
Grêmio e Flamengo se reencontram nesta quarta-feira (26), a partir das 21h30min na Arena, para um clássico na Copa do Brasil. A disputa, que se inicia nesta noite e terá seu desfecho no Maracanã, em 16 de agosto, será o nono confronto na história de 34 anos do torneio.
Uma rivalidade que abastece a história das duas camisas na competição. O Tricolor conquistou o título na primeira edição do torneio e chegou ao penta em 2016. O Rubro-Negro levou a taça no segundo ano da disputa e agora tenta igualar a marca gremista. Uma corrida que começou em vantagem para os gaúchos, mas que nos últimos anos virou a favor dos cariocas.
Grêmio e Flamengo são os clubes que mais vezes alcançaram as semifinais, com 16 participações cada. O retrospecto nos confrontos também terá um desempate em 2023. Cada time levou a melhor em quatro dos oito confrontos na história. E apesar do histórico recente ser de quatro classificações consecutivas dos cariocas, o Grêmio sempre avançou à final quando enfrentou o Flamengo na semifinal.
Dos 16 jogos entre as equipes pela Copa do Brasil, o Grêmio não venceu nos últimos 10. Um retrospecto negativo, mas que na avaliação dos jogadores do time atual diz pouco sobre o que acontecerá na Arena.
— Não adianta ganhar os últimos e perder o próximo. Não importa o rival. Entramos focado para fazer o máximo. E não importa o que acontecer no jogo que não iremos desistir — disse Kannemann em sua entrevista coletiva.
O zagueiro argentino minimizou o retrospecto ruim do sistema defensivo gremista nos últimos jogos contra o Flamengo. Além da goleada por 3 a 0 pelo Brasileirão deste ano, o Grêmio amarga uma sequência de outros placares elásticos favoráveis aos cariocas. A goleada por 4 a 0 da Copa do Brasil de 2021 e o 5 a 0 na semifinal da Libertadores de 2019 ainda estão bem frescos na memória da torcida. Mas Kannemann também minimizou o que ficou destas últimas partidas.
— Eles seguem tendo mais dinheiro. É bom o Grêmio estar em decisões. Vamos fazer o melhor, seguir as orientações do Renato e tentar fazer um bom jogo — resumiu o argentino.
Protagonista da classificação do Grêmio em 1993 com dois gols marcados na disputa, um na derrota por 4 a 3 no Maracanã e o decisivo na vitória por 1 a 0 no Olímpico, o ex-centroavante Gilson entende que esse tipo de confronto é decidido nos detalhes.
— Jogamos lá e perdemos de 4 a 3. Tínhamos o Dener, que era um jogador diferenciado. Erámos fortes no coletivo. E depois aqui, em uma noite muito fria, e conseguimos ganhar. Foi um jogo muito difícil, como acredito que será esse de amanhã (Quarta-feira) — comentou Gilson.
Atualmente trabalhando como técnico, o ex-centroavante alertou que é importante não entrar em campo afobado para aproveitar o fator local. A classificação passa mais pela regularidade nos dois enfrentamentos do que uma partida de exceção.
— Esse tipo de jogo de mata-mata é mais importante ter equilíbrio. Não se decide nada no primeiro jogo. É importante fazer valer o fator local. E o Grêmio tem feito isso. O Flamengo tem o melhor grupo da América do Sul, então mesmo com desfalques terá um time forte. Não adianta tentar decidir de uma vez. Precisa ter atenção — disse.
Responsável pela última vez que o Grêmio levou a melhor contra o Flamengo, mesmo que o jogo tenha terminado em empate em 2 a 2 na decisão da Copa do Brasil de 1997, Carlos Miguel vê muitas similaridades no confronto de 2023.
—Vou ser bem sincero. Tem muitas características que me lembram a final de 97. Flamengo é um time mais técnico, com muita qualidade. E o Grêmio tem muita pegada, com qualidade também, mas é um time que se sobressai na garra. Tem que competir muito pra igualar. E se fizer isso, tem boas chances de ganhar amanhã — aposta o ex-meia, e atualmente técnico do time sub-14 do Grêmio.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.
Interesse do Time Mexicano em Volante do Grêmio: Valor do Negócio Definido
Grêmio Inicia Colocação do Novo Gramado da Arena de forma Eficiente.
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!