O Grêmio estreia em casa na Libertadores nesta terça-feira diante do Huachipato, em partida que marca o reencontro do Tricolor com o clube chileno e também o de Soteldo com seu ex-time. O rival chega com status de Campeão Chileno e invicto há quatro jogos, mas atravessa uma crise que ameaça o próprio futuro do clube. Após lutar para seguir na elite nacional em 2021 e 2022, o Huachipato deu um salto e ficou com o título no ano passado, liderado pelo técnico Gustavo Álvarez. Nesta temporada, a aposta recai sobre Javier Sanguinetti, antigo auxiliar de Julio César Falcioni, ex-Boca Juniors. Além da mudança no banco de reservas, a equipe perdeu o goleiro Gabriel )/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/d/n/X4JBy9QDAcVcOgnMnUNQ/gkrmtpyxmaap6nh.jpeg"/>
Nos últimos anos, o Huachipato chamou atenção no Chile pela capacidade de revelar jogadores e depois revendê-los por um preço maior. O núcleo de inteligência tem destaque no clube e já descobriu talentos como os venezuelanos Otero e Soteldo, que atuou na equipe em 2017, logo após surgir como uma promessa do futebol de seu país, e antes de chamar atenção da Universidad do Chile. – É um clube que faz um bom "scouting" e traz reforços de mercados menos tradicionais e depois vende a um bom preço, como aconteceu com os venezuelanos Rómulo Otero, Yeferson Soteldo e o panamenho Gabriel Torres – diz o jornalista Cláudio Herrera, do jornal El Mercurio.
O clube manteve a base do time campeão chileno, mas não conta com um grupo homogêneo. Sanguinetti tem alguns bons valores no time titular, como os atacantes Maxi Rodríguez e Cris Martínez, mas quando precisa recorrer ao banco não encontra a mesma qualidade e experiência. Crise fora de campo Fora do campo, o ambiente do clube também vem sendo abalado pela crise econômica que atinge a região de Bíobío, distante 432 km da capital Santiago. Antes de se tornar uma sociedade anônima em 2014, o Huachipato era ligado a uma siderúrgica de aço que leva o mesmo nome e movia toda a economia de Talcahuano, mas enfrenta grave crise financeira. Grande parte dos torcedores trabalha na companhia que está ameaçada de fechar. Isso significaria a perda de 22 mil empregos na região, de forma direta e indireta. O tema preocupa, inclusive, o governo do Chile. O Ministro da Economia Nícolas Grau tem se reunido com os representantes do sindicato para tentar contornar a crise. É com este enredo que o Huachipato pega o Grêmio. A partida, válida pela segunda rodada do Grupo C da Conmebol Libertadores, será disputada às 21h na Arena.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.
Interesse do Time Mexicano em Volante do Grêmio: Valor do Negócio Definido
Grêmio Inicia Colocação do Novo Gramado da Arena de forma Eficiente.
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!