O Grêmio está diante de um dos jogos mais importantes da temporada e trata o reencontro com o Huachipato, às 21h desta terça-feira, como uma decisão de mata-mata. Internamente, direção e comissão técnica blindam os jogadores e concentram todas as forças para a partida que pode definir a vida das duas equipes na Libertadores. O Tricolor entrará em campo no estádio CAP podendo voltar para casa com dois dos três resultados possíveis. Vitória classifica. Empate empurra a decisão para o último jogo. Uma derrota, em contrapartida, significa eliminação precoce. Neste cenário, restaria ao clube gaúcho lutar com o Estudiantes por uma vaga no playoff da Sul-Americana na última rodada. Uma eventual queda seria uma decepção enorme para a torcida que esperou quatro anos para ver o time de volta na principal competição do continente. O Grêmio só caiu na fase de grupos duas vezes na história, em 1982 e 1990. Em 2021, foi eliminado na fase preliminar.
Como maior ídolo da história do Grêmio, Renato sabe dos problemas que uma eliminação representaria, por isso redobra esforços na mobilização do vestiário em busca de pelo menos um ponto para sair vivo do Chile. Longe das condições ideais, o papel de gestor tem sido ainda mais importante neste momento atípico pelo qual o clube atravessa. Em um contexto motivado pela tragédia no Rio Grande do Sul, os jogadores vão a campo com o papel de dar alegria à torcida gremista e aos gaúchos, que precisam de uma “válvula de escape”. Esse é o teor das cobranças do treinador aos atletas, que se mostram cientes e compreensivos com a realidade. Sabemos da nossa responsabilidade e vamos trabalhar pra sair de lá vivos e decidir em casa. — Renato Portaluppi, técnico do Grêmio
No último sábado, pelo Campeonato Brasileiro, o técnico mandou a campo uma equipe reserva, exceção feita a Villasanti, desfalque nesta terça por estar a serviço da seleção do Paraguai. Pela proximidade dos confrontos, Renato priorizou a Libertadores. Os titulares, poupados contra o Bragantino, chegam descansados para o duelo desta noite. As últimas horas do Grêmio no Chile têm sido de blindagem ao grupo. A delegação chegou em Talcahuano na tarde de domingo, antes da maioria dos veículos de imprensa do Brasil. Houve pouco contato entre clube e jornalistas em solo chileno. Na segunda-feira à tarde, com portões fechados, a comissão técnica comandou o último trabalho na Universidade Santa Maria, a menos de três quilômetros do hotel em que estão hospedados. A atividade serviu também para os jogadores se ambientarem à baixa temperatura - a previsão para o horário do jogo é de chuva e mínima de 7ºC.
Como ponto positivo, o Tricolor não deve encarar um ambiente hostil ou de pressão. São esperados cerca de seis mil pessoas no estádio CAP, público pouco acima da média normal. Nos dois jogos que o Huachipato disputou em casa, empatou ambos. Histórico que dá esperança. Se o Grêmio vencer, volta para Curitiba classificado e joga contra o Estudiantes para brigar pela liderança do grupo C. Se empatar, a vitória contra os argentinos, no próximo sábado, se torna obrigação para avançar às oitavas de final. O sorteio da Libertadores, realizado na segunda-feira, definiu que o primeiro colocado do Grupo C encara o Peñarol, do Uruguai. Já o segundo enfrenta o atual campeão, Fluminense, de Fernando Diniz. O provável Grêmio para enfrentar o Huachipato, às 21h no horário do Brasil, 20h no horário local, no estádio CAP, tem: Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo; Dodi, Pepê e Cristaldo; Galdino, Soteldo e Diego Costa.
VEJA TAMBÉM
- Mistério no CT: Grêmio esconde possível retorno e Luís Castro mantém suspense antes da semifinal
- Semana decisiva no Grêmio: Willian vira dúvida, Amuzu corre contra o tempo e Luís Castro busca soluções
- FUTURO GARANTIDO! Grêmio encaminha renovação de joia da base até 2030

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
A tomada de decisões sob pressão: do gramado à mesa de pôquer
Mistério no CT: Grêmio esconde possível retorno e Luís Castro mantém suspense antes da semifinal
Semana decisiva no Grêmio: Willian vira dúvida, Amuzu corre contra o tempo e Luís Castro busca soluções
FUTURO GARANTIDO! Grêmio encaminha renovação de joia da base até 2030
VOLTA DE PESO! Grêmio ganha reforços decisivos para decisão contra o Juventude