Grêmio e Inter entram em campo por competições diferentes nesta quarta-feira, mas carregam algo em comum para os confrontos por Brasileirão e Copa do Brasil, respectivamente: técnicos sob pressão. Renato Portaluppi e Eduardo Coudet encaram um momento de críticas e contestações e buscam reverter o quadro atual para dar um novo rumo aos times na temporada. O Tricolor enfrenta o Cruzeiro às 18h30, no Centenário, em Caxias do Sul, pela 16ª rodada. Empatar não basta. Será preciso vencer para sair da zona do rebaixamento. O recorte recente de cinco pontos nos últimos 30 gera um ambiente pesado de críticas e até gritos de burro para Renato, ídolo e estátua. O Inter, por sua vez, dá início a um duelo eliminatório com o Juventude, às 19h, no Beira-Rio, pela 3ª fase da Copa do Brasil. Abrir vantagem é o objetivo. Mas haverá pressão. O time não ganha há quatro jogos, e Chacho virou alvo de vaias e xingamentos por parte da torcida.
Do lado gremista, Renato insinuou que colocaria o cargo à disposição no vestiário do Alfredo Jaconi, após ser goleado pelo Juventude, mas foi demovido da ideia de forma imediata pelo presidente Alberto Guerra e demais dirigentes do departamento de futebol. Conforme apurou o ge , a direção blinda o vestiário, não teme que Renato oficialize um pedido de demissão e não cogita tirá-lo do cargo , apesar da série negativa e pressão externa. Há confiança internamente no discurso e convicções do técnico, que aposta na melhora do time com o retorno de convocados, lesionados, além da chegada dos reforços. "Nós vamos sair dessa situação tranquilamente. O Grêmio vai sair. Daqui a pouco o Grêmio vai para o lugar dele." — Renato Portaluppi, técnico do Grêmio
A expectativa é oferecer uma resposta à torcida de forma imediata para respirar nos pontos corridos e gerar tranquilidade para domingo, quando coloca o futuro à prova na Copa do Brasil. Após empate sem gols com o Operário no Paraná, as equipes dependem de uma vitória por vaga nas oitavas. Com a abertura da janela de transferências nesta quarta, o Tricolor poderá contar com o acréscimo do zagueiro Jemerson a partir do fim de semana. O clube trabalha para contratar dois atacantes, sendo um centroavante, e um meia para disputar posição com Cristaldo.
Em uma análise fria, os números de Coudet em 2024 não são ruins. O aproveitamento geral é de 65,7%. Contudo, certos resultados foram frustrantes, como a eliminação para o Juventude no Gauchão, os empates com Tomayapo e Atlético-GO em casa e derrotas amargas para Belgrano, Vitória e Vasco. A sequência decisiva que se avizinha para o Inter ditará o futuro nos mata-matas. Quatro dos próximos cinco jogos serão válidos por Copa do Brasil e Sul-Americana, a começar nesta quarta. Para largar na frente e diminuir a tensão, Coudet terá o retorno de Valencia e de outros titulares.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Novo técnico do Grêmio: conheça as características de Luís Castro
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.