
As Gurias Gremistas decidirão o futuro no Brasileirão Feminino na última rodada. Nesta segunda-feira (5), diante do Palmeiras, o time até saiu na frente, mas levou a virada por 2 a 1, em Jundiaí. Agora, a classificação aos mata-matas terá de ser buscada no jogo derradeiro contra o São Paulo, em casa. Shashá, pelo Tricolor, Lorena Benítez e Letícia Ferreira, para o Verdão, anotaram os gols do confronto.
Com o resultado, o Grêmio estacionou nos 19 pontos e está na nona colocação. A última partida será em duelo direto contra o São Paulo, que é sétimo, com 22 pontos, e tem as mesmas seis vitórias. As comandadas de Felipe Endres precisarão vencer para depender apenas de si. O Avaí Kindermann, que é 10°, tem 19 pontos, mas tem saldo inferior.
A próxima e última rodada será na segunda-feira, 12 de junho, com todas as partidas às 15h. Antes disso, a equipe ainda fica de olho em outro concorrente direto. O Cruzeiro, que fecha o G-8, ainda joga na rodada contra a Ferroviária, às 19h, no Sesc Alterosas, em Belo Horizonte.
Para o duelo em São Paulo, o técnico Felipe Endres repetiu a mesma formação que venceu o Gre-Nal, com: Vivi Holzel; Mónica Ramos, Tuani e Pati Maldaner; Shashá, Jessica Peña, Caty e Natane; Rafa Levis, Raquel Fernandes e Cássia.
A primeira chance mais clara da partida foi com o Grêmio aos nove minutos. Cássia brigou com a defesa e conseguiu o passe para a Caty, na entrada da grade área. Na sua característica, a camisa 11 arriscou o chute, tentando o ângulo direito da goleira Bobadilla. A bola saiu para fora. A resposta do Palmeiras veio em ataque rápido, pelo lado esquerdo, com Bia Zaneratto. A conclusão saiu fraca após o desvio da zaga gremista.
Depois de tantas bolas erguidas para a área de defesa do Grêmio, o Palmeiras quase tirou o zero do placar. No cruzamento da direita de Amanda Gutierres, Laís Estevam conseguiu o toque e Vivi fez a defesa no primeiro momento. No rebote, a centroavante ainda tentou de letra, mas a goleira gremista salvou novamente, aos 20 minutos.
Em toques rápidos, as gremistas criaram boa chance. Depois de conseguir avançar e driblar a goleira, Caty cruzou para dentro da grande área, mas Rafa Levis errou o domínio. A sobra ficou com Shashá, que chegou batendo de longe. A bola ficou nas mãos de Bobadilla.
Não demorou muito para a artilheira do Brasileirão aparecer. Amanda Gutierrez recebeu pelo lado direito e soltou a bomba. Vivi espalmou. Na sequência, Laís Estevam teve nova chance, mas a conclusão saiu para fora.
A partir dos 35 minutos, Vivi passou a ser o nome do primeiro tempo. Andressinha recebeu de frente para o gol, na entrada da grande área, e tentou o chute colocado. A bola ficou nas mãos da goleira gremista. Aos 40 minutos, a camisa 1 do Grêmio salvou mais uma. No contra-ataque puxado por Amanda Gutierres, Bia Zaneratto passou pelas zagueiras e bateu rasteiro. Vivi salvou com as pernas.
Antes do apito final, o Palmeiras fez sua décima finalização. No cruzamento do lado direito para dentro da pequena área, Yamila tentou o chute cruzado de perna esquerda, a bola bateu na rede pelo lado de fora.
Na volta do intervalo, o Grêmio veio com mudança: Brito entrou na zaga no lugar de Mónica Ramos.
O Palmeiras começou com o mesmo ímpeto da etapa inicial. Na bola cruzada para área de Katrine, Laís Estevam tentou o cabeceio, mas a bola saiu ao lado da trave esquerda.
Aos 12 minutos, em troca de passes, Amanda Gutierres recebeu na ponta esquerda e cruzou. Bia Zaneratto recebeu na meia-lua da grande área e bateu colocado. Vivi só acompanhou o chute que saiu ao lado da trave direita. Para segurar as adversárias, o Grêmio tinha todas as atletas atrás da linha da bola, tentando aproveitar os contra-ataques. E foi assim que, aos 21 minutos, após o lançamento preciso de Rafa Levis, Shashá arrancou pelo lado direito e bateu rasteiro, forte, na saída da goleira Bobadilla.
Logo após o gol, os dois técnicos mudaram. O Palmeiras teve as entradas de Dudinha e Letícia Ferreira nas vagas de Yamila Rodrigues e Laís Estevam, respectivamente. No Grêmio, Rafa Levis e Natane saíram para os ingressos de Dani Barão e Agostina. Raíssa Bahia ainda entrou no lugar de Shashá.
Na bola parada, aos 29 minutos, Bia Zaneratto tentou surpreender em cobrança de falta. Na entrada da área, ela tentou o chute rasteiro por baixo da barreira, mas Vivi pegou no meio do gol.
De tanto empilhar chances, o Palmeiras chegou ao gol. Na troca de passes, Lorena Benítez recebeu dentro da pequena área e bateu rasteiro, sem chances para a goleira gremista. Era o empate aos 34 minutos.
Aos 38 minutos, o Grêmio chegou a comemorar a virada. Mas o gol de Dani Barão foi anulado por impedimento. Depois do lance, atletas dos times se desentenderam dentro do campo e foram advertidas com cartões amarelos.
Já nos acréscimos, a superioridade do Palmeiras nas ações da partida resultou na virada. Aos 49 minutos, Letícia Ferreira recebeu de Bia Zaneratto, que construiu todo o lance, e bateu de primeira, no canto de Vivi.
Aos 52 minutos, o Tricolor balançou as redes novamente com Raquel Fernandes. No entanto, o bandeira assinalou impedimento. O que parecia uma vitória heroica no segundo tempo, terminou com derrota no apito final.
O Tricolor precisará se superar mais uma vez se quiser avançar para os mata-matas. A chance está depositada na última rodada contra o São Paulo, em casa.
Brasileirão Feminino — 14ª Rodada — 5/6/2023
PALMEIRAS (2):
Ali Bobadilla; Bruna Calderan, Lorena Benítez e Katrine; Duda Santos, Amanda Gutierres, Bia Zaneratto e Yamila Rodríguez (Dudinha, 22"/2°); Andressinha (Vitorinha, 37"/2°), Flávia Mota e Laís Estevam (Letícia Ferreira, 22"/2°). Técnico: Ricardo Belli.
GRÊMIO (1):
Vivi Holzel; Mónica Ramos (Brito, int.), Tuani e Pati Maldaner; Shashá (Raíssa Bahia, 29"/2°), Jessica Peña, Caty e Natane (Agostina, 22"/2°); Rafa Levis (Dani Barão, 22"/2°), Raquel Fernandes e Cássia. Técnico: Felipe Endres.
GOLS: Shashá (G), aos 21 minutos, do segundo tempo; Lorena Benítez, aos 34 minutos, e Letícia Ferreira, aos 49 minutos, do segundo tempo
CARTÕES AMARELOS: Yamila Rodríguez, Duda Santos, Flávia Mota, Katrine e Lorena Benítez (P); Raquel Fernandes, Shashá, Jéssica Peña e Pati Maldaner (G)
ARBITRAGEM: Gustavo Holanda Souza, auxiliado por Bruno Silva de Jesus e Vladimir da Silva. O trio de São Paulo.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.
Interesse do Time Mexicano em Volante do Grêmio: Valor do Negócio Definido
Grêmio Inicia Colocação do Novo Gramado da Arena de forma Eficiente.
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!