
Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA - Legenda: Mano abordou como foram seus primeiros 45 dias de trabalho como técnico do Grêmio / Jogada10 A chegada de Mano Menezes possibilitou um princípio de recuperação para o Grêmio . Afinal, mesmo com apenas 11 partidas, o treinador conseguiu retirar a equipe da zona de rebaixamento. Os próximos passos para dar sequência ao gradativo crescimento são a paralisação dos compromissos e a chegada de novos jogadores. Em entrevista ao portal 'Gaúcha ZH', o segundo treinador do time no ano assegurou que haverá uma evolução de rendimento do time na segunda parte da temporada.
"Penso que a projeção que nós vamos fazer é de melhora. A equipe do segundo semestre vai entregar mais como equipe do que a equipe vem entregando agora. A questão do quanto vai ser essa melhora, nós ainda precisamos ver, porque também temos que ver o que os outros vão fazer. É uma competição, podemos melhorar bastante, mas os outros também podem. E eu acho que o mais importante para agora é tentar vencer o Corinthians no último jogo antes da parada. Daria 18 pontos e, no visual, estar entre os dez primeiros, provavelmente, pela conta que a gente fez. Esse é o primeiro passo importante", disse o comandante. "Vamos tentar chegar em um ponto comum e ver o quanto a equipe pode avançar em termos de tabela nesse segundo semestre. Criamos um problema, vamos lá tentar resolver. O mais importante é fazer melhor. Se cobrar no sentido de estabelecer metas para a gente ir alcançando. Metas realizáveis que os jogadores enxergam ali na frente e que se sintam motivados por alcançar. As pequenas metas para depois metas maiores, mais significativas, é o que a gente quer fazer", complementou o treinador.
Análise dos 45 dias iniciais de trabalho no Grêmio "A maior dificuldade foi a densidade de jogos, num curto espaço de tempo. A gente jogou aí nos primeiros 29 dias, oito jogos e assim seguiu. Para uma equipe que não vinha bem e você chega e assume o trabalho nesse momento, tudo que é necessário é treinar, trabalhar mais, poder fazer as correções exercitando-as, praticando-as e tudo isso não foi possível fazer nesse período quase", detalhou Mano. "A dificuldade maior se residiu aí. Mas, por outro lado, assim, encontramos um grupo com muita vontade de sair da situação que estava querendo participar muito dessa etapa de reconstrução e isso ajudou a gente a passar pelo menos nessa parte, tendo tido basicamente um prejuízo grande, foi a eliminação da Copa do Brasil. As outras questões a gente conseguiu ir sobrevivendo, que nem eu falo aqui internamente", completou.
Modificações primordiais Em seguida, o comandante apontou as modificações que foram essenciais depois da mudança de comissão técnica no Grêmio. "Todas as ideias são boas, se bem executadas. Isso aí precisa ficar claro para todo mundo. Cada um escolhe o seu jeito, acredita no seu jeito, vence do seu jeito e provavelmente por ter vencido do seu jeito é que mantém aquela ideia mais conceitual. O Grêmio tinha escolhido uma ideia, jogava com pontas e o time era um time que trabalhava para que a bola chegasse nas pontas para depois fazer o acabamento da jogada", esclareceu. "Eu, por característica dos jogadores que vejo, se nós formos por lá, nós vamos diminuir o nosso aproveitamento de gols. Não temos atacantes com característica de área para você ficar tentando esse tipo de acabamento. Por isso escolho outra. E a segunda, porque acho que também é uma maneira mais simples de se jogar e mais fácil do adversário neutralizar, porque é fácil dele ler", adicionou o treinador.
Razões que contribuíram para o crescimento do Grêmio em seu trabalho "Fizemos os nossos seis jogos do Campeonato Brasileiro. E os números, todos eles, vieram crescendo nesse período. Os números objetivos, né? Controle do jogo, posse de bola no campo do adversário, construção de jogadas ofensivas. O time tem chegado nos últimos jogos na área do adversário. Até chamei a atenção de alguns números sobre conclusões nos últimos dois jogos", argumentou Mano. "Menos gols sofridos, defesa melhor posicionada em linha de quatro para permitir menos aos adversários. Acho que estamos indo aí. Duelos, ganhos que falei antes. Sofremos menos na bola parada defensiva. Melhoramos na bola parada ofensiva. São números bem objetivos que vocês me usam para direcionar. Primeiro, as prioridades de treinamento, que você trabalha pouco tempo. Então, priorizamos aquilo que nós achamos que seja mais necessário. E esses números servem para orientar e balizar isso", disse.
Relevância da qualificação do elenco para o crescimento da equipe "Penso que todos vão aproveitar a janela. Teremos modificações, sairão jogadores. Porque no meio do ano sempre saem jogadores, que é a maior janela da Europa. Muda-se muito em termos do que se fez até então. E, consequentemente, chegam outros jogadores. É bom tê-los para fazer toda a preparação, essa parada. Óbvio que seria o ideal, mas nós nunca trabalhamos com o ideal. Sempre trabalhamos com o possível", avaliou o comandante. "Tenta aproximar do ideal, mas a gente sabe que não vai acontecer como deveria ser sempre. Mas os jogadores que chegarem vão também estar em uma condição de trabalho. Porque vão vir de algum lugar onde estavam jogando. Então, eu acho que isso é o mais importante. A questão tática, você aproveita o último período e talvez possamos todos estar juntos para que a coisa ande bem. Nós não vamos contratar o supercraque, o 'jogadoraço', porque é impossível fazer isso. Nós temos que encontrar jogadores que façam funções e completem o elenco", alegou .
Planejamento do Grêmio durante a paralisação na temporada "Nós estamos ajustando isso ainda. Já temos toda a nossa ideia de carga, de trabalho. Temos um jogo com o São José nesse período que vai ser usado para nós fazermos, que é a decisão da Recopa. Também vamos utilizar esse jogo como um jogo preparatório para esse ritmo que queremos. Vai ser realizado cinco dias antes do jogo da volta do Campeonato Brasileiro", . "Então, está dentro do último trabalho que vamos fazer. Mas vamos querer fazer mais dois (amistosos). Achamos que entre preparação e treino é o ideal para a gente chegar com o ritmo de competição . Também não vamos perder muito daquilo que temos até aqui. Tenho certeza que os jogadores também vão estar preocupados, no bom sentido, para estar em uma condição ideal. Já não teremos férias. Teremos uma semana, 10 dias, que será a nossa parada. E não se perde essa condição também em 10 dias".
VEJA TAMBÉM
- Igor Rabello e Helinho entram no radar do Grêmio; clube se movimenta nos bastidores
- Superação e volta por cima: Paulo Miranda retoma carreira após suspensão
- Por que o Grêmio não contrata? Vice revela de onde pode sair o dinheiro
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Portaluppi destaca importância do Grêmio em Coletiva no Mundial de Clubes
São Paulo negocia contratação de jogador do Grêmio para reforçar elenco.
Atacante cobiçado foi oferecido ao Grêmio para próxima temporada.
Grêmio fará reforço milionário ao Cruzeiro para fortalecer elenco.
Grêmio age conforme regulamento da CBF após ação de Walter Kannemann
Grêmio sai na frente na semifinal do Gauchão Sub-20 ao vencer São José.
Walter Kannemann garante cumprimento de regulamento da CBF pelo Grêmio
Grêmio se manifesta sobre declaração de Matías Arezo
Classificação dos Jogadores do Grêmio no Primeiro Semestre de 2025
Jornalista critica investimentos em contratações do Grêmio no mercado de futebol
Avaliação do Grêmio sobre as atuações de Tiago Volpi
Multa para Utilização de Marlon e Postura de Kannemann no Grêmio
Grêmio pode pagar multa para utilizar Marlon contra o Cruzeiro.
Meia Do Grêmio Convocado Para Seleção Colombiana: Destaque Internacional Para Jogador Brasileiro
Grêmio supera o Criciúma em jogo do Campeonato Brasileiro Sub-17
Igor Rabello e Helinho entram no radar do Grêmio; clube se movimenta nos bastidores
Atitude de Kannemann pode desafogar elenco do Grêmio no futebol.
Superação e volta por cima: Paulo Miranda retoma carreira após suspensão
Por que o Grêmio não contrata? Vice revela de onde pode sair o dinheiro
JOGADOR do Atlético-MG interessa ao Grêmio
Suárez solicita saída do Grêmio em decisão sincera e profissional
Grêmio negocia contratação de atacante do Toluca para reforçar equipe.
Vice do Grêmio admite restrições financeiras e descarta contratações de impacto
Realidade financeira atinge o Grêmio com força no futebol brasileiro
Exigência impede liberação de Pavón do Grêmio
Diretoria do Grêmio esclarece polêmica sobre volante do Juventude no mercado.
Grêmio segue negociação por Adryelson no mercado da bola
Grêmio hoje: Jemerson, Rui Costa de volta e interesse em meia argentino.
Rui Costa Responde sobre Possível Retorno ao Grêmio após Vínculo com Caleffi
Jemerson interessa ao Athletico, revela vice do Grêmio
Grêmio busca contratação de meia argentino no mercado de transferências.
Desempenho do Grêmio em 2025: Números e Estatísticas Atuais do Clube.
Daniela Montoya convocada novamente para a Seleção Colombiana de Futebol.
Grêmio planeja reintegração de volante ao elenco de Mano Menezes.
Grêmio monitora Elevation do Guaíba para Alterar Local de Treinos
Torcedor gremista se destaca no Mundial de Clubes da FIFA
Vice de Futebol do Grêmio Fala Sobre Chegadas, Saídas e Troca de Técnico
Repercussão da torcida do Grêmio sobre desempenho de Cuiabano no mundial com o Botafogo.