Nem o gremista mais otimista esperava uma resposta tão rápida de Braithwaite quando chegou ao Grêmio. Logo que desembarcou em Porto Alegre, a condição física do atacante chamou atenção da comissão técnica do clube. Alimentação equilibrada, sono regrado e outros cuidados com o corpo explicam o rendimento em campo do dinamarquês. Recentemente, o presidente do Grêmio Alberto Guerra deu uma declaração de que Braithwaite é o jogador mais profissional com quem já trabalhou. A fala do mandatário vai ao encontro do que se fala nos bastidores sobre o centroavante. O atleta é muito elogiado pela dedicação nos treinos e pelo tratamento com os companheiros de equipe e funcionários no CT Luiz Carvalho. O dinamarquês estreou pelo Tricolor no time titular e desde então não saiu mais.
Acontece que Braithwaite é daqueles que levam o futebol a sério e vê o próprio corpo como uma ferramenta de trabalho. Alguns cuidados específicos que o jogador tem na rotina o diferencia dos outros. – Ele (Braithwaite) é muito perfeccionista no sono. Não bebe álcool. Não joga videogame. Só isso aí já livra de grandes problemas. Tem muito jogador que está perdendo a carreira por causa do videogame. O Martin come a comida dele, aprecia comida de verdade. A partir do outro dia está no clube recuperando, câmara hiperbárica, alongamento, exercícios modernos. Ele é 100%. Não tem falha – conta o personal trainer do atacante gremista, Leonel Villeroy. A carreira na Europa moldou o atacante gremista, que chegou no futebol brasileiro com a sede de marcar seu nome na história.
Ao ser contratado, vinha de um período de férias, mas não sentiu a parte física. Todos os 18 jogos que Braithwaite tem com a camisa do Grêmio são como titular. São oito gols e duas assistências. O preparador físico Leonel Villeroy trabalha com o dinamarquês desde 2019, quando recém tinha sido contratado pelo Barcelona. O personal conta que se impressionou com a disposição do centroavante para treinar fora do clube, principalmente quando não atuava bem. – Quando ele ia mal ou não jogava, me mandava mensagem de noite, enquanto eu estava dormindo. Aí eu acordava de manhã e tinha mensagem dele: "vamos treinar às 6h ou 6h30", porque ele ficava indignado e queria treinar.
Foram mais de 15 vezes! O jogo tinha recém acabado e tinha mensagem. Eu dizia que ele precisava descansar. Só que não dava espaço, treinava de manhã, colocava para fora – revelou Leonel em entrevista exclusiva ao ge e RBS TV. A gente trocava ideia e construímos uma relação de confiança, honestidade, confidencialidade. Sempre tive a confiança dele.
Villeroy mostra a importância de o atleta ter uma equipe particular para trabalhos complementares, que vão além do clube. A mudança física de Braithwaite é notória (veja as fotos abaixo). Na Europa, é normal ver jogadores com uma equipe grande que convive em suas casas. Este trabalho, apesar de não ser com profissionais do clube em que atua, é conversado com a comissão técnica, para não haver sobrecarga. Além de um preparador físico, o estafe do dinamarquês comporta diferentes especialistas na área de fisioterapia, como quiropraxia e osteopatia, psicólogo ou mental coach da área do esporte, nutricionista e um chefe de cozinha. Essa é a realidade que Braithwaite está acostumado e tenta manter agora no Grêmio. Aos 33 anos, o dinamarquês tem contrato com o clube gaúcho até a metade de 2027.
VEJA TAMBÉM
- FORÇA MÁXIMA EM CAMPO? Escolhas de Luís Castro para duelo com o São Paulo
- PATROCÍNIO MILIONÁRIO EM JOGO! Grêmio avança por master e naming rights da Arena
- BARCA SEGUE EM MOVIMENTO! Grêmio define saídas após reforços e aguarda propostas

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
FORÇA MÁXIMA EM CAMPO? Escolhas de Luís Castro para duelo com o São Paulo
PATROCÍNIO MILIONÁRIO EM JOGO! Grêmio avança por master e naming rights da Arena