Após consultar os clubes que disputam a Série A do Brasileirão, a CBF acatou, nesta quarta-feira (15,) o pedido de 15 dos 20 times e paralisou as rodadas 7 e 8. Mas, afinal, quem votou a favor da pausa na competição em virtude das tragédias ocorridas por conta das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul nas últimas semanas? De acordo com a entidade, Atlético-GO, Atlético-MG, Athletico-PR, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Bahia, Juventude, Juventude, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Botafogo, Internacional e Vasco pediram a suspensão do campeonato. Flamengo, Palmeiras e São Paulo, de forma oficial, se posicionaram contra a paralisação. Corinthians, por nota oficial, disse que não se manifestou, enquanto Bragantino, também por nota oficial, disse ser a favor da pausa. No entanto, foi ignorado pela CBF na relação.
Caso não haja mudança, o Campeonato Brasileiro volta no dia 1º de junho, na 9ª rodada. Ainda segundo a CBF, os jogos da Copa do Brasil serão mantidos, uma vez que a entidade entende que não há maioria de times pedindo paralisação desse torneio. As demais competições (Séries B, C e D do Brasileiro, A1, A2 e A3 do feminino, Brasileiro masculino e feminino sub-20 continuarão sendo realizadas normalmente, com exceção das partidas que envolvem times gaúchos).
Veja o comunicado da CBF: Nos últimos dias, o Brasil se viu radicalmente afetado por uma tragédia ambiental sem precedentes na história, que impactou diretamente milhões de pessoas no Estado do Rio Grande do Sul e, por conseguinte, o futebol praticado no Brasil. Nesse sentido, não se pode olvidar que o esporte e a sociedade caminham concomitantemente, não podendo se separar ainda mais em um momento tão difícil para a população brasileira. Sendo assim, a CBF, como entidade nacional de administração do desporto, se solidariza com cada vítima desse evento catastrófico, ressaltando que está empreendendo todos os esforços, no âmbito nacional e internacional, que estão ao seu alcance para colaborar com o povo gaúcho nessa drástica crise através de ações e iniciativas, sem prejuízo de outras que ainda serão desenvolvidas, caso necessário.
Desse modo, após consultar os 20 clubes participantes da Série A do Campeonato Brasileiro e receber o pedido de 15 equipes pela suspensão da competição até o dia 27 de maio, a CBF reitera o compromisso público assumido de transparência e diálogo pela atual gestão e suspende as rodadas 7 e 8 do certame. Os clubes que pediram a suspensão da competição são: (1) Atlético ClubeGoianiense; (2) Atlético Mineiro SAF; (3) Club Athletico Paranaense; (4)Criciúma Esporte Clube; (5) Cruzeiro Esporte Clube SAF; (6) Cuiabá EsporteClube SAF; (7) Esporte Clube Bahia SAF; (8) Esporte Clube Juventude; (9) EsporteClube Vitória; (10) Fluminense Football Club; (11) Fortaleza Esporte Clube; (12) Grêmio Football Porto Alegrense; (13) SAF Botafogo; (14) Sport Club Internacional; (15) Vasco da Gama SAF. Tal decisão foi baseada também no pedido feito pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que encaminhou e endossou o pleito dos seus clubes filiados. A CBF informa também que a reunião do Conselho Técnico Extraordinária da Série A está mantida para o dia 27 de maio.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.