Cinco dos 20 times que disputam a primeira divisão do Campeonato Brasileiro têm aproveitamento em 2023 superior ao da Inter de Milão, finalista da Liga dos Campeões da Europa.
Grêmio (75,3%), Cuiabá (73,8%), Palmeiras (73,5%), Athletico-PR (73,5%) e Botafogo (69,6%) apresentam neste ano uma média de resultados superior ao da equipe italiana, que faturou 68,6% dos pontos que disputou desde janeiro.
Já a marca do Manchester City (79%), o adversário nerazurro na decisão de sábado, em Istambul (Turquia), deixa no chinelo a produtividade de todos os clubes da Série A.
A Inter não é lá um grande exemplo de regularidade, apesar de estar a um jogo de ser consagrada como melhor equipe da Europa.
O time de Simone Inzaghi foi terceiro colocado no Campeonato Italiano, com 18 pontos a menos que o campeão Napoli. Contando só nos resultados de 2023, são 22 vitórias, seis empates e sete derrotas.
Para o City, por outro lado, quase não há tempo ruim. Desde o começo do ano, o time de Pep Guardiola somou 26 triunfos, empatou cinco vezes e só saiu derrotado de campo em quatro oportunidades.
Foi graças a essa arrancada iniciada em janeiro que os Citizens conseguiram ultrapassar o Arsenal, líder da Premier League durante a maior parte da temporada, para conquistar pela terceira vez consecutiva o título inglês.
A final da Champions 2022/23 certamente terá um fato novo. Afinal, premiará um campeão inédito ou marcará a volta do futebol italiano ao topo da Europa depois de mais de uma década.
O City tenta se tornar apenas o segundo time a levantar pela primeira vez a Orelhuda neste século. O primeiro foi Chelsea, que entrou para a história em 2012 e tratou de repetir o feito nove anos mais tarde.
Curiosamente, na final de 2021, os Blues derrotaram justamente os comandados de Guardiola, que estreavam no jogo mais importante do futebol europeu. Naquela oportunidade, o time do uniforme azul celestre foi derrotado por 1 a 0, gol do alemão Kai Havertz.
A Inter, por sua vez, tem muito mais tradição continental. Os nerazzurri disputarão a final pela sexta vez e buscam o quarto título (ganharam em 1964, 1965 e 2010).
O mais recente deles é também a última vez que a tradicional Itália subiu ao degrau mais alto do pódio da Champions. Depois, a Juventus perdeu para Barcelona, em 2015, e Real Madrid, em 2017.
A decisão desta temporada será a segunda da história do Olímpico Atatürk. O estádio de Istambul foi palco da emblemática vitória nos pênaltis do Liverpool sobre o Milan (após um 3 a 3 no tempo normal), em 2005.
Originalmente, a arena turca havia sido escolhida para receber a final da Champions de 2021, que precisou ser transferida para Portugal devido à pandemia da covid-19. Com isso, seu direito de sediar a partida que consagrará o novo campeão europeu foi adiado por dois anos.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Novo técnico do Grêmio: conheça as características de Luís Castro
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.