O Grêmio vai em busca de um feito inédito neste inicío de 2024 . A partir desta quarta-feira (3), o clube começará a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em que o torcedor terá a chance de ver a próxima geração de talentos formada nas categorias de base gremista. A aposta da direção é utilizar um grupo que ganhou rodagem na última temporada e que vai para a Copinha credenciada como uma das favoritas ao título após o vice-campeonato da Copa do Brasil sub-20 em 2023.
Em relação ao time que perdeu para o Cruzeiro na decisão da Copa do Brasil da categoria, o principal desfalque é o atacante Nathan Fernandes. O atleta de 18 anos foi integrado ao grupo principal do clube ainda na reta final do Brasileirão de 2023, e se apresentará na próxima segunda-feira, 8 de janeiro, para o início das atividades sob o comando do técnico Renato Portaluppi.
O time também acabou perdendo outro nome importante. Apesar de seguir inscrito, Jefinho será desfalque na Copinha . O meia sofreu uma fratura no mandíbula após ser acertado por Tairone, do Santa Cruz, em um jogo-treino preparatório, e ficará em Porto Alegre para tratamento.
— Nosso objetivo é vencer. O clube ainda não tem esse título. São 128 equipes disputando. Não é um campeonato que você se prepara a semana. São jogos um em cima do outro. Precisamos estar bem preparados e termos reposição. Nosso grupo é mais jovem. É o primeiro ano de juniores, com meninos nascidos em 2005. Temos alguns atletas de 2006. É um time com a cara do Grêmio. Um time competitivo ao extremo, de boa qualidade técnica — projetou o técnico Airton Fagundes.
Após vice-campeonatos em 1990 e em 2020, com o título decidido em um Gre-Nal, o Grêmio aposta que a atual geração tem potencial de colocar o clube entre os favoritos. Um dos motivos do otimismo é o número de jogadores com rodagem no profissional ou nas seleções de base.
Da defesa, os laterais Igor Serrote e Wesley treinam regularmente com os profissionais. Wesley Costa, inclusive, foi titular em uma partida no Brasileirão. Situação semelhante ao que os volantes Araújo e Josué viveram na temporada passada. Os dois estiveram juntos na equipe comandada por Renato e receberam minutos com o time profissional. No ataque, Gustavo, Lian e Alysson também já foram observados de perto pela comissão técnica principal.
— Os atletas, treinando com Suárez e outros, ganharam uma rodagem muito grande. O adversário nos olha com outros olhos. Dá um moral grande para os nossos atletas, e também o adversário pensa na nossa bagagem — comenta Airton.
A delegação do Grêmio chegou a Bebeouro, cidade do interior paulista que será a sede gremista na competição, na tarde da última segunda-feira (1º). A provável escalação titular foi ensaiada desde o início da preparação, no dia 7 de dezembro, no CFT Hélio Dourado. A tendência é de que o time-base tenha Cássio; Igor Serrote, João Lima, Viery e Wesley; Araújo (Josué), Kaick e Cheron; Gustavo, Alysson e Jardiel (Freddy) .
Três destaques do time para ficar de olho
Gustavo Gomes (atacante)
Gustavo já chamou a atenção de Renato Portaluppi no Grêmio. Jogador de velocidade e drible, o ponta surgiu com destaque na disputa da Copa do Brasil Sub-20. Participou de sete jogos, com um gol e uma assistência na competição. Terminou o ano na relação de jovens monitorados para ganhar mais espaço no grupo principal.
Alysson Edward (atacante)
Além de mostrar bom desempenho com a camisa do Grêmio, o jovem de 17 anos também tem no currículo convocações para a seleção brasileira sub-15 e sub-17. É um atacante de bom drible e que ganhou espaço no time titular durante a preparação para a Copa São Paulo. Apesar da pouca idade, suporta bem o embate físico na categoria.
Jardiel (atacante)
O centroavante apareceu com destaque contra os times profissionais na Copa FGF do ano passado. Marcou dois gols nos jogos contra o Juventude, pelas quartas de final da competição. Com 18 anos, é descrito como um camisa 9 com "faro de gol". Saiu na frente na disputa com Freddy Noguera, utilizado por Renato no time profissional durante o Brasileirão, para começar a Copinha como titular.
Jogos do Grêmio na primeira fase da Copa São Paulo
A lista de jogadores que viajaram para a Copinha 2024
VEJA TAMBÉM
- ONDE ASSISTIR! Internacional e Grêmio duelam por vaga na Copa do Brasil
- DEMISSÃO EM JOGO! Gre-Nal pode definir permanência ou não de Luís Castro
- ESCALAÇÃO DO TRICOLOR! Veja os titulares do Grêmio na decisão
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
ONDE ASSISTIR! Internacional e Grêmio duelam por vaga na Copa do Brasil
DEMISSÃO EM JOGO! Gre-Nal pode definir permanência ou não de Luís Castro
ESCALAÇÃO DO TRICOLOR! Veja os titulares do Grêmio na decisão
ESTRATÉGIA! Grêmio aposta em quatro armas para explorar defesa do Inter
QUE MORAL! Felipão rasga elogios a volante gremista antes do Gre-Nal
TUDO CERTO! Grêmio encaminha empréstimo de Monsalve ao Estudiantes até 2027
VELHO CONHECIDO! De saída do Flamengo, atacante volta ao radar do Grêmio; entenda a operação
PROPOSTA NA MESA! Grêmio recebe oferta por Tetê apenas oito meses após contratação
É DIA DE GRE-NAL! Grêmio encara o Inter pela Copa do Brasil; veja onde assistir, horário e escalações
ESTÁ DE BRINCADEIRA! Ex-dirigente do Grêmio detona Arthur, cita forma física e revela pedida milionária
CRAVOU O RESULTADO! Vidente aponta resultado de Gre-Nal pela Copa do Brasil
FOI PRA JUSTIÇA! Luis Suárez cobra valores do Grêmio após saída do clube
ONDE ASSISTIR! Gre-nal decisivo na Copa do Brasil: transmissão e escalações
DE GRAÇA? Ex-Grêmio pode sair sem custos do Flamengo e busca retorno à Europa
GRÊMIO DE OLHO! Dívida trava contratação de Arthur no Santos; entenda
ANTECIPOU! Grêmio adianta pagamentos ao elenco em semana de Gre-Nal
"NÃO DÁ MAIS"! Ex-jogador pede saída imediata de Luís Castro do comando gremista; veja
TUDO CERTO! Grêmio acerta venda de meia e pode faturar R 15 milhões; entenda