Grêmio derrota o Vasco na Arena e volta ao G4 no Brasileirão
Tricolor obteve o triunfo no último jogo do ano em casa, com gol de Suárez
O Grêmio voltou ao G4 na classificação do Campeonato Brasileiro. Em jogo válido pela 37ª e penúltima rodada para mais de 50 mil torcedores presentes na Arena, o Tricolor derrotou o Vasco da Gama pelo placar de 1 a 0, com gol de Luis Suárez. O resultado recolocou o Grêmio na quarta colocação da tabela, com 65 pontos somados.
A partida começou com as duas equipes acelerando a transição ofensiva, com o Grêmio sendo mais efetivo e chegando gradativamente com maior perigo em suas investidas. Perto dos sete minutos de jogo, o Grêmio colocou pressão na zaga do time carioca com dois escanteios seguidos. No minuto seguinte, Villasanti deu o passe para Suárez. Na área pelo lado direito, ele deu uma caneta no defensor e tentou a conclusão de bico com o pé esquerdo, mas a bola foi na rede pelo lado de fora.
Os cariocas chegaram com perigo em jogada na linha de fundo e o cruzamento da direita, aso 14 minutos. A bola viajou até a segunda trave e a conclusão dentro da área acabou selando a defesa gremista. Cinco minutos depois, em contra-ataque após escanteio gremista, Gabriel Pec passou pela marcação do Villasanti e tentou o passe para o meio da área. No último recurso Reinaldo tirou o perigo da área mandando para escanteio.
Aos 21 minutos, o Tricolor trabalhou bem a posse de bola. Villasanti fez a abertura no lado esquerdo e Reinaldo fez o cruzamento rápido. Suárez se projetou na primeira trave sem alcançar a conclusão de cabeça. Nathan Fernandes tentou desviar novamente no segundo pau de carrinho, mas sem ângulo a bola acabou saindo. No minuto seguinte o Grêmio rodou bem a posse em frente a área da direita até o lado esquerdo. Reinaldo engatilhou o forte chute rasante de fora e ela passou perto da trave esquerda de Léo Jardim.
O técnico Renato Portaluppi acabou tendo que fazer a primeira troca por lesão. Fabio deixou o campo aos 28 minutos para a entrada de Gustavo Martins. Aos 33 minutos, Ferreira puxou o contragolpe em velocidade e centrou o passe para Suárez. Ele deu o passe para Nathan Fernandes que foi derrubado perto do bico da grande área. Na cobrança da falta, aos 34 minutos, Suárez fez que ia bater no gol e deu o cruzamento. Rodrigo Ely testou para o fundo das redes. Na checagem do VAR, o gol foi anulado por muito pouco.
A partir daí, o jogo ficou menos acelerado e as duas equipes tiveram maior dificuldade em tramar as jogadas ofensivas de forma mais efetiva. O Grêmio teve boas oportunidades, mas faltou melhor acabamento para levar novamente perigo ao gol vascaíno. Já nos acréscimos, aos 48 minutos, Ferreira puxou a marcação na extrema esquerda e soltou a bola para Suaréz. O uruguaio adiantou e tentou bater firme e colocado, mas a bola foi no centro para facilitar a defesa, na última investida da etapa.
O Grêmio voltou sem trocas para a etapa final. Logo no primeiro ataque, aos 30 segundos, o Grêmio abriu o placar. Nathan Fernandes puxou em velocidade a transição ofensiva e rolou na entrada da área para Luis Suárez. Com toda a qualidade do quarto maior artilheiro do mundo em atividade, ele enquadrou o corpo e bateu de chapa, em curva, de perna direita, para tirar do goleiro e mandar no canto esquerdo. Um golaço! 1 a 0!
A partir da vantagem, o Grêmio passou a controlar mais a partida, enquanto o Vasco procurava reagir no duelo. Em jogada de perigo pelo lado esquerdo da área, aos 20 minutos, a bola foi chutada cruzada, mas a cobertura foi feita por Rodrigo Ely para afastar o perigo. Em seguida, Nathan e André entraram na partida, para as saídas de Franco Cristaldo e Nathan Fernandes, respectivamente.
Em jogada individual de Ferreira na extrema esquerda aos 28 minutos, ele cortou para o meio já invadindo a área até abrir ângulo e bater forte e cruzado de direita. Léo Jardim conseguiu espalmar para o lado. Suárez pegou o rebote quase sem ângulo do outro lado da área para chutar de primeira. A bola desviou na trave esquerda e bateu nas pernas de Léo Jardim, para não entrar o que seria o gol para ampliar a vantagem. Que chance!
A resposta veio em chute cruzado de Marlon três minutos depois. Ele arriscou de direita e a bola cruzou a pequena área gremista sem ninguém aparecer por ali para concluir. Por fim, entraram Ronald e Cuiabano no jogo, para as saídas de Pepê e Ferreira.
Na reta final, o time visitante procurou se jogar ao ataque, enquanto o Tricolor buscava aproveitar os espaços. Aos 46 minutos, o Vasco conseguiu a jogada pelo lado esquerdo da área até ser rolada para trás. O chute de primeira foi colocado no canto direito. Caíque se esticou para salvar com a mão direita, praticando defesa espetacular na Arena, salvando o que seria o empate.
O Grêmio está no G4, zona que garante vaga direta para a fase de grupos da Libertadores no ano que vem. O último compromisso será na próxima quarta-feira, 21h30, diante do Fluminense no Maracanã, no Rio de Janeiro.
Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA
VEJA TAMBÉM
- ONDE ASSISTIR! Internacional e Grêmio duelam por vaga na Copa do Brasil
- DEMISSÃO EM JOGO! Gre-Nal pode definir permanência ou não de Luís Castro
- ESCALAÇÃO DO TRICOLOR! Veja os titulares do Grêmio na decisão
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
ONDE ASSISTIR! Internacional e Grêmio duelam por vaga na Copa do Brasil
DEMISSÃO EM JOGO! Gre-Nal pode definir permanência ou não de Luís Castro
ESCALAÇÃO DO TRICOLOR! Veja os titulares do Grêmio na decisão
ESTRATÉGIA! Grêmio aposta em quatro armas para explorar defesa do Inter
QUE MORAL! Felipão rasga elogios a volante gremista antes do Gre-Nal
TUDO CERTO! Grêmio encaminha empréstimo de Monsalve ao Estudiantes até 2027
VELHO CONHECIDO! De saída do Flamengo, atacante volta ao radar do Grêmio; entenda a operação
PROPOSTA NA MESA! Grêmio recebe oferta por Tetê apenas oito meses após contratação
É DIA DE GRE-NAL! Grêmio encara o Inter pela Copa do Brasil; veja onde assistir, horário e escalações
ESTÁ DE BRINCADEIRA! Ex-dirigente do Grêmio detona Arthur, cita forma física e revela pedida milionária
CRAVOU O RESULTADO! Vidente aponta resultado de Gre-Nal pela Copa do Brasil
FOI PRA JUSTIÇA! Luis Suárez cobra valores do Grêmio após saída do clube
ONDE ASSISTIR! Gre-nal decisivo na Copa do Brasil: transmissão e escalações
DE GRAÇA? Ex-Grêmio pode sair sem custos do Flamengo e busca retorno à Europa
GRÊMIO DE OLHO! Dívida trava contratação de Arthur no Santos; entenda
ANTECIPOU! Grêmio adianta pagamentos ao elenco em semana de Gre-Nal
"NÃO DÁ MAIS"! Ex-jogador pede saída imediata de Luís Castro do comando gremista; veja
TUDO CERTO! Grêmio acerta venda de meia e pode faturar R 15 milhões; entenda