Depois de conseguir um vice-campeonato no ano de retorno para a Série A, fato inédito na história da competição, o Grêmio poderia chegar ao Brasileirão 2024 com a expectativa da busca pelo título. Apesar de não ser exatamente esta a ‘’prateleira’’ do Tricolor na competição, muito em virtude de um detalhe específico, não dá para descartar a equipe da briga por vaga direta na Libertadores. O detalhe citado no parágrafo anterior se chama Luis Suárez. É inegável a influência que ele teve na 2ª posição do clube em 2023, principalmente se considerarmos a série de problemas coletivos – a maioria na parte defensiva – com que o Imortal precisou lidar.
Equilibrar a equipe será um primeiro passo importante caso Renato Portaluppi consiga. O maior ídolo da história gremista mais uma vez monta um time com os conceitos em que acredita no futebol. Muito ofensivo, com variações interessantes e liberdade aos jogadores nos últimos metros do campo. Mas com algumas inconsistências a serem corrigidas nos diferentes momentos de uma partida. Os reforços que fizeram o time mais forte demoraram a chegar. Diego Costa assumiu a posição de centroavante e começou muito bem. Gerou impacto até acima do esperado e, se conseguir alcançar um estágio físico não visto em seus últimos anos de carreira, pode fazer a diferença. Entrega algo que combina com o funcionamento ofensivo do time.
Além da imposição física em duelos com os zagueiros e do excelente posicionamento dentro da área, Diego é ótimo atuando de costas para o gol rival. Prepara jogadas no pivô, sustenta cargas. Aciona Cristaldo na entrada da área e cria situações para os pontas infiltrarem nas costas da zaga oponente. Há encaixe de características entre as peças ofensivas.
Outro que elevou o nível da equipe é o ponta argentino Pavón. Mostra-se influente nas participações diretas em gols e é agressivo pela direita. Entendeu rapidamente como Renato gosta que seus atacantes de lado de campo atuem. Pela esquerda, Soteldo teve uma lesão muscular séria no início da temporada e tenta se recolocar em forma. Possui potencial de desequilíbrio absurdo no setor.
Na ausência do venezuelano, o Grêmio viu aflorar o talento de Gustavo Nunes. Aos 18 anos, é um dos líderes de assistências da equipe. Muito habilidoso e corajoso. Vai o tempo todo pra cima da defesa rival com dribles e boas conduções em velocidade. Certamente receberá muitos minutos na competição, principalmente durante a Copa América, com Soteldo indisponível.
É fundamental citar Villasanti para falar do funcionamento do Grêmio. Marca e inicia as jogadas com qualidade e ainda chega à região de finalização das jogadas. Pepê também tem ótimo nível, mas o paraguaio é a alma do meio-campo.
Renato dá total liberdade de avanço aos laterais. Reinaldo - hoje lesionado - e João Pedro têm revezado a ocupação de espaços com os pontas. Na maioria das vezes atacarão mais abertos, mas também será possível vê-los trabalhando entre o lateral e o zagueiro adversário, deixando a amplitude a cargo de Soteldo, Gustavo Nunes ou Pavón.
- Grêmio na Copinha 2026! Saiba as datas e onde assistir os jogos
- Ele voltou? Grêmio esta perto de encaminha volta de ídolo campeão da Libertadores

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Palmeiras lidera ranking da CONMEBOL com Flamengo em segundo lugar.
Ofertas Indecorosas e Grandes Reforços: Os Bastidores do Elenco no Futebol
Craque chegando? Grêmio negocia contratação de craque mas valores altos atrapalham
Grêmio recusa oferta do Nacional por Cristian Olivera
Grêmio Finaliza Substituição do Gramado da Arena de Forma Completa
Grêmio na Copinha 2026! Saiba as datas e onde assistir os jogos
Prioridade: Análise Por Um Meia Criativo Titular Após Acerto Com Luis Castro.
Ele voltou? Grêmio esta perto de encaminha volta de ídolo campeão da Libertadores
Grêmio define meia como nova prioridade após acerto com Luis Castro.
Grêmio encaminha retorno de campeão da Libertadores para comandar equipe de base.
Novo técnico do Grêmio: conheça as características de Luís Castro