Pep Guardiola tem uma teoria de que campeonatos são vencidos nas oito últimas rodadas e perdidos nas oito primeiras. Apesar do Brasileirão estar na 10ª rodada, o Grêmio jogou seu oitavo jogo nesta quarta-feira. Não se sabe se a filosofia do treinador multicampeão se aplica também ao rebaixamento, mas é certo que, passadas oito partidas, o time gaúcho está afundado no Z-4 depois da derrota por 1 a 0 para o Fortaleza no Castelão.
Por falar em técnico, Renato Portaluppi sempre tem bom discurso na ponta da língua. Sair em defesa do grupo é uma característica, e nada tem de errado nisso. Mas de alguma forma esconde as deficiências do time, que não são poucas. Ponha-se convocações, lesões e preservações, não sobra muita qualidade em um elenco limitado.
Para o confronto no Castelão, pelo menos seis potenciais titulares estavam fora: Kannemann, Villasanti, Soteldo e Diego Costa indisponíveis, e Geromel e Cristaldo no banco. Por outro lado, JP Galvão seguiu firme como titular. Mais uma vez decepcionante, para dizer o mínimo.
Em linhas gerais, o duelo foi ruim dos dois lados. O Grêmio até teve certo volume de jogo no início, mas não conseguiu levar muito perigo ao gol adversário. O Fortaleza, quando chegou, mudou o cenário da partida. Em lance de bicicleta de Tinga na área, Rodrigo Ely cometeu (outro) pênalti ao subir com o braço aberto. Lucero converteu.
Para piorar, Pepê exagerou na dividida com Martínez e levou cartão vermelho antes do intervalo. Com um a menos em campo e no placar, a tarefa no segundo tempo era complicada. Como foi, de fato. A única chance de perigo foi já nos acréscimos. No desespero, Ely se aventurou no ataque e acertou a trave, e Nathan Fernandes isolou a chance do empate.
Foi a quinta derrota seguida do Grêmio no Brasileirão. Nem em 2021, ano do último rebaixamento, houve série negativa assim. O time é 18º colocado, mas tem a mesma pontuação do lanterna e pode até ser ultrapassado pelo vitória nesta quinta e terminar a rodada em penúltimo.
VEJA TAMBÉM
- Mistério no CT: Grêmio esconde possível retorno e Luís Castro mantém suspense antes da semifinal
- Semana decisiva no Grêmio: Willian vira dúvida, Amuzu corre contra o tempo e Luís Castro busca soluções
- FUTURO GARANTIDO! Grêmio encaminha renovação de joia da base até 2030

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
A tomada de decisões sob pressão: do gramado à mesa de pôquer
Mistério no CT: Grêmio esconde possível retorno e Luís Castro mantém suspense antes da semifinal
Semana decisiva no Grêmio: Willian vira dúvida, Amuzu corre contra o tempo e Luís Castro busca soluções
FUTURO GARANTIDO! Grêmio encaminha renovação de joia da base até 2030
VOLTA DE PESO! Grêmio ganha reforços decisivos para decisão contra o Juventude