Grêmio dá show fora de campo nas enchentes


Fonte: -

Grêmio dá show fora de campo nas enchentes
Definitivamente, não é uma boa hora para falar de futebol, ao menos dentro de campo, no Rio Grande do Sul. Todos nós estamos vendo a tragédia das enchentes que atingiram quase todos os municípios gaúchos, especialmente a região metropolitana. São cenas que viralizam pelas redes sociais, uma mais chocante que a outra, e, apesar de tanta gente ajudando, o sentimento que permanece é de tristeza por aqueles que perderam tudo, até suas próprias vidas, e pelo caos em Porto Alegre e outras cidades, submersas em águas enlameadas repletas de dor e morte.


No entanto, nestas horas estamos vendo lampejos de bondade e empatia: jogadores do Grêmio - e do rival Inter - se unem para ações em favor dos atingidos pela fúria da natureza, doando alimentos e mantimentos, dinheiro e até mesmo participando diretamente dos resgates, como o goleiro Caíque Santos e os ex-jogadores gremistas Edílson e Lucas Leiva.


Foi triste ver os garotos da base do Grêmio com a água até a cintura ou o peito andando na área do CT alagado, incluindo a joia Gustavo Nunes. Triste demais ver a Arena inundada, a grama virou piscina, a Grêmiomania sendo saqueada. Aliás, a área da Arena do Grêmio é uma das mais castigadas pelas chuvas. Houve, sim, descaso com a região do Humaitá: reformas no bairro e redondezas poderiam ter evitado muito sofrimento, mas não foram autorizadas pelo Ministério Público do RS e prefeitura sob o comando de Sebastião Melo. Por outro lado, o antigo estádio Olímpico Monumental está sendo monumental ao receber donativos para os necessitados.


Enfim, falando finalmente em futebol dentro de campo: os jogos de Grêmio e Inter, respectivamente pela Libertadores e Sul-Americana, na Colômbia e no Chile, foram adiados indefinidamente, como se esperava. A maior preocupação é do lado azul: o estádio UEFA, tão modernizado, se encontra tomado pelas águas, dentro e no entorno. Como recuperar o gramado, quanto tempo vai levar? Essa é só uma das muitas preocupações para o imortal. No lado vermelho, o Beira-Rio está mais elevado, não chegou a ser inundado, mas as redondezas estão alagadas.


A favor do Tricolor: haverá mais tempo para recuperação das lesões, embora, até onde se saiba, o Grêmio não tenha lugar para treinar, após o alagamento da PUCRS. E não poder treinar é uma má notícia, além das mais de 20 lesões em 2024 - Jefinho, a joia da base, é mais um “sorteado”, ficará meses sem jogar tendo recém voltado de fratura no crânio.


Para terminar: você pode ajudar? Doando em alguns dos PIX disponibilizados - cuidado com os golpes, faça-o em contas confiáveis - ou fornecendo donativos: cobertores, roupas, comida, ração para animais, eletrodomésticos, tudo o que possa imaginar. Sua força, seu amparo, seu acolhimento. A chuva tragou muito, e para muita gente, tudo. Há corpos boiando sobre as águas, desde bebês a idosos e animais. É muito, muito triste. Vai passar. Mas essa ferida vai doer por muito tempo, provavelmente para sempre, de várias maneiras, em quem tem um mínimo de empatia ou sofreu as consequências da fúria da natureza na pele, quando uma massa de ar quente colidiu com uma massa de ar frio, causando instabilidade total.


O quão metafórico isso pode ser? Estamos nos colidindo como seres humanos, torcedores, partidários, preconceituosos. A natureza refletiu a violência do povo, não só gaúcho, mas brasileiro, as polarizações perigosas - massa fria, massa quente. É hora de nos unirmos e repensarmos que a vida é muito mais que futebol, mas futebol também é uma vida para muitos. Que Deus resgate nosso Rio Grande, terra de tantas glórias e bravura. Que a chuva leve o que tiver de levar, mas também lave nossas almas e restaure nosso amor ao próximo e nossa humanidade.

VEJA TAMBÉM
- Ex-grêmio acerta transferência para rival da série A em negociação surpresa
- Grêmio anuncia retorno aos treinos da equipe feminina de futebol.
- Grêmio retorna aos treinos no CT do Corinthians






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

18/5/2024