O procurador regional do MPT Philippe Gomes Jardim, 48 anos, foi empossado como presidente do Conselho Deliberativo do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense para o triênio 2025/2028. Ele foi eleito por aclamação e tomou posse durante Sessão Ordinária realizada na noite desta quinta-feira, no auditório da Arena do Grêmio. Ao seu lado, Márcio Floriano Jr., 41 anos, assumiu o cargo de vice-presidente. “Assumimos hoje a Mesa Diretiva do Conselho Deliberativo com o sentimento de responsabilidade e compromisso com o Grêmio. Nosso maior desafio é fortalecer o Conselho como espaço de diálogo e de construção de consensos que contribuam positivamente para o Clube. Queremos um CD independente e protagonista, em sinergia com os interesses da nossa torcida”, destacou o novo presidente. “Nosso compromisso é com uma gestão que valorize o Conselho Deliberativo. Desejamos um Conselho autônomo, inclusivo e participativo, capaz de promover debates qualificados e avanços significativos, compreendendo que a grandeza do Grêmio se constrói na união, no respeito e no trabalho coletivo”, complementou o vice-presidente Márcio Floriano Jr.
Philippe Jardim e Márcio Floriano Jr. sucedem Alexandre Bugin e Roger Fischer, que exerceram a presidência e a vice-presidência da Mesa Diretora entre 2022 e 2025. Bugin também atuou como vice-presidente nas gestões de Carlos Biedermann (2016–2019 e 2019–2022). A Sessão teve início com a manifestação do vice-presidente do Conselho de Administração, Eduardo Magrisso, que representou o presidente Alberto Guerra.
Em seu discurso, o dirigente enalteceu o trabalho realizado pela última gestão, elogiou os novos integrantes da Mesa e destacou que a aclamação para cargos de tamanha relevância demonstra a qualidade com que o Clube conduz sua vida política. Na sequência, o então secretário do CD, Nilo Lagoas, fez uma breve manifestação de agradecimento, ressaltando o aprendizado adquirido no período. Ele será sucedido pelos novos secretários Leandro Vidal e Renata Zorzetto, a primeira mulher da história a integrar a Mesa Diretora do Conselho Deliberativo do Grêmio.
Em emocionados discursos de despedida, Alexandre Bugin e Roger Fischer relembraram suas trajetórias à frente do órgão. Fischer destacou que o propósito de servir ao Grêmio sempre esteve acima de qualquer vaidade e defendeu que o Conselho siga com autonomia e protagonismo. Já Bugin ressaltou que sua gestão foi marcada por conquistas e desafios, pautada pela transparência e pelo respeito à grandeza do Clube. Com o sentimento de dever cumprido, comprometeu-se a seguir colaborando com a nova gestão em prol da união gremista.
O protocolo de aclamação da nova Mesa Diretora do Conselho Deliberativo foi conduzido pelo presidente da Comissão Eleitoral, Almir Porto da Rocha Filho. Natural de Porto Alegre, Philippe Jardim é formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com especialização em Direito do Trabalho pela Unisinos. É mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e possui Máster em Direitos Humanos pela Universidad Pablo de Olavide, de Sevilha (Espanha). Titular da Cadeira nº 12 da Academia Sul-Rio-Grandense de Direito do Trabalho, é Procurador Regional do Trabalho e membro do Ministério Público do Trabalho há 22 anos, tendo exercido as funções de Coordenador Nacional do Meio Ambiente do Trabalho e Secretário Nacional de Comunicação.
Márcio Floriano Jr., também natural de Porto Alegre, é advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com especialização em Ciências Penais e mestrado em Administração e Negócios. Possui pós-graduação em Direito Desportivo pela Ajuris e em Gestão do Futebol pela CBF Academy e pela Unisinos. Foi presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB/RS, presidente do Tribunal de Justiça Desportiva da Liga Gaúcha de Futsal e ex-auditor do TJD da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Associado ao Grêmio desde 2006, cumpre seu terceiro mandato como conselheiro titular. No Clube, foi Diretor Jurídico e integrou as Comissões de Reforma Estatutária, de Estudos da SAF e de Futebol do Conselho Deliberativo.
Fotos: Amanda Ferronato / Grêmio FBPA
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!
Reunião na CBF aponta mudanças impactantes para dupla Gre-Nal.
Visita da Mesa Diretora ao IGT fortalece parceria como Sócio Parceiro.
Reunião importante! Grêmio convoca sócios para assembleia geral sobre assuntos relevantes do clube
Treinador Luís Castro acerta contrato longo com o Grêmio.
Recusou o Grêmio? Atacante renova e acaba com sonhos do Tricolor
Promessa do Grêmio, Cristian Olivera, reforçará Nacional no Uruguai
estilo de jogo ideal para Luis Castro no comando do Grêmio
Reunião do Conselho Deliberativo com Fórum dos Movimentos para alinhar pautas 2026
Palpites de Placar Exato da Sportytrader: Estratégia ou Sorte?
Mano Menezes se despede da torcida e deixa futuro indefinido: Seguimos de cabeça erguida
Grêmio fecha com Luís Castro e comissão GIGANTE: veja quem chega com o novo técnico!
Luís Castro substitui Mano Menezes e inicia revolução no Grêmio: dois craques do Palmeiras estão na lista!