Uma das demandas é a regulamentação dos empresários
Reprodução/Facebook
A derrota da seleção na Copa do Mundo de 2014, após ser goleada pela Alemanha por 7 a 1 nas semifinais, acelerou o ressurgimento do Bom Senso FC diante do público e suas demandas para reestruturar o futebol brasileiro.
O grupo, criado em 2013 por jogadores de grandes clubes, mostrou entusiasmo pelo fato de ter sido convidado pela presidente Dilma Rousseff para uma nova reunião, na próxima semana, em Brasília. A informação sobre o convite foi publicada no blog do jornalista Juca Kfouri, nesta quinta-feira (10).
Em entrevista ao R7, o professor João Paulo Medina, consultor do grupo, disse que, no primeiro encontro, em 26 de maio, a presidente apoiou as principais reivindicações do Bom Senso. Segundo Medina, que é especialista em administração de futebol, as propostas deverão ganhar mais visibilidade após a acachapante derrota brasileira no Mundial.
— Nossa luta por melhorias no futebol não tem relação com os resultados da seleção na Copa. São propostas que vêm sendo defendidas há mais de 10 anos. Falaríamos a mesma coisa se ganhássemos ou se perdêssemos. Mas infelizmente poderemos ser mais ouvidos por causa da derrota.
Medina afirma que o grupo está otimista em relação a este encontro com a presidente.
— Ainda não recebemos convite oficial e nem foram confirmados data e horário. Mas a presidente Dilma quer dar continuidade e colocar em prática aqueles temas que já falamos na primeira reunião, na qual conversamos por duas horas, e que ela viu com bons olhos.
A novidade é que o Bom Senso FC irá apresentar à presidente o Plano Nacional de Desenvolvimento do Futebol, que propõe mudanças governamentais, legislação mais rigorosa para a inadimplência dos clubes, modelos de gestão, projetos de marketing para investidores, questões técnicas e prioridades na formação dos jogadores, entre outros temas.
—No Plano há também um item que aborda a necessidade da regulamentação da atividade do empresário de futebol. Neste momento existe um vale-tudo que só prejudica a formação dos nossos jogadores.
Medina considera um avanço a aprovação, no fim de 2013, da MP 620 que, entre outras exigências, limita os mandatos presidenciais e de diretores esportivos em quatro anos, com direito a apenas uma reeleição. Mas as diretrizes não valem para a CBF e não penalizam os clubes inadimplentes.
—Ainda falta no Brasil uma lei que responsabilize os dirigentes dos clubes que não pagam suas dívidas. Isso seria algo fundamental para modernizar a gestão dos clubes.
Além do fair play financeiro, estarão na pauta questões da primeira reunião, tais como a criação de calendário para todos os clubes, grandes e pequenos, e a violência nos estádios.
VEJA TAMBÉM
- ECONOMIA IMEDIATA! Grêmio reduz gastos em R 700 mil mensais após saídas do elenco
- Janela se aproxima e Grêmio define estratégias: saídas e renovações no foco da diretoria
- DE SAÍDA? Atacante pode assinar pré-contrato e Corinthians avalia investida
Reprodução/Facebook
A derrota da seleção na Copa do Mundo de 2014, após ser goleada pela Alemanha por 7 a 1 nas semifinais, acelerou o ressurgimento do Bom Senso FC diante do público e suas demandas para reestruturar o futebol brasileiro.
O grupo, criado em 2013 por jogadores de grandes clubes, mostrou entusiasmo pelo fato de ter sido convidado pela presidente Dilma Rousseff para uma nova reunião, na próxima semana, em Brasília. A informação sobre o convite foi publicada no blog do jornalista Juca Kfouri, nesta quinta-feira (10).
Em entrevista ao R7, o professor João Paulo Medina, consultor do grupo, disse que, no primeiro encontro, em 26 de maio, a presidente apoiou as principais reivindicações do Bom Senso. Segundo Medina, que é especialista em administração de futebol, as propostas deverão ganhar mais visibilidade após a acachapante derrota brasileira no Mundial.
— Nossa luta por melhorias no futebol não tem relação com os resultados da seleção na Copa. São propostas que vêm sendo defendidas há mais de 10 anos. Falaríamos a mesma coisa se ganhássemos ou se perdêssemos. Mas infelizmente poderemos ser mais ouvidos por causa da derrota.
Medina afirma que o grupo está otimista em relação a este encontro com a presidente.
— Ainda não recebemos convite oficial e nem foram confirmados data e horário. Mas a presidente Dilma quer dar continuidade e colocar em prática aqueles temas que já falamos na primeira reunião, na qual conversamos por duas horas, e que ela viu com bons olhos.
A novidade é que o Bom Senso FC irá apresentar à presidente o Plano Nacional de Desenvolvimento do Futebol, que propõe mudanças governamentais, legislação mais rigorosa para a inadimplência dos clubes, modelos de gestão, projetos de marketing para investidores, questões técnicas e prioridades na formação dos jogadores, entre outros temas.
—No Plano há também um item que aborda a necessidade da regulamentação da atividade do empresário de futebol. Neste momento existe um vale-tudo que só prejudica a formação dos nossos jogadores.
Medina considera um avanço a aprovação, no fim de 2013, da MP 620 que, entre outras exigências, limita os mandatos presidenciais e de diretores esportivos em quatro anos, com direito a apenas uma reeleição. Mas as diretrizes não valem para a CBF e não penalizam os clubes inadimplentes.
—Ainda falta no Brasil uma lei que responsabilize os dirigentes dos clubes que não pagam suas dívidas. Isso seria algo fundamental para modernizar a gestão dos clubes.
Além do fair play financeiro, estarão na pauta questões da primeira reunião, tais como a criação de calendário para todos os clubes, grandes e pequenos, e a violência nos estádios.
VEJA TAMBÉM
- ECONOMIA IMEDIATA! Grêmio reduz gastos em R 700 mil mensais após saídas do elenco
- Janela se aproxima e Grêmio define estratégias: saídas e renovações no foco da diretoria
- DE SAÍDA? Atacante pode assinar pré-contrato e Corinthians avalia investida

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
ECONOMIA IMEDIATA! Grêmio reduz gastos em R 700 mil mensais após saídas do elenco
Janela se aproxima e Grêmio define estratégias: saídas e renovações no foco da diretoria
DE SAÍDA? Atacante pode assinar pré-contrato e Corinthians avalia investida
SAÍDAS? Grêmio pode perder trio ofensivo para gerar receitas na janela
EXPLICOU! Taffarel revela motivo para definir Weverton como terceiro goleiro da Seleção Brasileira
BICAMPEÃO! Tricolor vence Gre-Nal nos pênaltis e conquista o Gauchão Sub-17
DE VOLTA! Grêmio inicia preparação e avalia futuro de atletas no mercado
Grêmio bate o martelo sobre Adriel e goleiro recebe notícia após retorno de Portugal
Grêmio cala o rival nos pênaltis e conquista o título gaúcho Sub-17 dentro da casa do Inter
Grêmio fecha semestre com média superior a 23 mil torcedores por jogo na Arena