O jogo entre Bahia e Grêmio, neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro, terá um cenário mais que especial para Marcelo de Lima Henrique. O árbitro de 51 anos vai apitar seu milésimo jogo da carreira e disse se sentir "privilegiado" por atingir a marca.
"Me sinto privilegiado fisicamente e mentalmente por poder ainda estar inserido no futebol pentacampeão do mundo. É muita dedicação pessoal e familiar para poder viver esse momento", declarou em entrevista à Gazeta Esportiva.
Antes de carregar um apito e cartões no bolso, o carioca Marcelo de Lima Henrique já esteve no lugar dos atletas. O juiz foi goleiro "mediano", como ele mesmo diz, na base do Bangu, do América-RJ e do Operário-MS. No entanto, largou tudo para entrar para os Fuzileiros Navais, força integrante da Marinha do Brasil.
Na época, seu pai foi contra as suas escolhas, mas foi o próprio que incentivou o filho a fazer o curso de árbitros, já que tinham conseguido 50% de bolsa para os estudos.
Desde então, Marcelo se aprofundou e se desenvolveu no cargo que defende até hoje. Seu primeiro jogo como árbitro foi em 1996, em um confronto entre Portuguesa-RJ e Bayer pelos infantis. Já na Série A do Brasileirão, estreou em 2007, na vitória do São Paulo sobre o Goiás no Morumbi.
Uma publicação compartilhada por Marcelo De Lima Henrique (@01delima)
Em sua vasta carreira, a principal diferença que o profissional aponta em anos na arbitragem é a alta cobrança. O juiz também crê que a nova geração de profissionais trará sucesso ao futebol brasileiro.
"Hoje a arbitragem é muito preparada e obviamente mais cobrada. Temos excelentes jovens árbitros que certamente darão bons frutos", comentou.
O momento mais marcante da carreira de Marcelo de Lima Henrique aconteceu em 2013, quando apitou o triunfo do Uruguai por 3 a 2 diante da Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. A experiência mais inusitada, porém, foi outra.
"O momento mais inusitado que já vivi foi quando minha esposa estava em trabalho de parto. Eu tive que deixar o hospital e fui apitar pela Federação do Rio de Janeiro, pois estava escalado e, naquele momento, o dinheiro do jogo era importante demais para nossa família. Assim que a partida encerrou cheguei ao hospital e, naquele instante, meu segundo filho tinha acabado de nascer", contou o árbitro.
Aos 51 anos, Marcelo tem mais quatro temporadas dentro da CBF. Nas regras para ingresso e permanência na entidade, o limite de idade é de 55 anos. Depois do prazo estipulado, ele não pensa em continuar próximo à profissão.
"Planejo trabalhar para a arbitragem. Quero devolver a ela e aos jovens que querem chegar ao topo da carreira tudo que ela me deu. Conheci vários lugares e várias pessoas, certamente a arbitragem ganhará mais um trabalhador fora das 4 linhas", finalizou.
A partida entre Bahia e Grêmio que marcará o milésimo jogo de Marcelo acontecerá neste sábado, na Arena Fonte Nova. O jogo, válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, está marcado para iniciar às 18h30 (de Brasília).
VEJA TAMBÉM
- ONDE ASSISTIR! Internacional e Grêmio duelam por vaga na Copa do Brasil
- DEMISSÃO EM JOGO! Gre-Nal pode definir permanência ou não de Luís Castro
- ESCALAÇÃO DO TRICOLOR! Veja os titulares do Grêmio na decisão
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
ONDE ASSISTIR! Internacional e Grêmio duelam por vaga na Copa do Brasil
DEMISSÃO EM JOGO! Gre-Nal pode definir permanência ou não de Luís Castro
ESCALAÇÃO DO TRICOLOR! Veja os titulares do Grêmio na decisão
ESTRATÉGIA! Grêmio aposta em quatro armas para explorar defesa do Inter
QUE MORAL! Felipão rasga elogios a volante gremista antes do Gre-Nal
TUDO CERTO! Grêmio encaminha empréstimo de Monsalve ao Estudiantes até 2027
VELHO CONHECIDO! De saída do Flamengo, atacante volta ao radar do Grêmio; entenda a operação
PROPOSTA NA MESA! Grêmio recebe oferta por Tetê apenas oito meses após contratação
É DIA DE GRE-NAL! Grêmio encara o Inter pela Copa do Brasil; veja onde assistir, horário e escalações
ESTÁ DE BRINCADEIRA! Ex-dirigente do Grêmio detona Arthur, cita forma física e revela pedida milionária
CRAVOU O RESULTADO! Vidente aponta resultado de Gre-Nal pela Copa do Brasil
FOI PRA JUSTIÇA! Luis Suárez cobra valores do Grêmio após saída do clube
ONDE ASSISTIR! Gre-nal decisivo na Copa do Brasil: transmissão e escalações
DE GRAÇA? Ex-Grêmio pode sair sem custos do Flamengo e busca retorno à Europa
GRÊMIO DE OLHO! Dívida trava contratação de Arthur no Santos; entenda
ANTECIPOU! Grêmio adianta pagamentos ao elenco em semana de Gre-Nal
"NÃO DÁ MAIS"! Ex-jogador pede saída imediata de Luís Castro do comando gremista; veja
TUDO CERTO! Grêmio acerta venda de meia e pode faturar R 15 milhões; entenda