O Grêmio contou com pouco menos de 30 minutos de Maicon para vencer o Cuiabá por 1 a 0 nesta quarta-feira, na Arena Pantanal, em jogo adiado da 5ª rodada do Brasileirão. Além, claro, de muito suor e poucos minutos de bola rolando. O desempenho foi aquém, mas o Tricolor deu um leve passa na luta contra o rebaixamento.
Agora, o Grêmio soma 13 pontos, ainda na vice-lanterna, mas encurtou a distância para o Cuiabá para quatro pontos - o adversário é o primeira fora do Z-4. Além disso, América-MG e Sport estão apenas dois pontons à frente na escalada gremista.
"Na situação que estamos, é muito importante ganhar. Como o anímico depois do São Paulo ficou muito ruim, é importante dar a volta por cima, somar três pontos. Temos jogos em casa em sequência e temos oportunidade de solidificar esse caminho de arranque para uma situação melhor. É isso que vamos fazer e espero que façamos", disse o vice-presidente de futebol Marcos Hermann após o jogo.
Para chegar ao triunfo, Maicon foi fundamental por 28 minutos, até desabar em campo com uma lesão na coxa direita. Aos nove, já tinha dado o prenúncio de que a rotina de problemas poderia voltar: um escorregão fez com que o volante abrisse demais a perna direita, originando as dores.
"Acredito até que nos primeiros 30 minutos, a coisa fluiu bem. Depois tivemos dificuldades a mais, porque o Lucas entrou de uma forma e não conseguimos colocá-lo no mesmo lugar de Maicon", Felipão.
Maicon deu a dinâmica um pouco mais fluída para o time, que aos poucos se soltava na partida e arriscava chutes de fora da área. Aos 18, o volante deu passe longo para Alisson, que foi derrubado por João Lucas.
A penalidade só foi marcada quatro minutos depois, quando Borja converteu e garantiu mais três pontos para o Grêmio. Foi assim contra a Chapecoense também. O centroavante igualou Vanderson na artilharia da equipe no Brasileirão.
Seguindo na partida, Alisson chutou para fora e Douglas Costa cruzou na cabeça de Borja, que cabeceou forte, mas Walter espalmou, um raro lance de ataque sem a presença do camisa 8. Depois da saída do veterano, o Grêmio passou mais de 50 minutos sem criar uma chance de perigo ao Cuiabá. E ainda eventualmente permitiu algum dano.
Por vezes, o Tricolor escapava de uma pressão maior do adversário picotando o jogo, demorando segundos a mais para cobranças de bola parada ou até mesmo trocando passes lentamente longe do seu gol. A estratégia deu certo para conquistar os três pontos. E só.
Resta saber até quando o plano seguirá com 100% de efetividade. Afinal, é importante pontuar que nos últimos dois jogos o Grêmio saiu atrás no placar. Contra a Chape, conseguiu virar. Já diante do São Paulo, chegou a empatar, mas cedeu a virada nos acréscimos.
Pode ser suficiente para ganhar de Chape e Cuiabá, mas ainda se mostra uma incógnita para bater rivais com mais qualidade na tabela. Por isso se cobra uma melhor mecânica do Tricolor, mesmo que seja para contra-atacar.
Há um leve passo dado pelos comandados de Felipão, numa longa estrada até se livrar do rebaixamento à Série B. A distância hoje para o Cuiabá, o primeira fora do Z-4, é de quatro pontos.
Na próxima rodada, o Grêmio recebe o Bahia, na Arena. Se vencer o seu jogo, o Tricolor pode pular para 17º colocado, desde que América-MG e Sport não vençam suas partidas.
Felipão terá que quebrar a cabeça para definir o próximo time. Afinal, Vanderson e Thiago Santos estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo e Maicon provavelmente terá lesão confirmada. Lucas Silva saiu com dores no joelho e será reavaliado. Esses são os desafios do Grêmio a curto prazo.
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
ONDE ASSISTIR! Internacional e Grêmio duelam por vaga na Copa do Brasil
DEMISSÃO EM JOGO! Gre-Nal pode definir permanência ou não de Luís Castro
ESCALAÇÃO DO TRICOLOR! Veja os titulares do Grêmio na decisão
ESTRATÉGIA! Grêmio aposta em quatro armas para explorar defesa do Inter
QUE MORAL! Felipão rasga elogios a volante gremista antes do Gre-Nal
TUDO CERTO! Grêmio encaminha empréstimo de Monsalve ao Estudiantes até 2027
VELHO CONHECIDO! De saída do Flamengo, atacante volta ao radar do Grêmio; entenda a operação
PROPOSTA NA MESA! Grêmio recebe oferta por Tetê apenas oito meses após contratação
É DIA DE GRE-NAL! Grêmio encara o Inter pela Copa do Brasil; veja onde assistir, horário e escalações
ESTÁ DE BRINCADEIRA! Ex-dirigente do Grêmio detona Arthur, cita forma física e revela pedida milionária
CRAVOU O RESULTADO! Vidente aponta resultado de Gre-Nal pela Copa do Brasil
FOI PRA JUSTIÇA! Luis Suárez cobra valores do Grêmio após saída do clube
ONDE ASSISTIR! Gre-nal decisivo na Copa do Brasil: transmissão e escalações
DE GRAÇA? Ex-Grêmio pode sair sem custos do Flamengo e busca retorno à Europa
GRÊMIO DE OLHO! Dívida trava contratação de Arthur no Santos; entenda
ANTECIPOU! Grêmio adianta pagamentos ao elenco em semana de Gre-Nal
"NÃO DÁ MAIS"! Ex-jogador pede saída imediata de Luís Castro do comando gremista; veja
TUDO CERTO! Grêmio acerta venda de meia e pode faturar R 15 milhões; entenda