Promoções, camisas e telefonemas: Grêmio foca em aproximar torcedores

Ações do departamento estão voltadas para reinício do Brasileirão e pretendem ganhar apoio dos torcedores desde o jogo contra o Goiás, nesta quarta, na Arena


Fonte: Globo Esporte

Promoções, camisas e telefonemas: Grêmio foca em aproximar torcedores
Marcelo Grohe e Giuliano fazem ligações para torcedores do Grêmio (Foto: Murilo Matias/Grêmio FBPA)

Encerrada a Copa do Mundo, a conversa entre os torcedores volta a ser o Campeonato Brasileiro. Para encher a Arena já na retomada da competição, o departamento de marketing do Grêmio tem promovido ações que têm, como foco principal, valorizar o reinício da disputa nacional.

A promoção de ingressos da partida entre o Tricolor gaúcho e o Goiás, nesta quarta-feira, às 19h30, é uma das estratégias para aproximar os gremistas. As entradas para o duelo da 10ª rodada do Brasileirão serão comercializadas com valores a partir de R$ 15 na arquibancada Norte, setor em que os fãs costumam assistir aos jogos em pé.

Conforme o executivo de marketing do clube, Beto Carvalho, o público estava com a atenção voltada para o Mundial, por isso, o Grêmio quer recuperar terreno no futebol.

- Tem que trazê-los para o ambiente do dia a dia do Brasileirão. Estamos com ação promocional na Arena e queremos colocar o campeonato nacional na pauta da torcida de novo. Nossa estratégia agora é lembrar que o campeonato está aí e precisamos do apoio da torcida - comentou em entrevista ao GloboEsporte.com.

JOGADORES LIGAM PARA TORCEDORES

A estratégia gremista não se resume apenas à promoção de ingressos ou anúncios de publicidade. Na tarde dessa segunda, alguns torcedores do clube viveram situação inusitada. Eles receberam ligações de jogadores do Tricolor pedindo para que fossem à Arena na quarta. E não era trote.

Os atletas eleitos para participar da promoção foram os novatos Fellipe Bastos e Giuliano e Marcelo Grohe, um dos mais antigos jogadores do elenco atual. Eles entraram em contato com associados por telefone e pediram o apoio dos gremistas.

NUMERAÇÃO LONGE DA TRADICIONAL

Um diferencial do Tricolor na parada da Copa foi o anúncio de jogadores com números incomuns em suas camisas. Últimos reforços do clube, o meia Giuliano e o atacante Fernandinho resolveram deixar de lado as escolhas mais tradicionais. Optaram pelo 88 e 77, respectivamente.

Beto Carvalho acredita que as escolhas dos atletas poderão ser um diferencial nas lojas, pois "cria uma identificação para os jogadores".

- Atualmente buscamos novas alternativas e os números fora do contexto é uma experiência que pode funcionar. Ainda é empírico, mas acho válido. São coisas que a gente vai testar para ver se sai bem - explicou Carvalho.

Com a impossibilidade de ficar com a 8, que é do volante Edinho, Giuliano resolveu estampar 88 às costas. Já Fernandinho queria a 7 que, segundo ele, representa a "perfeição". O número pertence a Dudu e o novo atacante resolveu duplicar o algarismo. Uma experiência parecida foi feita por André Lima, em 2011, quando solicitou à direção a criação da 99.

Giuliano escolheu a camisa 88 para atuar no Tricolor gaúcho (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

PARA ESTRANGEIRO VER

O marketing gremista também foi atuante na Copa. O clube decorou o Aeroporto Salgado Filho de azul, preto e branco. Foram fixados adesivos com mensagens de boas-vindas em diversas línguas em portões de acesso e elevadores, além do distintivo do clube.
Foram 13 tipos de sinalizações diferentes instalados entre as salas de embarque e desembarque, praça de alimentação, e saguão do aeroporto. Um shopping da Zona Sul também recebeu as cores do Grêmio em escadas rolantes e em 180 mesas.

Ação do marketing gremista no Aeroporto Salgado Filho para estrangeiros na Copa (Foto: Odorico Roman/ Grêmio, DVG)

REDE DE FAST FOOD

Perto do lançamento, ao menos a expectativa é o mês de agosto, o Grêmio também terá sua própria lanchonete. Com nome dado por torcedores através de votação, a primeira Hamburgueria 1903 será instalada na Rua dos Andradas, 1079, junto ao Palácio do Comércio, no Centro de Porto Alegre. O clube pesquisou e descobriu que transitam diariamente mais de 300 mil pessoas pela região. Por isso a escolha. Fraldinha, contrafilé, manta de costela são apenas alguns exemplos de sabores que passarão a fazer parte do cardápio dos gremistas. Além do tradicional assado feito pelos gaúchos, a chef Lelena César, responsável por montar as receitas, colocará nos lanches elementos de Uruguai e Argentina, culturas que influenciaram o povo local.

Grêmio lança rede de fast food (Foto: Divulgação/Grêmio)

CAMISAS PARA PRESENTEAR

Durante a Copa, o marketing do Grêmio também aproveitou do bom trânsito de ex-jogadores do clube para difundir as cores do Grêmio em meio a seleções que disputaram o Mundial. Foram os casos de Jardel e Danrlei. O ex-centroavante levou uma camisa amarela, de treino, de presente para Felipão e Parreira em Fortaleza, antes de jogo no Castelão. Já o ex-goleiro entregou o uniforme tricolor a integrantes da seleção alemã que faziam parte do time do Ajax em 1995, que bateu o Grêmio nos pênaltis na final do Mundial daquele ano.

Antes disso, em maio, mais uma vez Jardel apareceu presenteando jogadores com uma camisa gremista. Ele foi até Lisboa entregar o uniforme para Cristiano Ronaldo e Marcelo, do Real Madrid, antes da decisão da Liga dos Campeões contra o Atlético de Madrid.
Todas as imagens foram difundidas pelas redes sociais do clube.

Jardel levou camisas do Grêmio para Felipão (Foto: Reprodução/Instagram oficial do Grêmio)


VEJA TAMBÉM
- Grêmio usa helicóptero para levar mantimentos a 35 meninos da base, isolados no CT de Eldorado pelos alagamentos
- Renato mudar time do Grêmio contra o Criciúma
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

10/5/2024





























9/5/2024