1Win

Vitinho e Fernandinho vão de refugos a solução ofensiva para dupla Gre-Nal

Sem espaço com Aguirre e Felipão, atacantes ganharam vida nova com Argel e Roger


Fonte: GloboEsporte

Vitinho e Fernandinho vão de refugos a solução ofensiva para dupla Gre-Nal
Carrossel Fernandinho e Vitinho (Foto: GloboEsporte.com)


Há um fator em comum que liga atacantes rivais da dupla Gre-Nal. Antes renegados com técnicos anteriores, Vitinho e Fernandinho são exemplos de atletas que ganharam confiança com Argel e Roger, respectivamente, e deram a volta por cima. Se tornaram soluções para melhorar a produção ofensiva das duas equipes.

Enquanto Vitinho ganhou status de titular com Argel, enquanto não conseguia espaço com Diego Aguirre, Fernandinho praticamente vive jogos de “estreia” no Tricolor de Roger, já que não tinha o futebol apreciado por Luiz Felipe Scolari. Abaixo, o GloboEsporte.com, relembra essas duas trajetórias de times rivais, mas que têm grandes semelhanças.

Gangorra vermelha

Vitinho ganhou titularidade com Argel (Foto: Divulgação/Internacional)



Uma das principais contratações da temporada, Vitinho iniciou o ano como titular de Diego Aguirre, e com o pé direito. Logo na primeira partida, anotou dois gols no empate em 4 a 4 diante do São José, no Beira-Rio, pelo Gauchão.

Embora essa empolgação inicial, o atacante passou a perder espaço de forma progressiva, muito pela falta de aptidão para auxiliar na defesa. Viu Eduardo Sasha e Valdívia pularem à frente e chegou a ficar atrás na hierarquia de atletas como Jorge Henrique, negociado com o Vasco, e Taiberson, que voltou a trabalhar na equipe B.

O curioso é que o atacante, mesmo quando apresentava irregularidade em campo, correspondia com gols. Foi, por exemplo, quem empatou a partida contra o Emelec, em Manta, pela fase de grupos da Libertadores. Já diante do Tigres, pela semifinal da competição, não ficou no banco. Pelas quartas de final, nem chegou a fazer parte do grupo que viajou para a Colômbia enfrentar o Santa Fé.


Com a chegada de Argel, na última semana, o atacante foi colocado ao lado de Sasha e Valdívia, em um sistema ofensivo que tem a movimentação como característica. É o artilheiro do time no Brasileirão, com quatro gols.

– Fiquei muito tempo de fora, sabendo que eu teria que aproveitar quando viesse a oportunidade. É o que está acontecendo, estou aproveitando as chances, dando meu melhor e estou sendo abençoado – frisou Vitinho após a vitória por 2 a 0 sobre o Ituano, pela Copa do Brasil, em que anotou um dos gols (confira acima).

Salto atrasado

Fernandinho foi autor de gol em Gre-Nal (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)


Os últimos jogos deram uma certeza: que o Fernandinho que ainda não havia aparecido no Grêmio está de volta. Insinuante, consegue dribles e jogadas de linha de fundo pela esquerda, principalmente. Um ponta à moda antiga, bem como gosta o técnico Roger, que deixou claro em entrevista exclusiva que aposta no retorno deste tipo de jogador para que o futebol brasileiro volte a crescer.

O retorno também teve dedo dos atuais companheiros. O elenco pediu que a diretoria acertasse sua volta. O presidente Romildo Bolzan Júnior bancou a solicitação, com o “ok” de Roger. Hoje, Fernandinho virou opção para começar o duelo com a Ponte Preta. Pedro Rocha é seu concorrente direto à vaga no ataque - a tendência é que siga titular, apesar do bom momento do colega.

- Crescimento do Fernando se deve a ele. Ao interesse do atleta de oferecer o melhor serviço que puder, colocar a capacidade à disposição do coletivo. O Fernando vem bem, é importante ter os jogadores à disposição, que eles deem a contribuição. Quando você deseja manter o estado das coisas em campo, alterar uma característica para mudar um jogo, tenho isso à disposição. Voltou do período lá fora, o jogador que tem uma experiência internacional, na Itália ainda, onde tem uma cultura diferente, volta diferente. Talvez isso tenha ajudado no momento em que ele vive - comentou o técnico Roger.

A vida nova de Fernandinho no Grêmio passa, diretamente, pelo treinador. Felipão, sabidamente, não gostava do futebol do atacante. Tanto que o liberou para um período de empréstimo no Hellas Verona, na Itália, já que não tinha interesse de utilizá-lo em 2015. Na Europa, o atacante não teve também o sucesso dos tempos de Atlético-MG. Chegou abaixo fisicamente dos companheiros, que estavam com a temporada em andamento.

E Fernandinho teve o bom momento coroado na goleada por 5 a 0 no Gre-Nal, em que entrou no segundo tempo. Além de anotar um gol, ainda criou a jogada na qual o zagueiro Réver chutou contra as redes de Alisson, ao tentar afastar.

O final de semana será nova chance para confirmar a ascensão dos atacantes. Enquanto Vitinho comandará o ataque colorado na partida contra o Atlético-PR, domingo, no Beira-Rio, Fernandinho terá oportunidade – ao menos em 45 minutos – contra a Ponte Preta, às 11h, no Moisés Lucarelli.

VEJA TAMBÉM
- Grêmio perde para o Bahia e deixa o G-6 do Brasileirão
- Tricolor escalado para o jogo contra o Bahia
- Grêmio ganha do Estudiantes com um a menos e conquista primeira vitória na Libertadores





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

28/4/2024


27/4/2024