado, resultando em um 2025 considerado abaixo do que a torcida deseja, apesar do time ter terminado a temporada na parte de cima da tabela sob Mano Menezes.
[bn5][/bn5]
Mesmo com a meta de recuperar competitividade, a nova gestão destaca que o clube também precisa priorizar ajuste financeiro, especialmente com o ambiente de cobrança por responsabilidade fiscal e a discussão sobre fair-play financeiro. O presidente Odorico Roman indicou que o objetivo é estabilizar a situação para aumentar o poder de investimento sem comprometer o futuro: “Talvez, em um ano, a gente consiga trazer uma situação mais confortável de fazer com que o Grêmio faça frente aos seus compromissos de forma mais tranquila. Nós não vamos cometer desatinos de manter o Grêmio numa situação difícil. Nós queremos primeiro resolver essa situação financeira do Grêmio e, posteriormente, continuar trabalhando para fazer o Grêmio do tamanho que o Grêmio.”
[bn6][/bn6]
Como foi a primeira passagem de Luís Castro no Brasil? O primeiro trabalho do treinador no país aconteceu entre março de 2022 e junho de 2023, no Botafogo. Ele deixou o clube com 80 jogos e 58,7% de aproveitamento, somando 42 vitórias, 15 empates e 23 derrotas. Na época, o Botafogo liderava o Brasileirão, e sua saída abriu um processo de queda de rendimento que culminou na perda do título para o Palmeiras. Após isso, Luís Castro foi para o Al-Nassr, da Arábia Saudita, equipe que contava com Cristiano Ronaldo. Ele permaneceu no comando até setembro de 2024, quando foi demitido, e registrou 72% de aproveitamento. Em junho de 2025, foi contratado pelo Al-Wasl, dos Emirados Árabes Unidos, onde comandou o time por 14 jogos, com 71,4% de aproveitamento.
[bn7][/bn7]
Além do treinador, o Grêmio também confirmou a chegada de profissionais para compor a nova estrutura: Vitor Severino (auxiliar), Nuno Baptista (analista), Pedro Mané (analista), Betinho (preparador físico), Nuno Cerdeira (preparador físico) e Daniel Correia (preparador de goleiros). No total, o clube prevê um custo próximo de R$ 2 milhões para a comissão técnica.
Grêmio, Luís Castro, novo técnico do Grêmio, Grêmio 2026, reforços Grêmio, comissão técnica Grêmio, Felipão Grêmio, Paulo Pelaipe, Odorico Roman, competitividade Grêmio, planejamento Grêmio, CT Luiz Carvalho, mercado da bola Grêmio
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!
Reunião na CBF aponta mudanças impactantes para dupla Gre-Nal.
Visita da Mesa Diretora ao IGT fortalece parceria como Sócio Parceiro.
Reunião importante! Grêmio convoca sócios para assembleia geral sobre assuntos relevantes do clube
Treinador Luís Castro acerta contrato longo com o Grêmio.
Recusou o Grêmio? Atacante renova e acaba com sonhos do Tricolor
Promessa do Grêmio, Cristian Olivera, reforçará Nacional no Uruguai
estilo de jogo ideal para Luis Castro no comando do Grêmio
Reunião do Conselho Deliberativo com Fórum dos Movimentos para alinhar pautas 2026
Palpites de Placar Exato da Sportytrader: Estratégia ou Sorte?
Mano Menezes se despede da torcida e deixa futuro indefinido: Seguimos de cabeça erguida
Grêmio fecha com Luís Castro e comissão GIGANTE: veja quem chega com o novo técnico!
Luís Castro substitui Mano Menezes e inicia revolução no Grêmio: dois craques do Palmeiras estão na lista!