1Win

Mais velho, Douglas desafia lógica e é líder em número de jogos no Grêmio

Aos 33 anos e com fama de pouca resistência física, camisa 10 coleciona um jogo a mais que Giuliano e Luan, graças a cuidados especiais e uma nova disposição tática


Fonte: GloboEsporte

Mais velho, Douglas desafia lógica e é líder em número de jogos no Grêmio
Douglas é quem mais jogou pelo Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Parece até uma incompatibilidade. O jogador mais experiente do elenco, que costumeiramente era cobrado por sua capacidade física, é quem mais entrou em campo no Grêmio neste ano. Indicado por Felipão, mas “escolhido” por Roger, o meia Douglas, mais veterano do elenco, com 33 anos, tem 40 jogos oficiais em 2015. A maior marca entre os atletas gremistas.

Fruto de cuidado especial da parte física e nova disposição tática com Roger Machado. O irreverente Douglas, como se vê, não está nem aí para a pesada maratona de jogos, que podem levar o Tricolor a 55 dias seguidos sem descanso em meios de semana.


Na atual temporada, Douglas contabiliza os 40 jogos, um a mais do que Giuliano e Luan. Na sequência, aparecem Marcelo Oliveira, com 38, Maicon e Marcelo Grohe, com 35 - o volante, porém, tem outros 5 jogos com a camisa do São Paulo nesta temporada -, o zagueiro Rhodolfo, 33, que já deixou o Grêmio rumo ao Besiktas, da Turquia, o zagueiro Pedro Geromel, com 31, o lateral-direito Galhardo e o volante Walace, com 30, e o zagueiro Erazo e o atacante Pedro Rocha, com 27.

Douglas sempre foi tido, principalmente pela torcida, como a antítese do "atleta". Aos 33 anos, é o mais velho do elenco, um ano a mais que Edinho e três a mais que Bobô. Desde a primeira passagem pelo Grêmio, entre 2010 e 2012, o meia era cobrado pela maior movimentação e intensidade de jogo, além da ajuda na marcação. E também por sua forma física. Com o preparador físico Rogério Dias, recebe uma atenção especial, ao permanecer em alguns treinamentos sem ir ao campo, para fazer manutenção. Um combate ao desgaste físico.

Pedido por Felipão no final da temporada passada, só ficou fora de partidas em que não poderia atuar por questões legais, como a primeira rodada do Gauchão, quando ainda não estava inscrito na CBF. Foi reserva no último jogo do treinador no comando, contra o Coritiba, na segunda rodada do Brasileirão. Depois, perdeu o duelo com o São Paulo, no Morumbi, suspenso, e foi baixa contra o Goiás, no Serra Dourada, na estreia de Roger, e contra o Corinthians, por problema muscular, na primeira vitória de Roger Machado. Isso foi pela quinta rodada. Desde então, são 15 jogos em sequência pelo Nacional, fora a Copa do Brasil.



Roger modificou o posicionamento do camisa 10. Colocou-o mais avançado, quase como um atacante quando o Grêmio fecha os espaços na marcação. Assim, Douglas se desgasta menos e fica mais próximo do gol adversário. Além disso, cobra sistematicamente que o meia não recue para buscar a bola com os volantes e entre na área do rival.

- O que em alguns momentos, talvez tenha alterado no posicionamento, foi ele solicitar que, cada vez menos, viesse perto da linha dos meus jogadores médios, para articular o time. Para que permitisse que esses jogadores que tem por característica boa saída de jogo, sejam articuladores, e ele procure uma posição adiantada, e entre as linhas, poder usar sua capacidade. No terço final do campo, pela linha de lado, ou perto da área, que seja um jogador mais próximo da área - comentou o treinador, em entrevista exclusiva ao GloboEsporte.com.

A boa fase do camisa 10 se reflete também fora de campo. Nas redes sociais, passou de xingado, quando retrucou um torcedor em sua conta no Twitter, a saudado. Virou até “meme” em uma página no Facebook, chamada de "Doga 10, o maestro pifador".

Douglas tem tudo para fazer sua 41ª partida nesta quinta, contra o Coritiba, pela Copa do Brasil. Depois da segunda-feira de folga, o Tricolor se reapresenta e inicia os trabalhos pela manhã.


Douglas em trabalho físico no Grêmio (Foto: Lucas Uebel/ Divulgação Grêmio)


VEJA TAMBÉM
- Grêmio ganha do Estudiantes com um a menos e conquista primeira vitória na Libertadores
- Tricolor escalado para o jogo contra o Estudiantes
- Grêmio confiante para a Libertadores, e as lesões intermináveis





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

27/4/2024

26/4/2024