Há exatos 40 anos, o Grêmio erguia a taça da Copa Libertadores pela primeira vez, diante da sua torcida, em um estádio Olímpico completamente lotado. Para marcar a data, o ge reuniu dois dos ex-campeões para recordarem, juntos, alguns momentos daquela conquista (veja o vídeo abaixo).
O ex-goleiro Mazaropi e o ex-zagueiro Baidek assistiram momentos marcantes da campanha, nos estúdios da RBS TV. Ambos estavam presentes na grande final, diante do Peñarol, e se emocionaram ao relembrar o quanto aquelo jogo de 28 de julho de 1983 definiu os rumos de suas carreiras.
Quatro décadas se passaram, mas a dupla mostrou que não perdeu o mesmo entrosamento que dava sustentação à defesa comandada por Valdir Espinosa. Maza e Baidek chegaram juntos ao local da gravação e, logo que se encontraram, se cumprimentaram com um abraço fraterno.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/4/n/sBXPeJTHyX89bcNdvBPw/gremio2-liberta40-ge-2707-00013-frame-230.jpg)
Mazaropi e Baidek, ex-jogadores do Grêmio, campeões da Libertadores — Foto: William Ramos/RBS TV
Permaneceram juntos até chegarem ao estúdio e se depararem com um telão que exibia lances da campanha gremista. Mais especificamente, da vitória por 3 a 1 em cima do Flamengo, no Maracanã, da famosa "Batalha de La Plata", contra o Estudiantes, na Argentina, e a grande final, no 2 a 1 diante do Peñarol.
Enquanto o ex-zagueiro surgia das categorias de base do clube, o goleiro acabara de ser contratado durante a primeira fase do torneio. Mas a identificação foi a mesma. Ao lado de nomes como Paulo Roberto, Hugo De León, Tarciso e um jovem Renato, eles abriram o caminho para o Tricolor conquistar a América e o mundo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/n/4/pShc0oRvuQXTioYlHoKQ/gremio2-liberta40-ge-2707-00001-frame-77502.jpg)
Baidek, ex-zagueiro do Grêmio, reage a lances da Libertadores de 1983 — Foto: William Ramos/RBS TV
Ao longo da gravação, Mazaropi e Baidek expressaram diversas vezes o sentimento de gratidão ao clube e aos torcedores gremistas, que até hoje acolhem e exaltam os primeiros campeões da América.
A taça da Libertadores de 1983 foi a única dos três conquistadas pelo Grêmio erguida diante da própria torcida, já em que em 1995 e 2017 a grande decisão foi disputada na casa do adversário.
No dia 28 de julho de 1983, 73.093 pessoas passaram pelas catracas do antigo estádio Olímpico e viram o Grêmio desbancar os uruguaios do Peñarol, campeões da Libertadores e do mundial em 1982, o que valorizou ainda mais a conquista gremista.
Naquela época, o mundo – e o futebol – era diferente. Os jogadores concentravam no próprio estádio, por exemplo. Os campeões lembram de acompanhar toda a mobilização dos torcedores desde as primeiras horas do dia, até lotarem a antiga casa gremista.
– A gente concentrava dentro do Olímpico. Ficávamos na sacada, olhando os torcedores chegarem, e às cinco da tarde já estava lotado. Aquilo parecia um formigueiro. Saia gente de tudo que era canto. E a gente vivendo tudo aquilo ali – recorda Mazaropi.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/l/N/bXHcA8RlebC9SvO6eaIA/gremio2-liberta40-ge-2707-00001-frame-34306.jpg)
Mazaropi recorda lances da conquista do Grêmio na Libertadores de 1983 — Foto: William Ramos/RBS TV
Também não havia VAR, nem dezenas de câmeras no estádio para as transmissões de TV. O que tornava os jogos uma verdadeira batalha campal, com jogadas ríspidas e até mesmo agressões, muito comuns nos jogos de Libertadores daqueles tempo, mas inimagináveis nos dias atuais.
A cerimônia de premiação também era diferente. Não existia protocolo para a entrega do troféu, e os jogadores sequer receberam medalha. Por isso, Mazaropi e Baidek fazem questão de recordar, com orgulho, e passar para as gerações seguintes de gremistas os feitos e as memórias daquele 28 de julho de 1983.
* Colaborou Mariana Dionisio
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.
Interesse do Time Mexicano em Volante do Grêmio: Valor do Negócio Definido
Grêmio Inicia Colocação do Novo Gramado da Arena de forma Eficiente.
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!