1Win

Palmeiras e mais 4 brasileiros têm ano melhor que de finalista da Champions


Fonte: UOL

Palmeiras e mais 4 brasileiros têm ano melhor que de finalista da Champions
Palmeiras, de Rony e Raphael Veiga, tem números melhores que os da Inter no ano Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Cinco dos 20 times que disputam a primeira divisão do Campeonato Brasileiro têm aproveitamento em 2023 superior ao da Inter de Milão, finalista da Liga dos Campeões da Europa.

Grêmio (75,3%), Cuiabá (73,8%), Palmeiras (73,5%), Athletico-PR (73,5%) e Botafogo (69,6%) apresentam neste ano uma média de resultados superior ao da equipe italiana, que faturou 68,6% dos pontos que disputou desde janeiro.

Já a marca do Manchester City (79%), o adversário nerazurro na decisão de sábado, em Istambul (Turquia), deixa no chinelo a produtividade de todos os clubes da Série A.

A Inter não é lá um grande exemplo de regularidade, apesar de estar a um jogo de ser consagrada como melhor equipe da Europa.

O time de Simone Inzaghi foi terceiro colocado no Campeonato Italiano, com 18 pontos a menos que o campeão Napoli. Contando só nos resultados de 2023, são 22 vitórias, seis empates e sete derrotas.

Para o City, por outro lado, quase não há tempo ruim. Desde o começo do ano, o time de Pep Guardiola somou 26 triunfos, empatou cinco vezes e só saiu derrotado de campo em quatro oportunidades.

Foi graças a essa arrancada iniciada em janeiro que os Citizens conseguiram ultrapassar o Arsenal, líder da Premier League durante a maior parte da temporada, para conquistar pela terceira vez consecutiva o título inglês.

A final da Champions 2022/23 certamente terá um fato novo. Afinal, premiará um campeão inédito ou marcará a volta do futebol italiano ao topo da Europa depois de mais de uma década.

O City tenta se tornar apenas o segundo time a levantar pela primeira vez a Orelhuda neste século. O primeiro foi Chelsea, que entrou para a história em 2012 e tratou de repetir o feito nove anos mais tarde.

Curiosamente, na final de 2021, os Blues derrotaram justamente os comandados de Guardiola, que estreavam no jogo mais importante do futebol europeu. Naquela oportunidade, o time do uniforme azul celestre foi derrotado por 1 a 0, gol do alemão Kai Havertz.

A Inter, por sua vez, tem muito mais tradição continental. Os nerazzurri disputarão a final pela sexta vez e buscam o quarto título (ganharam em 1964, 1965 e 2010).

O mais recente deles é também a última vez que a tradicional Itália subiu ao degrau mais alto do pódio da Champions. Depois, a Juventus perdeu para Barcelona, em 2015, e Real Madrid, em 2017.

A decisão desta temporada será a segunda da história do Olímpico Atatürk. O estádio de Istambul foi palco da emblemática vitória nos pênaltis do Liverpool sobre o Milan (após um 3 a 3 no tempo normal), em 2005.

Originalmente, a arena turca havia sido escolhida para receber a final da Champions de 2021, que precisou ser transferida para Portugal devido à pandemia da covid-19. Com isso, seu direito de sediar a partida que consagrará o novo campeão europeu foi adiado por dois anos.



VEJA TAMBÉM
- Grêmio confiante para a Libertadores, e as lesões intermináveis
- Grêmio perde para o Vasco em São Januário na estreia do Brasileirão
- Tricolor escalado para o jogo contra o Vasco





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

23/4/2024





22/4/2024