Com a vitória por 3 a 0 sobre o Corinthians no domingo, o Grêmio chegou ao quarto jogo sem sofrer gols. A antes contestada defesa encontrou sua melhor forma a partir de cinco atitudes que partiram da comissão técnica. Com muito treino, segurança e a saída de jogadores em má fase, o Tricolor encontrou o melhor caminho.
Desde o começo do ano, a zaga do Grêmio é considerada vilã. Foi a defesa que acabou culpada pelas eliminações no Campeonato Gaúcho e na Libertadores. Falhas, principalmente em bola aérea, atrapalharam a trajetória nas disputas iniciais.
Em seguida, o Brasileiro também apontou oscilação. Mas Roger Machado conseguiu reverter o quadro rapidamente. Confira cinco atitudes que estancaram os gols sofridos pela defesa do Grêmio.
5 atitudes que fizeram o Grêmio parar de levar gol
Nova movimentação em bola parada
A bola parada era o tormento da defesa do Tricolor. E vendo que a marcação por zona não estava sendo eficaz, Roger Machado tratou de mudar o posicionamento de seus jogadores e as instruções de defesa. Agora a marcação acontece homem a homem, sem jogadores na sobra fora da área, e sim todos tentando afastar imediatamente povoando a área em frente ao gol defendido por Grohe.
Saída de jogadores em má fase
O Grêmio entendeu que não havia mais clima para jogadores marcados pela torcida. Bressan, eleito principal responsável pela queda na Libertadores, por exemplo, foi sacado dos planos e depois negociado com o Peñarol. Fred, que chegou ao clube como homem de confiança do técnico Roger, também perdeu espaço por não passar por boa fase. E com isso, a pressão e as falhas individuais também reduziram.
Destruir não é construir
O Grêmio tentava, anteriormente, desarmar o adversário já construindo sua jogada. Para pegar a defesa rival desarrumada, muitas vezes a jogada acabava sendo precipitada e com repetidos erros de passe. Agora, a conduta visa apenas destruir o ataque adversário, espantando a bola. Depois disso, o pensamento passa a ser de armação de jogada ofensiva.
Recuo estratégico para proteger a defesa
O Tricolor deixou de jogar pressionando no campo adversário o tempo todo. Em vez de marcar em cima, como fazia no primeiro semestre, o técnico Roger Machado preferiu recuar as linhas de sua equipe para deixar o centro da zaga melhor protegidos. Sendo assim, viu crescer Wallace Reis e principalmente Pedro Geromel, considerado pelo treinador o melhor zagueiro em atividade no país.
Segurança a Marcelo Grohe
Independente de alguma reclamações que partiram de torcedores, o Grêmio jamais desconfiou de Marcelo Grohe. As críticas pela saída de gol - ou momentos em que não saía por entender que era a melhor jogada - jamais entraram no vestiário. Roger sempre demonstrou confiança em seu goleiro, que considera um dos melhores do Brasil. Contra o Corinthians, por exemplo, os elogios foram recompensados com boas defesas. "É goleiro de seleção", disse Roger.
Comentários
Comentários (2)
Vamos jogar mais na defesa até o 10 minutos do segundo tempo e depois vamos para o ataque
Vamos continuar a sim Roger
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
ONDE ASSISTIR! Internacional e Grêmio duelam por vaga na Copa do Brasil
DEMISSÃO EM JOGO! Gre-Nal pode definir permanência ou não de Luís Castro
ESCALAÇÃO DO TRICOLOR! Veja os titulares do Grêmio na decisão
ESTRATÉGIA! Grêmio aposta em quatro armas para explorar defesa do Inter
QUE MORAL! Felipão rasga elogios a volante gremista antes do Gre-Nal
TUDO CERTO! Grêmio encaminha empréstimo de Monsalve ao Estudiantes até 2027
VELHO CONHECIDO! De saída do Flamengo, atacante volta ao radar do Grêmio; entenda a operação
PROPOSTA NA MESA! Grêmio recebe oferta por Tetê apenas oito meses após contratação
É DIA DE GRE-NAL! Grêmio encara o Inter pela Copa do Brasil; veja onde assistir, horário e escalações
ESTÁ DE BRINCADEIRA! Ex-dirigente do Grêmio detona Arthur, cita forma física e revela pedida milionária
CRAVOU O RESULTADO! Vidente aponta resultado de Gre-Nal pela Copa do Brasil
FOI PRA JUSTIÇA! Luis Suárez cobra valores do Grêmio após saída do clube
ONDE ASSISTIR! Gre-nal decisivo na Copa do Brasil: transmissão e escalações
DE GRAÇA? Ex-Grêmio pode sair sem custos do Flamengo e busca retorno à Europa
GRÊMIO DE OLHO! Dívida trava contratação de Arthur no Santos; entenda
ANTECIPOU! Grêmio adianta pagamentos ao elenco em semana de Gre-Nal
"NÃO DÁ MAIS"! Ex-jogador pede saída imediata de Luís Castro do comando gremista; veja
TUDO CERTO! Grêmio acerta venda de meia e pode faturar R 15 milhões; entenda