A noite desta quarta-feira terá ares de reencontro para Tite. Pela primeira vez, o técnico volta para o estado natal agora no comando do Flamengo. O adversário das 21h30 desta quarta-feira será o Grêmio , primeiro dos grandes clubes da carreira do treinador, do qual saiu há 20 anos e pelo qual inaugurou a sala de troféus nacionais .
+ Grêmio x Flamengo: onde assistir ao vivo, horário e escalações
Duelo entre Renato e Tite: técnicos ganharam destaque no Grêmio
O gaúcho Tite mora no Rio de Janeiro desde quando era o guia da Seleção no sonho do Hexa. Mas as raízes no Rio Grande do Sul seguem fortes. Antes do acerto, inclusive, o técnico estava em Porto Alegre e foi flagrado (e pressionado para acertar) no voo para o Rio que antecedeu as reuniões prévias ao acordo com o Flamengo.
Abaixo, o ge relembra uma série de fatos e curiosidades sobre Tite em solo gaúcho.
Deixou o Grêmio 20 anos atrás
A primeira oportunidade de Tite em um dos considerados grandes clubes do futebol brasileiro terminou há 20 anos. O técnico foi buscado pelo Grêmio após ser campeão do Gauchão com o Caxias em 2000 e assumiu o Tricolor em 2001.
Naquele ano, viveu momentos marcantes pelo clube gaúcho. Conquistou Gauchão e Copa do Brasil, esteve em uma semifinal de Libertadores e deixou o clube em julho de 2003, dois anos e meio depois de chegar como aposta. Na ocasião, pediu demissão para negociar e só não acertou com o São Paulo por um problema familiar .
Em 2001, nem desfalques para jogo contra Flamengo preocupam o Grêmio de Tite
Primeiros títulos por clubes gaúchos
As primeiras conquistas de Tite em níveis regional, nacional e internacional foram por clubes gaúchos. Nos primeiros anos de carreira, conseguiu o improvável ao fazer o Caxias superar o grande favoritismo da dupla Gre-Nal para ser campeão gaúcho em 2000.
No ano seguinte, já no Grêmio, montou um 3-5-2 que venceu o Corinthians em pleno Morumbi e sagrou-se campeão da Copa do Brasil . Em 2008, no Inter, conquistou a Copa Sul-Americana, primeiro título internacional da carreira. Depois, o técnico viria a ser campeão da Libertadores e do Mundial pelo Corinthians, entre outros títulos.
Como Conquistei o Gauchão: Tite fala sobre título de 2000 pelo Caxias
Eliminado pelo Grêmio de Renato
Arena, Grêmio comandado por Renato Portaluppi... O cenário da noite desta quarta-feira remete a uma memória muito marcante para Tite no futebol brasileiro. E longe de ser positiva. Há 10 anos, o Corinthians comandado pelo treinador foi eliminado nas quartas de final da Copa do Brasil de 2013 justamente pelo Grêmio de Renato.
Poderia ser um duelo qualquer de mata-mata não fosse uma cobrança de pênalti de Alexandre Pato. Isso mesmo, aquela, a cavadinha facilmente defendida por Dida. Capaz de tirar do sério até mesmo o tão centrado Tite, que cobrou o atacante em frente ao grupo no vestiário.
Cavadinha de Pato para em Dida, e Grêmio passa pelo Corinthians da Copa do Brasil
Enfrentou o Renato como jogador
Tite e Renato não só dirigem em um mesmo período como também compartilharam gramados no interior gaúcho. Ainda jovens, os dois se enfrentaram em um empate entre Esportivo e Grêmio em Bento Gonçalves. Ambos também chegaram a se encontrar quando Tite ainda estava no Caxias.
Entenda a história da foto que retrata o dia em que Tite marcou Renato Portaluppi
Fiel escudeiro desde tempos de Grêmio
No atual Grêmio, dois personagens especificamente tiveram bons momentos e criaram uma relação próxima com Tite. O zagueiro Pedro Geromel foi convocado pelo técnico para a Copa do Mundo de 2018 e, mesmo sem jogar, já teceu diversos elogios ao treinador. Inclusive, ganhou a concorrência com Rodrigo Caio, à época no São Paulo e hoje comandado por Tite no Flamengo.
Outro é Luis Vagner Vivian. O executivo de futebol gremista trabalhou na seleção brasileira durante todo o período no qual Tite foi o treinador. Era o responsável por montar as logísticas da equipe e viajava muitas vezes para vistorias com o próprio técnico.
Cleber Xavier e Tite nos tempos de Grêmio — Foto: Paulo Franken / Arquivo / Agência RBS
Cleber Xavier e Tite nos tempos de Grêmio — Foto: Paulo Franken / Arquivo / Agência RBS
Isso diz respeito ao elenco atual. Mas uma relação de mais de 20 anos também foi forjada com as cores do Grêmio. O auxiliar Cléber Xavier, então na base gremista, se tornou braço direito do treinador durante a passagem pelo Tricolor, em 2001. Ambos foram colocados juntos a partir de uma intervenção do ex-supervisor de futebol e figura icônica gremista, Antônio Carlos Verardi, já falecido.
Retrospecto ruim como rival na Arena
Tite já enfrentou o Grêmio em três oportunidades na Arena do Grêmio. Além da eliminação na Copa do Brasil de 2013, perdeu pelo Brasileirão daquele mesmo ano e também de 2015.
Aliás, o técnico não sabe o que é vencer do Tricolor desde julho de 2013. Depois, foram seis duelos no comando do Corinthians, com quatro empates e duas vitórias gremistas.
Detonou o gramado da Arena
O estádio gremista também já recebeu o técnico como comandante da seleção brasileira. Tite comandou o Brasil na Copa América de 2019. As quartas de final da competição, contra o Paraguai, foram decididas na Arena. O treinador, geralmente elegante, detonou o estado do campo do estádio. A Seleção só se classificou nos pênaltis após um 0 a 0 no tempo normal.
?? Ouça o podcast ge Grêmio ??
+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV
VEJA TAMBÉM
- ONDE ASSISTIR! Internacional e Grêmio duelam por vaga na Copa do Brasil
- DEMISSÃO EM JOGO! Gre-Nal pode definir permanência ou não de Luís Castro
- ESCALAÇÃO DO TRICOLOR! Veja os titulares do Grêmio na decisão
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
ONDE ASSISTIR! Internacional e Grêmio duelam por vaga na Copa do Brasil
DEMISSÃO EM JOGO! Gre-Nal pode definir permanência ou não de Luís Castro
ESCALAÇÃO DO TRICOLOR! Veja os titulares do Grêmio na decisão
ESTRATÉGIA! Grêmio aposta em quatro armas para explorar defesa do Inter
QUE MORAL! Felipão rasga elogios a volante gremista antes do Gre-Nal
TUDO CERTO! Grêmio encaminha empréstimo de Monsalve ao Estudiantes até 2027
VELHO CONHECIDO! De saída do Flamengo, atacante volta ao radar do Grêmio; entenda a operação
PROPOSTA NA MESA! Grêmio recebe oferta por Tetê apenas oito meses após contratação
É DIA DE GRE-NAL! Grêmio encara o Inter pela Copa do Brasil; veja onde assistir, horário e escalações
ESTÁ DE BRINCADEIRA! Ex-dirigente do Grêmio detona Arthur, cita forma física e revela pedida milionária
CRAVOU O RESULTADO! Vidente aponta resultado de Gre-Nal pela Copa do Brasil
FOI PRA JUSTIÇA! Luis Suárez cobra valores do Grêmio após saída do clube
ONDE ASSISTIR! Gre-nal decisivo na Copa do Brasil: transmissão e escalações
DE GRAÇA? Ex-Grêmio pode sair sem custos do Flamengo e busca retorno à Europa
GRÊMIO DE OLHO! Dívida trava contratação de Arthur no Santos; entenda
ANTECIPOU! Grêmio adianta pagamentos ao elenco em semana de Gre-Nal
"NÃO DÁ MAIS"! Ex-jogador pede saída imediata de Luís Castro do comando gremista; veja
TUDO CERTO! Grêmio acerta venda de meia e pode faturar R 15 milhões; entenda