Renato persegue sonho da América como desafio em nova era no Grêmio
Comandante tem missão de manter elenco mobilizado após conquista do Penta da Copa do Brasil e montar grupo competitivo para a disputa da Libertadores de 2017
Renato Portaluppi conversa com Valdir Espinosa no CT Luiz Carvalho
Renato Gaúcho se posiciona à beira do campo, e o imaginário do torcedor gremista viaja no tempo, para lembrar do ídolo da camisa 7, protagonista do título mundial e da Libertadores de 1983. Embalado pelo Penta da Copa do Brasil, o treinador ampliou ainda mais o espaço no coração dos tricolores e selou sua renovação contratual para 2017 na segunda-feira. E leva consigo o peso das duas maiores glórias da história do clube como inspiração para perseguir o sonho de conquistar novamente a América e o mundo, agora como técnico.
O título continental desponta quase como uma obsessão de Portaluppi em sua trajetória como treinador. E surge também como desafio para o técnico, nesta "nova era" do clube, após o fim do jejum de 15 anos sem títulos. O ídolo terá a missão de dissipar a calmaria do elenco e mantê-lo com ambições para a disputa da Libertadores, assegurada com a taça na Copa do Brasil. Até porque o treinador quase teve o gosto da conquista. Em 2008, foi vice-campeão com o Fluminense, com derrota para a LDU na final.
– A renovação foi um reconhecimento do trabalho que ele fez. É uma confiança de novas conquistas. Esse é o ponto-chave. O desafio será mostrar a esse grupo os sonhos que ele tem. Para que os jogadores entendam e passem a sonhar que é necessário. Qual o sonho? Ser campeão da Libertadores e do Mundial como treinador. Ele tem como jogador. E eu vou mostrar para ele o caminho (risos) – afirma ao GloboEsporte.com o coordenador técnico Valdir Espinosa, comandante do time campeão da América e do Mundial, em 1983, pelo Grêmio.
Mas também reina expectativa acerca da manutenção do elenco e na eventual busca por reposição de peças. Os gremistas trabalham com a possibilidade concreta de "perder" em vendas os campeões olímpicos Walace e Luan. Pedro Geromel é outro que desperta propostas, que devem ser apresentadas à diretoria ainda nesta semana. Assim, manter o nível de atuações do fim de ano e atribuir a qualidade necessária à equipe por um "salto" de qualidade também surge como desafio ao comandante nesta continuidade no Grêmio.
– Encontrar os reforços e conseguir contratá-los, principalmente, é o maior desafio. Só o dinheiro não basta. Tem que ter o olho clínico e um pouco de sorte, até diante de uma eventual "perda" dos nossos olímpicos. A mobilização decorre naturalmente da sistemática de trabalho. (Quanto a Renato não ser um técnico "tático") É um preconceito sem nenhum fundamento, de quem não enxerga nada de futebol. Quem tem um pouquinho de noção viu que o Renato solucionou os problemas. E, claro, teve mérito de aproveitar o que estava certo – avalia o vice de futebol Adalberto Preis.
DISCUSSÕES POR "FAZEDOR DE GOLS"
Mesmo em seu refúgio em solo carioca, o técnico também participa das discussões "intensas" pela busca de reforços. A diretoria gremista evita revelar alvos e até posições carentes. À exceção da intenção de contratar um "fazedor de gols", necessidade admitida publicamente ainda após a conquista do Penta. Com a renovação selada, o clube deve intensificar seus movimentos no mercado, com base em uma lista montada por Renato.
Com a prioridade manifesta por um atacante, o Tricolor já mostrou interesse no vice-artilheiro do campeonato paraguaio Cecilio Domínguez, do Cerro Porteño, e em Marinho, destaque do Vitória no Brasileirão deste ano. Fernandinho, que disputou o Nacional pelo Flamengo por empréstimo, retorna após não entrar em acordo para permanecer no Rio de Janeiro. Em uma movimentação ainda incipiente, busca informações da situação do argentino Calleri.
– Nós temos de ter um artilheiro. Tem que ser buscado. Isso está sendo discutido de forma intensa e analisado sob todos os aspectos. Estamos discutindo questões técnicas, de comportamento e de financeiro. Tudo isso pesará para a contratação. E o Renato faz parte desse processo – ressalta Espinosa.
– Para dar uma dimensão da nossa prioridade: com um ou dois "fazedores de gol", o restante se encaminha naturalmente – reitera Preis.
Manutenção do grupo também é desafio de Renato (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)
Autor dos dois gols do Mundial, em 1983, Renato retornou ao clube para sua terceira passagem como técnico em setembro. E conseguiu ampliar ainda mais sua idolatria junto à torcida, ao comandar o Tricolor na conquista do penta da Copa do Brasil. Antes, em 2010, assumiu o time em agosto e o catapultou ao quarto lugar no Brasileirão, com vaga na Libertadores. Depois, em 2013, também apresentou nova arrancada e recolocou o time na competição continental.
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
ONDE ASSISTIR! Internacional e Grêmio duelam por vaga na Copa do Brasil
DEMISSÃO EM JOGO! Gre-Nal pode definir permanência ou não de Luís Castro
ESCALAÇÃO DO TRICOLOR! Veja os titulares do Grêmio na decisão
ESTRATÉGIA! Grêmio aposta em quatro armas para explorar defesa do Inter
QUE MORAL! Felipão rasga elogios a volante gremista antes do Gre-Nal
TUDO CERTO! Grêmio encaminha empréstimo de Monsalve ao Estudiantes até 2027
VELHO CONHECIDO! De saída do Flamengo, atacante volta ao radar do Grêmio; entenda a operação
PROPOSTA NA MESA! Grêmio recebe oferta por Tetê apenas oito meses após contratação
É DIA DE GRE-NAL! Grêmio encara o Inter pela Copa do Brasil; veja onde assistir, horário e escalações
ESTÁ DE BRINCADEIRA! Ex-dirigente do Grêmio detona Arthur, cita forma física e revela pedida milionária
CRAVOU O RESULTADO! Vidente aponta resultado de Gre-Nal pela Copa do Brasil
FOI PRA JUSTIÇA! Luis Suárez cobra valores do Grêmio após saída do clube
ONDE ASSISTIR! Gre-nal decisivo na Copa do Brasil: transmissão e escalações
DE GRAÇA? Ex-Grêmio pode sair sem custos do Flamengo e busca retorno à Europa
GRÊMIO DE OLHO! Dívida trava contratação de Arthur no Santos; entenda
ANTECIPOU! Grêmio adianta pagamentos ao elenco em semana de Gre-Nal
"NÃO DÁ MAIS"! Ex-jogador pede saída imediata de Luís Castro do comando gremista; veja
TUDO CERTO! Grêmio acerta venda de meia e pode faturar R 15 milhões; entenda