Com a temporada 2024 finalizada, o Grêmio planeja o próximo ano com a certeza de muitas mudanças no organograma. A saída do técnico Renato Portaluppi foi o princípio de uma série de despedidas do clube. Uma nova comissão técnica e um vice de futebol, o terceiro em dois anos, serão novidades em 2025. O clube terá o primeiro treinador diferente de Renato com a nova gestão, capitaneada pelo presidente Alberto Guerra, iniciada no fim de 2022. Na época, o ídolo gremista já estava no comando da equipe e renovou contrato mais duas vezes, para as temporadas 2023 e 2024. Aliás, o Grêmio não precisava buscar um novo técnico ao final de um ano desde 2013. Na época, também foi Renato a deixar o clube. Desde então, embora com mudanças durante as temporadas, sempre o treinador que fechou um ano iniciou o seguinte. A busca do Grêmio não se resume apenas ao técnico. Na terça-feira, um dia após a saída de Renato, foi anunciado que os auxiliares Alexandre Mendes e Marcelo Salles também deixam o clube. O mesmo se deu com o preparador físico Mário Pereira e o auxiliar Gabriel Gindri Alves, o treinador de goleiros Mauri Lima e o seu auxiliar Enio Oliveira.
Em contrapartida, o cargo de vice de futebol terá troca pela segunda vez em dois anos. Menos de um ano e meio, para ser específico. Paulo Caleffi desempenhava a função no começo da nova gestão. Demitido em junho de 2023, foi substituído por Antônio Brum, então diretor de futebol. Os dois haviam sido fundamentais para a contratação de Luis Suárez. No comunicado da saída de Brum , em nota oficial, o Grêmio limitou-se a dizer que o novo vice-presidente de futebol será anunciado nos próximos dias. O nome de Luciano Feldens, integrante do Conselho de Administração do clube, é apontado como possibilidade para o cargo.
Conforme apurou o ge , o Grêmio irá primeiro definir o novo dirigente e depois avançar nas outras etapas da reformulação. Como é um cargo de confiança, o entendimento é que é imprescindível que o vice de futebol participe da escolha do novo técnico. Tite já foi sondado pela diretoria, mas respondeu que tem negociações com clubes de fora do Brasil. O objetivo do treinador é trabalhar em uma equipe da Europa, inclusive com a possibilidade de esperar até a metade de 2025 se necessário.
Enquanto busca definir o novo encarregado pela função na diretoria e do comandante para 2025, o Grêmio precisa também dar atenção à montagem do elenco para a próxima temporada. Alguns jogadores têm contrato por encerrar e seguem com situação incerta. Rodrigo Caio, Reinaldo e Diego Costa terminam contrato no fim deste ano. Oficialmente, ainda não se sabe se permanecerão, embora a tendência seja por saída. Rafael Cabral e Soteldo, emprestados por Cruzeiro e Santos, respectivamente, estão incluídos na lista das indefinições no elenco tricolor.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Novo técnico do Grêmio: conheça as características de Luís Castro
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.