Após o pedido inicial feito pelo trio Grêmio, Internacional e Juventude, é discutida atualmente a possibilidade de paralisação do Campeonato Brasileiro por conta da tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Desde o início do último final de semana, a CBF enviou um ofício aos clubes da Série A em que pede uma posição oficial sobre o assunto - seja favorável ou contra a paralisação. Até o momento, 13 clubes já deram sua posição a favor da pausa. Em um primeiro momento, o Atlético-MG foi o primeiro clube a se posicionar publicamente a favor da paralisação por meio de entrevista de seu presidente, Sérgio Coelho. Ao longo da rodada do fim de semana, outro clube que se posicionou de forma pública em favor da paralisação foi o Athletico-PR. Na contramão, também no último fim de semana, dirigentes de Flamengo e Palmeiras explicaram que os clubes são contra qualquer paralisação neste exato momento. Os diretores Bruno Spindel e Anderson Barros, respectivamente, foram os representantes do Rubro-Negro e do Verdão que falaram. Já na noite de segunda-feira (13), os 11 clubes da Liga Forte União publicaram nota oficial em que pediram a paralisação imediata do Brasileirão até o dia 31 de maio. Cinco times ainda não se manifestaram publicamente: Bahia, Corinthians, Red Bull Bragantino, São Paulo e Vitória. Vale lembrar que a CBF marcou reunião para tratar do assunto com representantes dos 20 clubes para o dia 27 de maio. O Conselho Técnico é que vai ser o pontapé de partida para qualquer decisão a ser tomada. Entenda aqui tudo sobre o que esse encontro pode definir. Veja a posição de cada um dos 20 clubes da Série A do Brasileirão:
A favor: Atlético-MG (Libra) Atlético-GO (Liga Forte União) Athletico-PR (Liga Forte União) Criciúma (Liga Forte União) Cruzeiro (Liga Forte União) Cuiabá (Liga Forte União) Grêmio (Libra) Juventude (Liga Forte União) Fluminense (Liga Forte União) Fortaleza (Liga Forte União) Botafogo (Liga Forte União) Internacional (Liga Forte União) Vasco da Gama (Liga Forte União)
Contra: Flamengo (Libra) Palmeiras (Libra)
Sem resposta: Bahia (Libra) Corinthians (Libra) Red Bull Bragantino (Libra) São Paulo (Libra) Vitória (Libra)
Quais foram os posicionamentos dos clubes? Atlético-MG: "O futebol é muito importante, mas é importante que a gente também veja as dificuldades. Quando existe uma catástrofe, ela tem que ser tratada como catástrofe, e o que está acontecendo no Rio Grande do Sul é uma catástrofe. Os clubes e pessoas de lá não tem a menor condição de estar envolvidos, hoje, no futebol. Eles estão emocionalmente abalados. Eles não têm condições de treinar, têm familiares e amigos que estão passando dificuldades, podem ter perdido alguém da família, casa destruída. Para dar isonomia a esses clubes, no meu entendimento é que deveria parar o Campeonato Brasileiro", disse Sérgio Coelho, presidente do clube.
Liga Forte União (Atlético-GO, Athletico-PR, Botafogo, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Inter, Juventude e Vasco): Nesta segunda-feira, todos os clubes da Liga Forte União se posicionaram perante o ofício enviado pela Confederação Brasileira de Futebol. De forma unânime e em bloco, todos são a favor da paralisação imediata do Campeonato Brasileiro até a data de 31 de maio de 2024. A paralisação se faz necessária como medida humanitária, consensual e de justiça de competição.
Grêmio, Internacional e Juventude: Devido ao estado de calamidade pública no Estado, Grêmio, Juventude e Internacional enviaram ofício para a CBF solicitando o adiamento total (incluindo todas as equipes da competição) de até três rodadas do Campeonato Brasileiro Série A 2024. Os Clubes pedem compreensão e zelo para a situação, que impossibilita a realização de atividades esportivas no Estado e afeta o equilíbrio esportivo das competições.
A imagem contribui significativamente para este texto, demonstrando a diversidade de opiniões entre os clubes do Campeonato Brasileiro. Créditos: ESPN Images
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!
Reunião na CBF aponta mudanças impactantes para dupla Gre-Nal.
Visita da Mesa Diretora ao IGT fortalece parceria como Sócio Parceiro.
Reunião importante! Grêmio convoca sócios para assembleia geral sobre assuntos relevantes do clube
Treinador Luís Castro acerta contrato longo com o Grêmio.
Recusou o Grêmio? Atacante renova e acaba com sonhos do Tricolor
Promessa do Grêmio, Cristian Olivera, reforçará Nacional no Uruguai
estilo de jogo ideal para Luis Castro no comando do Grêmio
Reunião do Conselho Deliberativo com Fórum dos Movimentos para alinhar pautas 2026
Palpites de Placar Exato da Sportytrader: Estratégia ou Sorte?
Mano Menezes se despede da torcida e deixa futuro indefinido: Seguimos de cabeça erguida
Grêmio fecha com Luís Castro e comissão GIGANTE: veja quem chega com o novo técnico!
Luís Castro substitui Mano Menezes e inicia revolução no Grêmio: dois craques do Palmeiras estão na lista!