O empate entre Corinthians e Grêmio por 4 a 4 nesta segunda-feira, em partida atrasada da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro , terminou com um lance polêmico de arbitragem. Já nos acréscimos da segunda etapa, Ferreira cruzou a bola na grande área, que bateu no braço de Yuri Alberto , atacante corintiano. Ele tentava bloquear o lance e conseguiu. A CBF entende que houve um erro da arbitragem no lance em questão.
Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO), árbitro do jogo, não marcou nada, no entanto. O jogo chegou a ser paralisado para a análise do árbitro de vídeo, comandado por Emerson Ferreira de Almeida Ferreira, que acompanhou a decisão e não chamou o companheiro para a revisão na cabine do VAR. O lance gerou reclamações dos gremistas, especialmente de Renato Gaúcho, que consideraram um erro grave do juiz. Mas o que diz a regra?
Segundo a International Football Association Board (Ifab), que regulamenta as regras do futebol, "nem todos os contatos da mão ou do braço de um jogador com a bola constituem uma infração". A área do corpo para que uma falta do tipo seja marcado se estende do limite superior do braço ao ponto inferior da axila. No lance em questão, a bola acerta o antebraço direito de Yuri Alberto.
Para além disso, o órgão ainda determina dois pontos que devem ser levados em consideração pelos árbitros, em infrações por toque na mão ou no braço por defensores. Sendo assim, na "Lei 12 - Faltas e Conduta Imprópria" do livro de regras, são tidas como infrações lances em que:
Essas regras entraram em vigor a partir de 2021. O lance de Yuri Alberto, caso fosse marcada uma infração, seguiria o segundo exemplo da Ifab, já que seu braço está em um movimento antinatural, para além da ação de bloqueio. Além disso, há recomendações da CBF para que desvios acidentais, por parte do defensor ou de um companheiro, antes da bola acertar o braço ou a mão, sejam considerados para que não seja assinalada a infração.
No VAR, em casos de infração por mão na bola, os árbitros buscam o ponto de contato, podendo se utilizar do recurso da câmera lenta. Se o corpo entender que há um "erro claro e manifesto", conforme o próprio livro de regras especifica, recomenda a revisão do lance na cabine, ao lado do campo - o que não ocorreu na partida entre Corinthians e Grêmio.
Segundo apurou o Estadão , a CBF e a comissão de arbitragem, presidida pelo ex-árbitro Wilson Seneme, lançarão um posicionamento ainda nesta terça-feira sobre o caso. Desde a implementação do VAR no País, a entidade divulga os áudios da cabine do árbitro de vídeo após os jogos, com destaque para as jogadas que geram dúvidas entre os torcedores em cada partida.
"A transparência é a chave. Quanto mais nós demonstrarmos transparência para o público em geral, maior vai ser a credibilidade que iremos obter na arbitragem. Todos os recursos que temos utilizados, em nenhuma parte do mundo, nem mesmo na Fifa, acontecem da forma como fazemos", ressaltou Seneme, em entrevista ao Estadão em abril. O problema é que outros lances parecidos neste mesmo Brasileirão já foram interpretados como pênalti. Quando o juiz não marcou imediatamente a infração, ele teve ajuda do VAR para tanto. Desta vez, em Itaquera, o jogo seguiu.
O que diz a CBF
Na revisão do lance nesta terça-feira, a CBF entendeu que houve um erro de interpretação do corpo de arbitragem, comandado por Wilton Pereira Sampaio. Segundo a entidade, que acompanha os critérios definidos pela entidade, Yuri Alberto tem um movimento antinatural ao executar o movimento de bloqueio no cruzamento de Ferreira - fato que caracteriza, por si só, o pênalti.
Além disso, na revisão do lance pela cabine do VAR, foi buscado a possibilidade de que a bola resvale no pé de Fagner, lateral-direito corintiano, antes de chegar ao braço de Yuri Alberto. Nos ângulos utilizado, é possível determinar que não houve este contato . Caso fosse detectado, o pênalti não deveria ser marcado e caracterizaria um acerto da arbitragem.
"O jogador (Yuri Alberto) mesmo 'tando' com a mão nessa posição está natural para essa disputa da bola e não 'tá' com a intenção de bloquear", afirma Emerson, comandante do árbitro de vídeo na partida, no áudio divulgado pela CBF nesta terça-feira. "Você não acha que ele está com o braço muito aberto", argumenta o assistente do VAR. "Está, mas para mim não tem intenção de bloquear, mas sim de disputar a bola. Ele está recolhendo o braço."
VEJA TAMBÉM
- ONDE ASSISTIR! Internacional e Grêmio duelam por vaga na Copa do Brasil
- DEMISSÃO EM JOGO! Gre-Nal pode definir permanência ou não de Luís Castro
- ESCALAÇÃO DO TRICOLOR! Veja os titulares do Grêmio na decisão
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
ONDE ASSISTIR! Internacional e Grêmio duelam por vaga na Copa do Brasil
DEMISSÃO EM JOGO! Gre-Nal pode definir permanência ou não de Luís Castro
ESCALAÇÃO DO TRICOLOR! Veja os titulares do Grêmio na decisão
ESTRATÉGIA! Grêmio aposta em quatro armas para explorar defesa do Inter
QUE MORAL! Felipão rasga elogios a volante gremista antes do Gre-Nal
TUDO CERTO! Grêmio encaminha empréstimo de Monsalve ao Estudiantes até 2027
VELHO CONHECIDO! De saída do Flamengo, atacante volta ao radar do Grêmio; entenda a operação
PROPOSTA NA MESA! Grêmio recebe oferta por Tetê apenas oito meses após contratação
É DIA DE GRE-NAL! Grêmio encara o Inter pela Copa do Brasil; veja onde assistir, horário e escalações
ESTÁ DE BRINCADEIRA! Ex-dirigente do Grêmio detona Arthur, cita forma física e revela pedida milionária
CRAVOU O RESULTADO! Vidente aponta resultado de Gre-Nal pela Copa do Brasil
FOI PRA JUSTIÇA! Luis Suárez cobra valores do Grêmio após saída do clube
ONDE ASSISTIR! Gre-nal decisivo na Copa do Brasil: transmissão e escalações
DE GRAÇA? Ex-Grêmio pode sair sem custos do Flamengo e busca retorno à Europa
GRÊMIO DE OLHO! Dívida trava contratação de Arthur no Santos; entenda
ANTECIPOU! Grêmio adianta pagamentos ao elenco em semana de Gre-Nal
"NÃO DÁ MAIS"! Ex-jogador pede saída imediata de Luís Castro do comando gremista; veja
TUDO CERTO! Grêmio acerta venda de meia e pode faturar R 15 milhões; entenda