O Grêmio deu mole. Como gosta de dizer o Renato, o Grêmio deu mole. Foi bem isso que aconteceu. Um jogo que tinha tudo pra ser vencido, acabou empatado e, como consequência, tirou o Grêmio da primeira colocação do grupo.
Agora, o Grêmio vai pegar o Fluminense nas oitavas e decidir a segunda partida fora de casa. Se passar, pega Galo ou San Lorenzo. E, em uma hipotética semifinal, pegaria o River Plate. Desde o começo, foi possível ver o nervosismo dos jogadores gremistas.
O Estudiantes jogava com muito mais personalidade. Parecia que os argentinos é que estavam classificados. Aliás, até agora não entendi o motivo do Estudiantes jogar com tanta vontade, sendo que estavam eliminados. Colocaram até jogador vendido na partida. Meio maluca a situação. Mas o Grêmio não jogou bem. Renato fez o básico, tirou Galdino e pôs Pavón no seu lugar. Nenhuma objeção. Afinal, é o time mais lógico a se colocar em campo.
Só que futebol não é nada previsível. O trio de ataque, Pavón, Soteldo e Diego Costa não jogou tão bem assim. Os dois pontas foram discretos ou ineficientes. Pavón foi discreto, Soteldo foi ineficiente. E, sim, a crítica é um tanto quanto dura com o Soteldo, mas a real é que nenhuma das jogadas dele acabou sendo produtiva. Do ataque, o único cara que se salvou foi, mais uma vez, o Diego Costa.
Foi dele a única jogada do primeiro tempo e a assistência para o gol, no segundo tempo. Na primeira etapa, a chance gremista aconteceu em um calcanhar dele para o Dodi. E foi uma lástima aquela bola. Se caísse para um atacante, era gol na certa. Uma pena.
Depois, Diego ainda deu a assistência no gol do Cristaldo. Pra mim, ele foi o melhor em campo de novo. Nem sei o que dizer sobre a lesão dele. Sim, Diego saiu com a coxa lesionada. Tão ruim quando perder a primeira colocação é essa lesão. Cristaldo foi decisivo novamente. Sei que tô repetitivo, mas o cara é um segundo atacante. Tá nítido isso. O primeiro tempo foi discretíssimo dele, porém, bastou receber uma bola na entrada da grande área que saiu gol. É um camisa 10 que, na real, é camisa 11. Segundo atacante que joga por dentro. Gostei demais do Dodi.
Penso que foi fundamental para a proteção da zaga de novo. Por mim, não tem mais como sair do time. Pepê e Villa terão que disputar posição. Marquesín fez boas intervenções e repetiu a segurança de quem cresce em jogos de Libertadores. Não passou por ele o empate. O empate passou primeiro pelo nível de atuação e depois por um erro grosso de marcação. Falo isso porque não foi um lance pontual. O Grêmio teve um nível de jogo bem fraco. Pareciam nervosos e o Estudiantes muito mais seguro pra jogar. O primeiro tempo gremista foi de uma lentidão danada gremista. Depois, no segundo tempo, o jogo melhorou. Longe do ideal, mas melhorou.
Agora, um erro individual no escanteio puniu todo mundo. Pra mim, o principal culpado foi o João Pedro, lateral. Ele estava na marcação e deixou o cara escapar. Rodrigo Ely parece ser culpado porque subiu pra tentar antecipar, mas não foi ele. Foi o JP que falhou na missão. Taticamente, penso que o Renato poderia ter ido melhor, né? Quando ele tira o Soteldo e joga o Carballo como meia mais adiantado, alá Cristaldo, toma o gol logo depois. Ai, se vê obrigado a sacar o Pepê (recoloca o Carballo de volante) pra pôr o Galdino. Ficou confuso. Sei que é fácil falar depois, porém, claramente não deu certo. E fica o registro. Outra, ficou nítido que não tem meia. Carballo entra adiantado pra ver se rolava alguma coisa. Quando deu o empate, a única saída era meter atacante e tentar ir no “de qualquer jeito”. Nessa, não consigo culpar o Renato. Ele ia colocar quem? O Nathan Pescador? Du Queiroz? Nenhum funcionou. Está aqui uma carência gritante para reforçar na janela e inscrever nas oitavas. Enfim, o Grêmio classificou. E isso que importa. Uma pena que a noite foi longe de ser a ideal para as mais de 32 mil pessoas que estavam no Couto Pereira mereciam bem mais. Bem mais.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.
Interesse do Time Mexicano em Volante do Grêmio: Valor do Negócio Definido
Grêmio Inicia Colocação do Novo Gramado da Arena de forma Eficiente.
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!