Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA - Legenda: Vitórias consecutivas trazem esperança ao Grêmio para alcançar zona de classificação para a Libertadores / Jogada10 O Grêmio teve êxito em iniciar uma recuperação em setembro e passar a mudar a sua perspectiva mo Campeonato Brasileiro. Afinal, em setembro o time somou duas vitórias, um empate e uma derrota. Com isso, alcançou a décima colocação e construiu um cenário favorável por se distanciar da zona de rebaixamento, com dez pontos de vantagem. Ao mesmo tempo, a missão de entrar no G-6 se tornou mais possível. Isso porque, atualmente a distância é de oito pontos. Apesar da maior probabilidade pela melhora do desempenho, o Grêmio sabe que se trata de uma tarefa difícil. Principalmente pelo aproveitamento do atual sexto colocado, o Bahia, que ainda é superior, 55,6% de aproveitamento. Caso o time nordestino mantenha a regularidade, encerraria sua campanha no Brasileirão com 63 pontos.
Cálculos para a Libertadores Ou seja, em um primeiro momento o Grêmio necessita somar os 64 pontos para não ficar refém dos critérios de desempate e garantir a vaga direta na Libertadores. Assim, precisa melhorar o seu aproveitamento de pontos e alcançar os 79,4%. Com isso, em princípio, será necessário fazer 31 pontos dos 39, que ainda tem a disputar. Neste contexto, o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), perito em cálculos envolvendo futebol prevê uma probabilidade de 6,1% para encerrar o Brasileirão entre os seis primeiros colocados. Se o Grêmio promover uma mobilização pela classificação direta para a Libertadores, a missão se torna um pouco mais difícil. Afinal, o Mirassol se encontra na quarta colocação, com 42 pontos e aproveitamento de 58,3%. Portanto, o time do interior de São Paulo terminaria o Campeonato Brasileiro com 66 pontos.
Desta forma, o Tricolor gaúcho precisaria finalizar a sua campanha no torneio com 67 pontos. Neste caso, o aproveitamento precisaria subir para 87, 2% de aproveitamento. No caso, 34 pontos dos 39 que ainda estão em disputa. Contas para escapar do rebaixamento Os cálculos do Imortal para confirmar a sua permanência na elite do futebol brasileiro é que cinco pontos sejam suficientes para virtualmente confirmar a continuidade na Primeira Divisão. Isso representaria um rendimento de 19,5% dos pontos. As estimativas da UFMG apontam que o risco de queda é de 3,4%. A base para tais cálculos é o Juventude , primeiro time dentro do Z-4, com 22 pontos. Pelo seu aproveitamento de 30,6% de aproveitamento, a tendência é de que finalize o Campeonato Brasileiro com 35 pontos. Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads , Twitter , Instagram e Facebook.
VEJA TAMBÉM
- Atitude de Luís Castro empolga torcida, mas finanças do clube preocupam.
- Grêmio com Transferban? Novo CEO revela pendencias milionárias do Grêmio
- Divida milionária? Artilheiro notifica e cobra milhões do Grêmio após atraso de pagamento

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Reforço Sondado e Parceria com Kike: Novidades no Mundo do Futebol
Grêmio avança em negociação e fica perto de acertar venda de Cristian Olivera.
Injeção de Recursos e Consultoria Badalada Impulsionam Performance do Grêmio
Trio Uruguaio de R$ 60 milhões Repete Roteiro no Grêmio e Frustra Expectativa
Chegada de Luís Castro provoca demissão no Grêmio; saiba mais
Grêmio dispensa auxiliar técnico permanente da equipe principal da equipe.
Instituto Geração Tricolor promove festa de Natal para jovens apaixonados por futebol
Grêmio academy lança inscrições para pré-temporada 2026
Grêmio encaminha venda de Cristian Olivera para o Bahia no futebol brasileiro.
Grêmio contrata consultoria para analisar finanças de Flamengo e Corinthians
Contratos dos Jogadores do Grêmio 2026: Informações Importantes Para a Temporada.
Grêmio e Flamengo decidem título inédito na Copa do Brasil Feminina
Grêmio adiará utilização dos titulares e apostará em jovens no Gauchão
Novo CEO do Grêmio define prazo para quitar atraso de salários aos jogadores
Brasileiros têm vantagem contra europeus em retrospecto antes de PSG x Flamengo