Renato Portaluppi entrou em férias com a certeza de mais uma missão cumprida no Grêmio . Após um retorno sem brilho à elite, no final de 2022, concluiu 2023 como vice-campeão brasileiro, muito acima da expectativa traçada no início do ano.
Claro que a presença de Luis Suárez foi determinante para o sucesso na temporada, que teve a conquista do hexa gaúcho. Mas a direção sabe que o treinador foi decisivo em vários momentos, incluindo a negociação para evitar a saída do Pistolero no meio do ano.
Diante disso, Renato negocia para ficar. A conversa, como de costume, tende a se alongar por alguns dias. A tendência é de permanência. Nesta entrevista exclusiva, ele revela bastidores deste ano e projeta 2024, mesmo que ainda não tenha assinado sua renovação.
O que acontece que o ciclo parece não ter fim contigo no Grêmio? É o trabalho. Todas as vezes que trabalhei no Grêmio, chegamos à Libertadores e conquistamos títulos. Alguns treinadores não conseguem dar sequência em trabalhos longos. Prezo muito a alegria do grupo para vir trabalhar. É algo que quero e sempre acontece. Trabalhando com alegria e vontade, os resultados são os melhores. Treinamos bastante a parte física, técnica e tática.
No início de 2023, com a diminuição da folha, o que foi levado em conta para montar o grupo? A situação era bem difícil. Uma coisa é querer contratar e não ter dinheiro. Outra coisa é não poder errar. Procuramos contratar dentro das possibilidades, com jogadores que se adequavam. Trouxemos uma estrela, o Suárez. Ele teve um ano maravilhoso, encantou a todos dentro e fora de campo. Tínhamos esse tiro para dar em um diferenciado. Não trouxemos todos que queríamos, vieram vários diferentes da lista que dei. Mas entendi a parte do clube e fizemos esse grupo acreditar no seu potencial. Se o clube tivesse condições de investir um pouco mais, podem ter certeza que o Grêmio poderia ter sido campeão brasileiro . Investimos o mínimo e vejam aonde chegamos.
Como foi a troca de experiência com Luis Suárez? Maravilhoso. É o casamento que o cara escolhe a mulher, casa e ficam juntos o resto da vida. Trocamos muitas ideias. Aprendi com ele e ele aprendeu comigo. Foi um privilégio trabalhar com um profissional dessa qualidade. Vamos sentir saudades.
Como será a próxima temporada do Grêmio? É uma situação delicada. Ainda não defini minha situação (da renovação de contrato). Troco ideias com a direção, tenho ajudado eles. Mas aonde vamos atacar? Tentar uma grande contratação ou trazermos três ou quatro jogadores? O ideal são as duas coisas. O Grêmio é grande, um time de massa e com cobrança muito grande. Mesmo que eu entenda o lado financeiro do clube, às vezes é preciso forçar mais na parte financeira para formar um time forte. Todos querem ser campeões, mas tem vezes que você não tem o material humano para isso. Não vamos encontrar um astro do nível do Suárez. Esquece.
O poder de investimento no grupo influencia na sua renovação? É algo fundamental? Quem monta o grupo é o treinador. A diretoria dá os nomes, trocamos ideias e o técnico decide essas coisas. Tenho ajudado, mas também não bato o martelo em algumas decisões por não saber se vou ficar. O clube está se mexendo. E não é fácil encontrar jogadores, ainda mais sem dinheiro.
Como você enxerga o futuro do atacante Nathan Fernandes? Ele tem qualidade. Ele me lembra o Pepê e o Cebolinha, mas é muito cedo. Acho que ele vai vingar, tem qualidade. Estamos corrigindo essa volta dele para marcar o lateral. A resposta quem dá é o jogador. Eu mostro, corrijo e faço o trabalho. Damos tudo o que ele precisa para entrar em campo e desempenhar. Digo que é pra ele tentar, que eu assumo se ele errar. Quero que ele jogue e tente. Evoluiu bastante no profissional, mas ainda é um menino de 18 anos. É uma joia do clube.
Falando em meninos... você tinha 21 anos em 1983. A conquista do Mundial completa 40 anos na segunda-feira. Qual sua memória sobre o retorno do Japão? Parece que foi uns dois anos atrás. Vem tudo na cabeça, desde a chegada a Tóquio até o título. Minha vida aconteceu tudo muito rápido. Cheguei ao Grêmio em 1980 e fui campeão do mundo em 1983. Jogador precisa fazer história. É uma profissão muito rápida. Não pode perder tempo. Vou dar o exemplo do Suárez. Ficou um ano aqui e olha o que conseguiu. (Nos anos 1980) sabia que minha família precisava de mim. Precisava ganhar dinheiro e ajudar eles. Hoje, o jogador se preocupa muito com celular, aparência e carro. Essa juventude de agora não é fácil...
Você fez os dois gols do título mundial e voltou do Japão direto para a história do Grêmio. Tinha noção disso em 1983? Não tinha. Mas havia jogadores experientes que me aconselhavam. O que passo para o meu grupo hoje é o que alguns me falavam lá atrás. Na minha época, tinha a vantagem de não ter a distração do celular . Se deixar, eles entram no treino de celular. É demais. Na minha época, a preocupação era treinar e jogar.
VEJA TAMBÉM
- ONDE ASSISTIR! Internacional e Grêmio duelam por vaga na Copa do Brasil
- DEMISSÃO EM JOGO! Gre-Nal pode definir permanência ou não de Luís Castro
- ESCALAÇÃO DO TRICOLOR! Veja os titulares do Grêmio na decisão
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
ONDE ASSISTIR! Internacional e Grêmio duelam por vaga na Copa do Brasil
DEMISSÃO EM JOGO! Gre-Nal pode definir permanência ou não de Luís Castro
ESCALAÇÃO DO TRICOLOR! Veja os titulares do Grêmio na decisão
ESTRATÉGIA! Grêmio aposta em quatro armas para explorar defesa do Inter
QUE MORAL! Felipão rasga elogios a volante gremista antes do Gre-Nal
TUDO CERTO! Grêmio encaminha empréstimo de Monsalve ao Estudiantes até 2027
VELHO CONHECIDO! De saída do Flamengo, atacante volta ao radar do Grêmio; entenda a operação
PROPOSTA NA MESA! Grêmio recebe oferta por Tetê apenas oito meses após contratação
É DIA DE GRE-NAL! Grêmio encara o Inter pela Copa do Brasil; veja onde assistir, horário e escalações
ESTÁ DE BRINCADEIRA! Ex-dirigente do Grêmio detona Arthur, cita forma física e revela pedida milionária
CRAVOU O RESULTADO! Vidente aponta resultado de Gre-Nal pela Copa do Brasil
FOI PRA JUSTIÇA! Luis Suárez cobra valores do Grêmio após saída do clube
ONDE ASSISTIR! Gre-nal decisivo na Copa do Brasil: transmissão e escalações
DE GRAÇA? Ex-Grêmio pode sair sem custos do Flamengo e busca retorno à Europa
GRÊMIO DE OLHO! Dívida trava contratação de Arthur no Santos; entenda
ANTECIPOU! Grêmio adianta pagamentos ao elenco em semana de Gre-Nal
"NÃO DÁ MAIS"! Ex-jogador pede saída imediata de Luís Castro do comando gremista; veja
TUDO CERTO! Grêmio acerta venda de meia e pode faturar R 15 milhões; entenda