Marcelo Grohe foi sem dúvida o nome do Grêmio na Libertadores, com defesas que lhe renderam o apelido de "Milagrohe" para a torcida – não só pelo mostrado na campanha do título, claro, mas também em toda sua trajetória no clube. Mas por trás dos lances que correram o mundo e impressionaram até o lendário Gordon Banks há um trabalho exaustivo e muito companheirismo. Que o camisa 1 leva como trunfo para a campanha do time no Mundial de Clubes, a partir desta terça-feira, no duelo com o Pachuca pela semifinal.
O trabalho com o preparador de goleiros Rogério Godoy, o Rogerião, é citado sempre que possível por Grohe. Ambos treinos juntos há cinco anos, desde a ascensão do preparador das categorias de base para o elenco principal. A parceria de sucesso é um dos segredos para a boa fase coroada por milagres, além da qualidade pessoal do goleiro e de sua obstinação para superar dificuldades.
– É trabalho com o professor Rogério, no dia a dia. Fico feliz de poder ajudar em momentos importantes da Libertadores. É trabalho e amadurecimento, a gente vai ficando mais experiente e isso ajuda em campo. São detalhes que contribuem para a gente cada vez mais melhorar e fazer nosso papel em campo – disse Grohe ao ser questionado pelo GloboEsporte.com em Al Ain.
No radar de Taffarel, preprador de goleiros da Seleção, desde 2015, Grohe mantém uma rotina árdua de treinos, que envolveu até atividades fora do clube, já encerradas. A boa fase também passa por uma correção com um dentista, com um protetor bucal utilizado durante os jogos. Mas, fundalmentamente, pela exigência máxima de Rogerião, que cumpre uma rotina de, em média, 500 chutes por turno.
Em 2017, Grohe se destacou especialmente na fase final da Libertadores. Nas oitavas, fechou o gol contra o Godoy Cruz, na Argentina, e garantiu o 1 a 0. Na semifinal, fez a "defesa do século", ao voar para impedir o gol do Barcelona-EQU em chute de Ariel na pequena área. E na final, no duelo com o Lanús na Arena, mais uma defesa de almanaque, em cabeçada de Braghieri.
– (O lance) da cabeçada do Braghieri é muito parecido com trabalhos de velocidade de reação que executamos. Visualizamos o que acontece nos gols nas competições, no Brasileiro, Copa do Brasil, na Libertadores, não só nos nossos jogos. E tentamos reproduzir. Gosto de trabalhos de velocidade de reação, potência, explosão. Ali teve uma contribuição – detalha Rogerião.
Os treinos dos goleiros
Uma das premissas de Rogerião é manter todos os goleiros no mesmo ritmo, independente de quem é o titular no momento.
Todas as atividades são feitas com todos os jogadores da posição.
O aquecimento geralmente apresenta um trabalho em cima da linha, com movimentos laterais. O preparador chuta as bolas à meia altura, sem muita força.
– De toda competição, alguma coisa até de fora, elaboramos treinamentos para ver o que podemos fazer para chegar mais próximo do jogo no treinamento e tentar fazer a reprodução – explica o preparador.
Outro exercício constante são chutes em diagonal de Rogerião.
Na rotina no CT Luiz Carvalho, o preparador conta com auxílio de Ênio Oliveira. Assim, o goleiro precisa defender o arremate cruzado rasteiro e depois parte para uma bola mais frontal, mais alta. Na primeira bola, as finalizações ocorrem com o goleiro apenas com a visão periférica, com o corpo virado para o lado oposto de Godoy.
A saída de gol também é aperfeiçoada em quase todos os treinos específicos. Cruzamentos são feitos em vários estágios: mais próximos da linha de fundo, na lateral da área e da intermediária.
Os goleiros que não defendem a meta no momento ficam como atacantes e estão livres para cabecear e complicar ainda mais a atividade. Em Al Ain, em um trabalho com Bruno Grassi, Rogerião orientou o goleiro sobre o posicionamento nas bolas mais próximas do fim do campo.
– Não gosto que passe da trave – gritou para o goleiro.
Rogério Godoy também exercita chutes de longa distância.
Começa da entrada da área, com arremates com força, e aos poucos se afasta do gol. Com precisão digna de atacante matador, o preparador supera algumas vezes os goleiros. Mas claro que o aproveitamento dos arqueiros é muito bom em relação aos chutes desferidos.
A rotina também tem trabalhos variados, baseados em situações vistas nos jogos. No último domingo, por exemplo, Rogerião se colocava quase rente à linha do gol, com uma bola nas mãos e outra à disposição para o chute. Na hora, decidia qual bola lançaria para os goleiros defenderem. Com a mão, lançava uma quicando. Se a escolha fosse com o pé, chutava à la Romário, de bico, para uma defesa no chão.
Outro exercício visto com frequência no CT gremista faz uso de lonas molhadas. O chute é desferido com o objetivo de quicar na lona escorregadia para dificultar a movimentação do goleiro e simular as dificuldades de campos após chuva forte ou irrigados antes das partidas.
O feedback
A relação dos goleiros com o preparador é muito estreita. São os primeiros a aparecer no campo e os últimos a sair, como tem se confirmado nos treinos do Grêmio em Al Ain. A confiança também vem da maneira como Rogério Godoy faz suas avaliações.
Todo o treino pós-jogo vem com uma conversa de avaliação ao goleiro que jogou. Em 2017, especialmente, houve mais oportunidades para todos. Léo atuou no primeiro semestre quando Grohe não esteve. Depois, Paulo Victor chegou e assumiu o posto de segundo goleiro definitivamente. Sempre com muita sinceridade e cobrança quando necessário.
– Não conversamos no dia do jogo, é sempre no pós-jogo. Já pude visualizar, vi os vídeos, os dados, para poder conversar.
Muitas vezes os leigos olham algum lance e falam que foi erro, mas não aconteceu. Mesmo no momento de uma grande defesa, sabemos que poderia ser feito de outra maneira. Visualizamos para poder orientar. Explicamos bem para eles de uma forma direta sempre – garante Rogerião.
VOCÊ QUE ESTÁ CANSADO DE TER POUCA PROGRAMAÇÃO DE TVV ASSSINATURA E NÃO CONCORDA COM OS VALORES COBRADOS FAÇO LIBERAÇÃO E DIMINUÍMOS O VALOR DA CONTA PARA TODO BRASIL WHATZSAP 11 958694345
Enviar Comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado
e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
Comentários
Comentários (1)
VOCÊ QUE ESTÁ CANSADO DE TER POUCA PROGRAMAÇÃO DE TVV ASSSINATURA E NÃO CONCORDA COM OS VALORES COBRADOS
FAÇO LIBERAÇÃO E DIMINUÍMOS O VALOR DA CONTA
PARA TODO BRASIL
WHATZSAP 11 958694345
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
ONDE ASSISTIR! Internacional e Grêmio duelam por vaga na Copa do Brasil
DEMISSÃO EM JOGO! Gre-Nal pode definir permanência ou não de Luís Castro
ESCALAÇÃO DO TRICOLOR! Veja os titulares do Grêmio na decisão
ESTRATÉGIA! Grêmio aposta em quatro armas para explorar defesa do Inter
QUE MORAL! Felipão rasga elogios a volante gremista antes do Gre-Nal
TUDO CERTO! Grêmio encaminha empréstimo de Monsalve ao Estudiantes até 2027
VELHO CONHECIDO! De saída do Flamengo, atacante volta ao radar do Grêmio; entenda a operação
PROPOSTA NA MESA! Grêmio recebe oferta por Tetê apenas oito meses após contratação
É DIA DE GRE-NAL! Grêmio encara o Inter pela Copa do Brasil; veja onde assistir, horário e escalações
ESTÁ DE BRINCADEIRA! Ex-dirigente do Grêmio detona Arthur, cita forma física e revela pedida milionária
CRAVOU O RESULTADO! Vidente aponta resultado de Gre-Nal pela Copa do Brasil
FOI PRA JUSTIÇA! Luis Suárez cobra valores do Grêmio após saída do clube
ONDE ASSISTIR! Gre-nal decisivo na Copa do Brasil: transmissão e escalações
DE GRAÇA? Ex-Grêmio pode sair sem custos do Flamengo e busca retorno à Europa
GRÊMIO DE OLHO! Dívida trava contratação de Arthur no Santos; entenda
ANTECIPOU! Grêmio adianta pagamentos ao elenco em semana de Gre-Nal
"NÃO DÁ MAIS"! Ex-jogador pede saída imediata de Luís Castro do comando gremista; veja
TUDO CERTO! Grêmio acerta venda de meia e pode faturar R 15 milhões; entenda