Grêmio bate o Vitória, volta a vencer em casa e sobe na classificação A eleição para o Conselho Deliberativo do Grêmio , realizada no último sábado, causa alvoroço nos bastidores. A comissão eleitoral recebeu pedidos de revisão da distribuição de vagas. A Chapa 1 - Identidade Gremista e a Chapa 6 - Grêmio Forte e Copeiro enviaram requerimentos nesta segunda-feira. A comissão tem dois dias para analisar e decidir sobre os apontamentos, conforme informou à reportagem o presidente do Conselho Deliberativo, Alexandre Bugin.
Segundo o documento protocolado pela Chapa 1, ao qual o ge teve acesso, a "Comissão Eleitoral desrespeita dispositivos do Estatuto Social do clube, em especial o Art. 57, §3º, inciso III, que estabelece que nenhuma chapa pode ocupar mais de 70% das vagas no Conselho, salvo se alcançar mais de 70% dos votos válidos". A Chapa 2 - Celso Rigo e Marcelo Marques - O Grêmio é Nosso fez 61,60% e, com isso, levou 120 das 150 cadeiras, o que corresponde a 80% das vagas efetivas. Além da Chapa 2, somente a Chapa 6 conseguiu atingir a cláusula de barreira (15%) e fez 15,10%, ficando com 30 conselheiros efetivos.
O documento também argumenta que, depois de refeito o cálculo, as vagas que sobrarem devem ser redistribuídas para quem fez ao menos 5%, casos da Chapa 1 (8,20%) e da Chapa 4 - O Grêmio Não se Vende (6,51%). "A Chapa 1 sustenta, ainda, que não foi observado o Art. 57, §3º, inciso IV, que prevê a redistribuição proporcional das vagas remanescentes entre as chapas que tenham atingido ao menos 5% dos votos válidos. Esse mecanismo é similar ao sistema de distribuição de sobras adotado pela legislação eleitoral brasileira, que busca garantir o aproveitamento dos votos e a representação de minorias", acrescenta o texto que a reportagem teve acesso.
Resultado das eleições para o Conselho Deliberativo do Grêmio Chapa 1 – Identidade Gremista: 1.514 votos (8,20%) Chapa 2 – Celso Rigo e Marcelo Marques – O Grêmio é Nosso: 11.375 votos (61,60%) Chapa 3 – DNA Tricolor – Com o Grêmio, Onde o Grêmio Estiver: 851 votos (4,61%) Chapa 4 – O Grêmio Não Se Vende – Grêmio de Todos é Para Mudar de Verdade: 1.202 votos (6,51%) Chapa 5 – Chapa da CIA: 736 votos (3,99%) Chapa 6 – Grêmio Forte e Copeiro: 2.788 votos (15,10%)
VEJA TAMBÉM
- ONDE ASSISTIR! Internacional e Grêmio duelam por vaga na Copa do Brasil
- DEMISSÃO EM JOGO! Gre-Nal pode definir permanência ou não de Luís Castro
- ESCALAÇÃO DO TRICOLOR! Veja os titulares do Grêmio na decisão
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
ONDE ASSISTIR! Internacional e Grêmio duelam por vaga na Copa do Brasil
DEMISSÃO EM JOGO! Gre-Nal pode definir permanência ou não de Luís Castro
ESCALAÇÃO DO TRICOLOR! Veja os titulares do Grêmio na decisão
ESTRATÉGIA! Grêmio aposta em quatro armas para explorar defesa do Inter
QUE MORAL! Felipão rasga elogios a volante gremista antes do Gre-Nal
TUDO CERTO! Grêmio encaminha empréstimo de Monsalve ao Estudiantes até 2027
VELHO CONHECIDO! De saída do Flamengo, atacante volta ao radar do Grêmio; entenda a operação
PROPOSTA NA MESA! Grêmio recebe oferta por Tetê apenas oito meses após contratação
É DIA DE GRE-NAL! Grêmio encara o Inter pela Copa do Brasil; veja onde assistir, horário e escalações
ESTÁ DE BRINCADEIRA! Ex-dirigente do Grêmio detona Arthur, cita forma física e revela pedida milionária
CRAVOU O RESULTADO! Vidente aponta resultado de Gre-Nal pela Copa do Brasil
FOI PRA JUSTIÇA! Luis Suárez cobra valores do Grêmio após saída do clube
ONDE ASSISTIR! Gre-nal decisivo na Copa do Brasil: transmissão e escalações
DE GRAÇA? Ex-Grêmio pode sair sem custos do Flamengo e busca retorno à Europa
GRÊMIO DE OLHO! Dívida trava contratação de Arthur no Santos; entenda
ANTECIPOU! Grêmio adianta pagamentos ao elenco em semana de Gre-Nal
"NÃO DÁ MAIS"! Ex-jogador pede saída imediata de Luís Castro do comando gremista; veja
TUDO CERTO! Grêmio acerta venda de meia e pode faturar R 15 milhões; entenda