No primeiro desafio da temporada, o Grêmio foi aprovado. O Gauchão foi conquistado no último sábado com vitória sobre o Juventude , de virada, na Arena. A conquista decretou o heptacampeonato estadual ao clube após 56 anos. O título deu algumas amostras ao time, ainda em reta inicial de temporada.
Já passado o Gauchão, o Grêmio volta as atenções à Libertadores, em compromisso já nesta terça-feira, além das disputas do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Abaixo, confira o que o Grêmio leva do estadual para o resto do ano. Ataque consolidado Um dos pontos altos da conquista de mais um estadual esteve no poderio ofensivo. O Grêmio foi o melhor ataque do campeonato, com 33 gols em 16 jogos, média superior a dois por partida. Os dois artilheiros foram tricolores: Diego Costa e Cristaldo, com seis gols cada. O centroavante, aliás, alcançou a marca em apenas seis jogos disputados.
Confiança Vencer a primeira competição do ano é importante, mesmo que os estaduais, muitas vezes, sejam tachados sem muita relevância. No caso do Grêmio, porém, o aumento da hegemonia em terras gaúchas eleva mais a autoestima da equipe, principalmente pelos desafios seguintes na temporada, em três frentes – duas nacionais e uma internacional. Defesa em alerta Ano se findou, outro começou, mas a questão defensiva do Grêmio seguiu em debate. Até certo ponto, visto que o time foi campeão. No início do campeonato, chegou a engatar quatro jogos sem sofrer gols, mas depois voltou a ser vazado com frequência. Apenas um alerta, pelo histórico recente, pois o objetivo final, de ser campeão, foi atingido.
Altos e baixos O Gauchão encerrou com alguns nomes em alta no Grêmio. Villasanti e Cristaldo já tiveram destaque no ano passado e seguiram, enquanto Gustavo Nunes e Diego Costa apareceram agora. O garoto foi promovido após a Copinha e rapidamente se consolidou no time. Já o veterano chegou sob desconfiança, mas espantou as críticas com gols. Soteldo, apesar da lesão, também foi ponto positivo. Outros atletas, porém, tiveram destaque negativo. Em especial o meia Nathan e o atacante João Pedro Galvão, alvos constantes da torcida. Até mesmo os goleiros voltaram a ser alerta. Marchesín foi contratado para ser o titular, mas sofreu lesão e abriu espaço para Caíque. Nenhum dos dois é unanimidade e é provável que a disputa na posição esteja aberta.
Carências no elenco Renato falou logo após o título que precisa reforçar. O calendário apertado, com três competições pela frente, pede um elenco mais forte. O grupo hoje leva a crer a zaga em déficit, pois Bruno Uvini falou em tom de despedida e Geromel, a princípio, tem contrato só até o meio do ano. Aliás, nomes como Besozzi e JP Galvão também têm vínculos por encerrar em breve e não devem permanecer. O ataque é outro setor que mostra carência, até pela lesão de André Henrique. Um centroavante parece ser outro alvo para o mercado em breve.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.