1Win

Reunião trata pauta sobre invasão de ambulantes em decisão da semifinal da Libertadores

Na segunda e terça mais dois encontros, com oficiais da Conmebol e delegado do jogo, vão definir ações e efetivo policial. Na véspera da partida, área de estádio será isolada


Fonte: -

Reunião trata pauta sobre invasão de ambulantes em decisão da semifinal da Libertadores
A primeira de série de reuniões de planejamento para a semifinal da Libertadores entre Flamengo e Grêmio, na próxima quarta-feira, às 21h30, no Maracanã, antecipou alerta máximo para prevenção e ação em possíveis problemas na partida decisiva. Há preocupações com ameaças de invasão de torcedores ao estádio, o controle de vendedores ambulantes nos arredores do estádio e ainda o fluxo grande de acesso faltando poucos minutos para começar a partida.

Após o encontro, o diretor de competições da Ferj, Marcelo Vianna afirmou que será o aplicado o grau máximo de segurança para o duelo.

- Ainda não foi aplicada hoje (a metodologia de cores de alerta). São duas reuniões, dia 21 após a coletiva, na Ferj, onde pessoas do Ministério Público estarão presentes, e outra no dia 22. Mas com certeza é um jogo em que será aplicado o grau máximo de dispositivo de segurança. Não precisa nem aplicar todos os fatores do sistema que foi produzido. É um jogo em que todos têm que dar o seu grau máximo de atuação.

- Oficiais da Conmebol estarão juntos com todos da nossa equipe a partir do dia 21. E no dia 22, às 11h, teremos reunião no Maracanã já com a presença dos oficiais de segurança e com o delegado da partida da Conmebol - explicou Vianna.

O dirigente ainda explicou que a final da Sul-Americana de 2017, entre Flamengo e Independiente, deixou muitas lições. No jogo em questão, houve invasões e muitas confusões no entorno do estádio.

- O que aconteceu foi um jogo em que saiu da curva. De lá para cá, a gente vem tentando, em cima do que se aprendeu naquela partida, colocar em prática para que não aconteça de novo. As reuniões acontecem em todos os eventos, mas num evento dessa grandeza, de semifinal decisiva de Libertadores, e que não acontece sempre, elas vão ser aplicadas com amplitude maior.

Ciente de que já há torcedores se mobilizando para tentar a invasão, Marcelo Vianna falou da importância de identificar o que é verdadeiro ou não.

- O principal são as medidas preventivas, e a inteligência das forças de segurança, que está entendendo o que é "fake news" e o que vai acontecer. Isso aqui foi um encontro para isso e tudo será monitorado para saber onde precisa ser atacado e onde vai ser "fake news" e não precisa ser atacado.

- Todos os pontos são importantes, tudo que acontece fora da curva é aproveitado para você aperfeiçoar no futuro. Lógico que isso vai muito da cultura do torcedor, que não quer ficar fora do evento. A gente precisa tomar providências para tentar evitar algum problema com a segurança dos torcedores, porque eles mesmos se colocam às vezes numa situação de risco. Temos de trabalhar entendendo o amor que sentem pelos clubes e dando segurança para eles.


Representantes de Ferj, Flamengo, Polícia Militar, Guarda Municipal, CET Rio, Ministério Público, Seop (Secretaria Municipal de Ordem Pública), Metrô Rio, Superintendência da Grande Tijuca, Juizado do Torcedor, Subpev (Subsecretária de Eventos e Envelhecimento Saudável), SMASHDH (Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos) e Acerj foram enviados à reunião de segurança, mobilidade e logística da semifinal.

Marcelo Vianna também explicou como será a configuração do entorno do Maracanã no próximo dia 23. As vias que cercam o estádio serão fechadas cerca de três horas antes de a bola rolar.

- Esse jogo tem algumas características. O perímetro próximo do estádio ficará totalmente fechado. As vias próximas ao estádio, Radial Oeste, Mata Machado, Avenida Maracanã e Professor Eurico Rabelo completamente fechadas ao trânsito a partir das 18h no dia da partida.

- Há medidas preventivas que serão aplicadas desde a noite de terça, na véspera. A não utilização das bilheterias, todas as trocas serão feitas com antecedência. Os ingressos serão de ordem física, cartão de sócio-torcedor ou outra coisa tecnológica não será utilizada.

Bandeira vermelha sai na reunião de segunda-feira
A definição das medidas de segurança segue novo padrão de atuação em jogos no Rio de Janeiro - por enquanto previsto para partidas apenas no Maracanã. O planejamento é resultado de um ano de estudos de cooperação entre Ministério Público do Rio, Polícia Civil e Militar, Batalhão Especial de Policiamento em Estádios, Guarda Municipal, Ferj, CBF e clubes, entre outros agentes.

A classificação de risco para o confronto com cores de bandeira - neste caso, será a vermelha - quer dizer maior efetivo policial, maior número de interdições de ruas e avenidas, entre outras medidas.

A classificação vai de nível muito baixo e baixo (bandeira verde), médio (amarela), alto (laranja) e muito alto (vermelha).
O marco inicial do projeto foram as confusões, tentativas de invasão do Maracanã e diversos problemas dentro e fora do estádio na final entre Flamengo e Independiente, de 2017. A metodologia foi desenvolvida pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e aplicada anteriormente em série de eventos em solo brasileiro - desde a Rio+20 (encontro de chefes de estado na cidade, em 2012) até Copa do Mundo 2014 e jogos olímpicos 2016.





VEJA TAMBÉM
- Renato mudar time do Grêmio contra o Criciúma
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida
- Tricolor escalado para o jogo contra o Operário-PR





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

3/5/2024































2/5/2024