O objetivo de ser campeão do mundo não sai da cabeça de João Pedro Da Mata e Lucas Camilo , jogadores do sub-17 do Grêmio que vão servir a seleção brasileira na Copa do Mundo da categoria, na Indonésia, a partir de 11 de novembro. Promessas da base gremista, eles irão representar o Brasil, atual campeão, na defesa do título.
Nascidos em 2006, Da Mata e Camilo não viram a Seleção Brasileira conquistar o mundo pela última vez , quatro anos antes. No entanto, as experiências na Granja Comary por seleções de base lhes deu a consciência da importância dos mundiais para o Brasil e a experiência para tentar manter a tranquilidade durante o torneio.
— Ainda não estou muito ansioso. Já tenho passagens pela seleção e joguei o Sul-Americano, um campeonato enorme. Só vou ficar nervoso um dia antes, na expectativa da estreia — disse Da Mata.
— Sempre tem o nervosismo de representar a seleção, mas o fato de já ter ido outras vezes nos alivia — complementou Camilo.
Além disso, para o Grêmio, estar representado nestas seleções não é uma novidade. Na conquista de 2019, o volante Diego Rosa (atualmente no Bahia) e o meia Pedro Lucas (emprestado ao Ceará) estavam presentes.
Encerrada a temporada das categorias de base do Grêmio, o zagueiro Da Mata e o volante Camilo viajaram no final de outubro para o Rio de Janeiro , onde a seleção começou a preparação para o torneio. No meio do caminho, houve um estágio nos Emirados Árabes para um amistoso contra um combinado local.
O Brasil, do técnico Phelipe Leal, está no Grupo C da competição, junto de Nova Caledônia, Irã e Inglaterra. Os iranianos serão as adversários da estreia, no Estádio Internacional de Jakarta, em 11 de novembro.
— Temos que tratar todos os adversários da mesma forma. Se chegaram na Copa, têm qualidade — apontou o Camilo.
Os sul-americanos Argentina, Venezuela e Equador — esta, uma pedra no sapato do Brasil, com quatro empates em quatro jogos — também estão presentes. No início do ano, Da Mata e Camilo também estiveram presentes no grupo brasileiro que conquistou o título continental, no Sul-Americano sub-17.
— Toda a equipe da seleção vai atrás dos jogos para a gente ver. Iremos em busca do título — disse Da Mata.
Histórico
Da Mata e Camilo têm histórias parecidas nas categorias de base do Grêmio . O zagueiro, natural de Bauru-SP, chamou a atenção do observador Elivelton em 2019, atuando pela escolinha Craques do Futuro, quando foi convidado para se mudar para Porto Alegre e iniciar os treinamentos no CT do Cristal.
Na época, era meio-campista, mas foi recuando com o passar do tempo. Atualmente, como zagueiro, também é uma liderança entre os companheiros e carrega a braçadeira de capitão.
— Acontece muito na base. Fui descendo até me achar como zagueiro — destacou.
O volante, nascido em Natal-RN, teve de fazer uma viagem mais longa, porém contou com a parceria dos familiares. Aos 13 anos, a captação foi feita por um observador no núcleo da escolinha do Grêmio na capital do Rio Grande do Norte. Chegou ao CT do Cristal como atacante, mas firmou-se como volante.
— Vim com a minha mãe. No começo, até pensei em voltar por causa do frio. Mas ela me ajudou a ficar. Um ano depois, vieram meu pai e meu irmão — disse Camilo.
Os jogos da primeira fase da Copa do Mundo Sub-17
Os convocados do Brasil
VEJA TAMBÉM
- ONDE ASSISTIR! Internacional e Grêmio duelam por vaga na Copa do Brasil
- DEMISSÃO EM JOGO! Gre-Nal pode definir permanência ou não de Luís Castro
- ESCALAÇÃO DO TRICOLOR! Veja os titulares do Grêmio na decisão
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
ONDE ASSISTIR! Internacional e Grêmio duelam por vaga na Copa do Brasil
DEMISSÃO EM JOGO! Gre-Nal pode definir permanência ou não de Luís Castro
ESCALAÇÃO DO TRICOLOR! Veja os titulares do Grêmio na decisão
ESTRATÉGIA! Grêmio aposta em quatro armas para explorar defesa do Inter
QUE MORAL! Felipão rasga elogios a volante gremista antes do Gre-Nal
TUDO CERTO! Grêmio encaminha empréstimo de Monsalve ao Estudiantes até 2027
VELHO CONHECIDO! De saída do Flamengo, atacante volta ao radar do Grêmio; entenda a operação
PROPOSTA NA MESA! Grêmio recebe oferta por Tetê apenas oito meses após contratação
É DIA DE GRE-NAL! Grêmio encara o Inter pela Copa do Brasil; veja onde assistir, horário e escalações
ESTÁ DE BRINCADEIRA! Ex-dirigente do Grêmio detona Arthur, cita forma física e revela pedida milionária
CRAVOU O RESULTADO! Vidente aponta resultado de Gre-Nal pela Copa do Brasil
FOI PRA JUSTIÇA! Luis Suárez cobra valores do Grêmio após saída do clube
ONDE ASSISTIR! Gre-nal decisivo na Copa do Brasil: transmissão e escalações
DE GRAÇA? Ex-Grêmio pode sair sem custos do Flamengo e busca retorno à Europa
GRÊMIO DE OLHO! Dívida trava contratação de Arthur no Santos; entenda
ANTECIPOU! Grêmio adianta pagamentos ao elenco em semana de Gre-Nal
"NÃO DÁ MAIS"! Ex-jogador pede saída imediata de Luís Castro do comando gremista; veja
TUDO CERTO! Grêmio acerta venda de meia e pode faturar R 15 milhões; entenda