18 curiosidades sobre o Grêmio que todo gremista deve saber

Jogos, batalhas, conquistas e outras marcas da história do time gaúcho


Fonte: gremioavalanche.net

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense é um dos clubes mais antigos e vitoriosos do futebol brasileiro. O clube se destaca por seu estilo aguerrido. Porém, não deixa de lado o jogo vistoso.



Marcado por diversas equipes mágicas em sua história e muitos títulos, o clube gaúcho já deu muita alegria aos seus torcedores e até aqueles que não são, mas aproveitam para fazer apostas esportivas .

Com tanta tradição, o torcedor se enche de orgulho ao falar sobre suas glórias.

Aqui vai um conteúdo que não pode faltar para o repertório de um gremista:

Fundação
O Grêmio foi fundado no dia 15 de dezembro de 1903. Após o sucesso do Esporte Clube Rio Grande, primeiro time de futebol do Brasil, o paulista Cândido da Silva, ao lado de mais 32 componentes, se inspirou para criar o time.

Primeira casa
Logo após o primeiro ano de sua fundação, em 1904, o clube adquiriu um terreno para construir o primeiro estádio do Rio Grande do Sul, a Baixada dos Moinhos de Vento.

Gre-Nal
Um dos maiores clássicos do mundo é Grêmio x Internacional, apelidado por Gre-Nal. A disputa centenária ocorreu pela primeira vez no dia 18 de julho de 1909 e o Grêmio venceu a partida por 10 a 0.

Eurico Lara
Considerado por muitos o maior jogador da história, o goleiro Eurico Lara defendeu o Grêmio até a sua morte, em 1935. Ídolo da torcida, tem seu nome citado no hino do clube.

Mascote
O Mosqueteiro foi criado em 1946 com um símbolo de raça e bravura para representar os torcedores gaúchos.

Estádio Olímpico Monumental
Em 19 de setembro de 1954, foi inaugurado o Estádio Olímpico Monumental, no qual o time gaúcho jogou por 59 anos. A última partida no local foi no dia 17 de fevereiro de 2013, contra o Veranópolis.

Avalanche
No antigo Estádio Olímpico, a torcida gremista tinha o ritual de comemorar os gols do clube com uma avalanche nas arquibancadas.

Renato Gaúcho
Você com certeza já ouviu falar nesse nome. Renato Portaluppi, ou como é conhecido, Renato Gaúcho. Ele é o único brasileiro a ser campeão da Libertadores como jogador e técnico (1983 e 2017). As duas conquistas foram com o Grêmio.
Renato se tornou tão ídolo que tem uma estátua na frente da Arena.

Hino
O atual hino do clube foi composto em 1953 pelo torcedor gremista Lupicínio Rodrigues.
A letra diz que independente da situação, a torcida sempre estará ao lado do time.

Televisão
Além do futebol, o Grêmio tem seu nome marcado na história da televisão brasileira, pois junto ao Caxias do Sul, teve o primeiro jogo transmitido em cores no país, em 1972.

Jogo na neve
No dia 20 de maio de 1979, o Grêmio foi a Bento Gonçalves jogar contra o Esportivo. O jogo terminou 0 a 0, mas o fato curioso foi que ao longo da partida, começou a nevar.
A data ficou marcada para o futebol brasileiro, pois nunca havia acontecido algo parecido.

Imortal
O termo imortal ficou conhecido em meio a torcida do Grêmio nos anos 1980. A expressão se referia ao time aguerrido e que não desistia nunca.

Coca-cola
Na Copa União de 1987, o Grêmio foi patrocinado pela Coca-Cola. Porém o clube gaúcho teve a marca estampada na cor branca, pois o vermelho fazia alusão ao Internacional, clube rival.

Guinness Book
Após jogar pelo Campeonato Gaúcho 3 vezes no mesmo dia (11 de dezembro de 1994), o clube teve seu nome marcado no livro de recordes.
Os jogos foram:
Grêmio 0 x 0 Aimoré;
Grêmio 4 x 3 Santa Cruz;
Grêmio 1 x 0 Brasil de Pelotas.

Ronaldinho Gaúcho
Um dos maiores jogadores da história do futebol mundial foi revelado pelo Grêmio: Ronaldinho Gaúcho.
Estreou no futebol profissional contra a equipe do Vasco, em 1998.

Batalhas dos aflitos
A última rodada da série B do campeonato brasileiro de 2005 foi marcada por um dos jogos mais emblemáticos do futebol nacional. O jogo foi entre Grêmio e Náutico e ficou conhecido como a batalha dos aflitos, referente ao estádio do clube pernambucano.
O Náutico jogou com 3 jogadores a mais, em virtude de expulsões ao longo do jogo e teve dois pênaltis marcados. Ainda assim, não conseguiu marcar o gol.
No final do jogo, o Grêmio abriu o placar e venceu o duelo por 1 a 0. Esse jogo resultou no título da equipe gaúcha e a volta à elite do futebol.

Arena Grêmio
Na transição do saudoso Estádio Olímpico para a moderna Arena do Grêmio, houve uma amistoso de inauguração no dia 8 de dezembro de 2012. O jogo foi contra o Hamburgo e o Grêmio venceu por 2 a 1.
Este é o atual estádio do clube.

Copeiro
O Grêmio é nacionalmente conhecido como um clube copeiro, por se identificar com as copas.
Ele é o segundo maior campeão da Copa do Brasil (5) e está junto aos brasileiros que mais ganharam a Libertadores (3).



VEJA TAMBÉM
- Renato viaja para o Rio de Janeiro e não comanda treino do Grêmio
- Secador ligado: Grêmio seca o Bahia para ficar na vice-liderança da Série B
- Grêmio pede efeito suspensivo no STJD para reverter perda de mandos de campo





Comentários



Willie Dasilva     

Foi fundado em 15 de Dezembro..?

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

24/9/2022






A 4 e a 5 são as melhores! - 12:19 (1)

7 curiosidades sobre Elano, ex-meia do Grêmio





23/9/2022












Vamos recuperar os mandos de campo?? Entenda! - 08:14 (0)

Grêmio pede efeito suspensivo no STJD para reverter perda de mandos de campo